Avatar: O Caminho da Água
    Você assistiu Avatar: O Caminho da Água ?

Yuri
    Yuri

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    Assim como o primeiro filme do Avatar, Avatar 2 é uma obra-prima. Avatar 2 é um filme excelente, com uma história maravilhosa e personagens ótimos. Filme muito bem feito. Cenários lindos e o filme em si é completo em todos os aspectos, tanto em ação como em drama, não deixa nem um pouco a desejar. Vale muito a pena assistir. O filme é lindo e perfeito.
    Marcelo F.
    Marcelo F.

Enviada em 15 de dezembro de 2022
    Mais uma obra prima de James Cameron, filme deslumbrante, efeitos sensacionais, narrativa bem fluida, 3h10 de filme mas nem parece.

Tem que ser visto no cinema de preferência em salas especiais, IMAX, 4DX, MACRO...

O roteiro tem um pouco de clichê, o imperialismo militar dos terráqueos, mas era necessário para o enredo.

Já entrou para os grandes clássicos do cinema
    Lucas Gabriel
    Lucas Gabriel

Enviada em 19 de dezembro de 2022
    é um filme lindo, um espetáculo áudio visual, mas o filme se prende muito aos efeitos visuais e esquece de contar uma história, personagens estão jogados ali simplesmente, mas tem uma ação incrivel. Nota 7,0
    Mariana L.
    Mariana L.

Enviada em 16 de julho de 2015
    avatar é um dos melhores filme de ETs que já vi diferente com efeitos especias fantásticos
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 19 de dezembro de 2022
    Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)

"Avatar: O Caminho da Água" é co-escrito, co-editado, co-produzido e dirigido pelo mestre James Cameron. O longa-metragem é a sequência direta de "Avatar" de 2009. Cameron o produziu com Jon Landau (Produtor de "Titanic") e escreveu o roteiro com Rick Jaffa (roteirista da franquia "Planeta dos Macacos") e Amanda Silver (roteirista do clássico "A Mão Que Balança o Berço"), baseado em uma história que os três escreveram com Josh Friedman (roteirista de "Guerra dos Mundos") e Shane Salerno (roteirista do clássico "Armageddon"). Os membros do elenco Sam Worthington, Zoë Saldaña, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder, Giovanni Ribisi, Dileep Rao e Matt Gerald reprisam seus papéis do filme original, com Sigourney Weaver retornando em um papel diferente. Os novos membros do elenco incluem Kate Winslet, Cliff Curtis, Edie Falco e Jemaine Clement.

O gênio James Cameron entrou para a história ao lançar "Avatar" em 2009. Um longa que revolucionou os efeitos visuais e a tecnologia inovadora em 3D. Um verdadeiro marco na história do cinema que mudou para sempre a forma de se fazer cinema e de se criar grandes histórias com o uso de tecnologias visuais avançadas. Foi o primeiro filme que eu tive o prazer de assistir em 3D. Foi mágico, foi encantador, foi épico tudo que eu vivi na sala do cinema na semana de estreia lá em Dezembro de 2009. "Avatar" está no hall dos maiores blockbusters da história e ocupa o posto de maior bilheteria de todos os tempos.

James Cameron sempre foi um dos meus diretores favorito. O cineasta por trás de 3 obras-primas que integra não só a minha lista de filmes da vida como a lista de maiores filmes de todos os tempos - "O Exterminador do Futuro 2", "Titanic" e "Aliens - O Resgate". "Avatar" está nessa prateleira de obras-primas do diretor com muita dignidade. Realmente é muito difícil lançar uma continuação de uma obra-prima e conseguir se manter no mesmo nível ou até superar, porém James Cameron consegue. O homem que simplesmente superou o primeiro "Alien - O 8.º Passageiro" com "Aliens - O Resgate" e o primeiro "O Exterminador do Futuro" com "O Exterminador do Futuro 2". Com "Avatar 2" eu posso afirmar que Cameron continua entregando uma sequência que mantém o mesmo nível da primeira e até supera em alguns pontos.

Com todo o sucesso e toda grandeza de "Avatar", seria muito óbvio que Cameron trouxesse uma sequência, porém jamais poderíamos imaginar que esta sequência demoraria longos 13 anos para finalmente acontecer. Posso afirmar que conhecendo bem o diretor, jamais ele iria fazer uma sequência de "Avatar" unicamente pelo dinheiro, ou pela imposição dos estúdios. Cameron queria ir mais além, queria se reinventar mais uma vez, queria alçar voos ainda maiores, por isso esta sequência demorou muitos anos para ser lançada. Além, é claro, pelo fato da tecnologia que era necessária para construir o filme e fazer todas as filmagens subaquáticas. Porém, devo reiterar que James Cameron é um verdadeiro mestre das continuações com longos anos de espera, e ele estava muito otimista com o fato de que os atrasos não prejudicariam o sucesso de seu filme, algo que já aconteceu no passado com os lançamentos das continuações de "Alien - O 8.º Passageiro" e "O Exterminador do Futuro 2", que foram sequências comerciais de sucesso lançadas sete anos após os filmes originais.

"Avatar: O Caminho da Água" é a sequência que todos nós esperávamos, que todos nós desejávamos, que todos nós aguardávamos com muita ansiedade durante todos esses anos. Posso afirmar que a mesma magia que eu vivi na sala de cinema em 2009 novamente eu vivi hoje. Cameron é o mestre do 3D e aqui ele nos prova novamente todo o seu poder e todo o seu domínio dessa incrível e magnífica tecnologia. Cameron nos entrega uma película que necessariamente nos obriga a assistir em uma sala de cinema 3D, para que você possa sentir e usufruir de toda magnitude de sua obra. Eu assisti em uma sala 3D XD e posso afirmar com louvor que "Avatar 2" foi a maior experiência que eu já tive em uma sala de cinema em toda a minha vida. Foi a experiência mais bela e mais bem feita que eu já vivi na vida. Foi o melhor filme em 3D que eu já assisti na vida.

"Avatar: O Caminho da Água" é belo, é encantador, é magnífico, é exuberante, é esplendoroso, é sublime, é peculiar, é deslumbrante, é perfeito. O longa nos mergulha na magia, na fantasia, na aventura, no lúdico, nos comovendo e nos emocionando em 100% das cenas. Uma verdadeira fábula teatral épica e lendária com a assinatura do mestre James Cameron. Por falar em assinatura, Cameron sempre foi um apaixonado pelos oceanos, o que é visualmente 100% comprovado aqui. Cameron nos traz a magia dos oceanos de uma forma épica e avassaladora, pois se no primeiro "Avatar" erámos confrontados com o poder da beleza encantadora das floresta de Pandora, aqui somos literalmente mergulhados na magnitude profunda e soberana dos oceanos. Essa é a verdadeira magia de "Avatar 2", o poder dos oceanos de Pandora, o que deixa a trama completamente encantadora e fantástica.

Com relação ao roteiro, temos a volta do mesmo vilão do primeiro com a mesma sede de vingança contra Jake Sully (Sam Worthington). Dessa vez o Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) está diferente, pois ele habita o corpo de um Na'vi após ter sido derrotado no final do primeiro "Avatar". Esse é o ponto mais discutível do roteiro, continuar com a mesma história do primeiro filme e até com o mesmo vilão, porém, eu vejo diferente, eu vejo uma grande evolução no roteiro de "Avatar 2". Dessa vez o roteiro não foca somente na guerra mas sim na enorme exploração de Pandora, como as partes dos oceanos e o encontro com outra tribo, o que deixa a trama ainda mais interessante. Sem falar que agora temos a adição da família Sully, o que traz uma grande imersão no lado poético, romântico e amoroso do filme. É completamente gratificante poder acompanhar esse vínculo familiar, da importância da família, de defender cada membro da família, dos valores de ter uma família, dos conflitos familiares. Dessa forma eu considero um avanço e uma sacada genial no roteiro de "Avatar 2".

Cameron usou todo o seu amor e toda a sua paixão pelo cinema para a construção de cada cena, de cada detalhe, para nos entregar a magia em forma de cinema. A princípio "Avatar 2" estava programado para ser lançado o mais breve possível, porém Cameron encontrou diversas dificuldades na construção do filme e principalmente na tecnologia para as filmagens. Obviamente a necessidade de desenvolver novas tecnologias para filmar cenas de captura de desempenho debaixo d'água, um feito nunca antes realizado, levou a atrasos significativos para permitir que a equipe tivesse mais tempo para trabalhar na escrita, pré-produção e efeitos visuais. Cameron planejava fazer algumas filmagens 11 quilômetros debaixo d'água no 'Challenger Deep', o ponto mais profundo da Fossa das Marianas e também o local mais profundo da Terra. A própria Sony construiu uma nova câmera chamada Câmera "Veneza" a pedido de Cameron, que seria utilizada nas gravações de "Avatar 2" e dos próximos.

Tecnicamente "Avatar 2" é de encher os nossos olhos com a magia alcançada através dos belíssimos cenários tanto das florestas e principalmente dos cenários aquáticos. Como foi incrível acompanhar a exploração aquática totalmente imergida em uma paleta de cores vivas, vibrantes, profundas, com uma combinação extremamente poética e singular. O CGI e a captura de movimentos foram parte da fama do filme de 2009, dessa vez Cameron nos entrega uma produção ainda mais ambiciosa com boa parte da narrativa em ambientes aquáticos. A fotografia é simplesmente magnífica, Russell Carpenter (o mesmo diretor de fotografia de "Titanic") entrega um trabalho primoroso, impecável, com uma magia que é sentida em 100% do belíssimo trabalho de fotografia do longa. A trilha sonora de Simon Franglen (Moulin Rouge) é outra maravilha, é outro luxo extremamente impecável. Como a trilha sonora de "Avatar 2" é sublime, como a composição é bela e faz um casamento perfeito entre os acontecimentos de cada cena - maravilhoso!

Temos a volta do elenco maravilhoso do primeiro filme com algumas adições que foram muito importantes para a história.
    Sam Worthington traz um Jake Sully que já faz parte dos Na'vis e já está completamente incorporado no seu clã e na sua nova família. Mais uma excelente atuação de Sam, assim como já havia entregado no primeiro filme. Zoë Saldaña é a dona do meu coração com a sua incrível Neytiri. Eu sou completamente apaixonado pela Neytiri e em todas as suas aparições eu suspirava de emoção. Que papel incrível de Zoë Saldaña, que personagem maravilhosa, que entrega fenomenal. Sigourney Weaver deu um show como a Dra. Grace Augustine no primeiro filme, e aqui ela está em uma personagem diferente e nos encanta mais uma vez com a doce e incrível Kiri. Tirando a Neytiri, a Kiri foi a personagem que eu mais amei em "Avatar 2", e ainda fiquei muito feliz pelo James Cameron conseguir encaixar a Sigourney Weaver (sua parceira de décadas) em uma personagem nesse segundo filme.

Realmente o Stephen Lang é o antagonista perfeito em "Avatar", isso ele mostrou claramente no primeiro filme e aqui ele vai ainda mais além, ele se supera no personagem. O Coronel Miles Quaritch foi o ser perverso e doentio no primeiro filme e aqui ele se mantém exatamente nessa postura ao adotar o corpo de um Na'vi e partir para cima de Jake Sully e toda sua família. Kate Winslet foi a escolha certeira para viver a personagem Ronal. É incrível como a Kate se doa e se entrega em um trabalho, tanto que ela fez questão de aprender todas as suas acrobacias subaquáticas sem o uso de dublês. Kate Winslet sempre foi uma atriz fantástica. Cliff Curtis foi o par perfeito de Kate Winslet. Juntos eles formaram o casal e líder do novo clã dos Na'vis, e o Cliff viveu o personagem Tonowari com muita propriedade e muita segurança.

Cameron fez questão que todo o seu elenco aprendesse a mergulhar para realizar as cenas que estivessem envolvidos no oceano de Pandora. Isso contou muito para a entrega de cenas com cada vez menos uso do digital. Sem falar que o próprio Cameron sempre foi um diretor meticuloso e muito perfeccionista quando o assunto é atingir a perfeição de suas obras e principalmente de seu elenco.

Quando o assunto é um alto orçamento James Cameron é o principal nome, pois seus filmes são extremamente caros, como é o caso aqui. "Avatar 2" teve um orçamento estimado de $ 350-400 milhões, se destacando como um dos filmes mais caros de todos os tempos. Obviamente obras excepcionais demandam dinheiro e as sequências de "Avatar" vão custar pelo menos US $ 1 bilhão coletivamente. Porém, devo afirmar que todo esse gasto é compreensível, pois fazer o que Cameron fez e entregar uma produção no nível que ele entregou não poderia ser diferente.

É realmente incrível a magia que "Avatar 2" nos envolve e nos proporciona dentro da sala de cinema. Digo isso pelo fato do filme conseguir me prender durante 3 horas e 12 minutos e eu sequer sentir o tempo passar. Era como se o filme tivesse uma duração de 30 minutos, pois eu poderia ficar facilmente umas 5 horas ali que jamais sentiria cansaço. Eu estava completamente preso, eu estava fora de mim, eu estava em estado de choque e paralisado por toda a magia daquele universo incrível.

Para completar, Cameron ainda quis brincar com os nossos sentimentos ao nos proporcionar várias referências ao "Titanic" nas cenas em que aquela espécie de nave/navio do Coronel Miles Quaritch começou a afundar no oceano. Ali realmente eu não conseguir conter as lágrimas, sem falar na presença ilustre de ninguém menos que a Kate Winslet, foi demais pra mim.

"Avatar: O Caminho da Água" recebeu indicações para Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor no Globo de Ouro do próximo ano. No Critics Choice Awards 2023 o longa recebeu indicações para Efeitos Visuais, Edição, Design de Produção, Fotografia, Direção e Melhor Filme. No Satellite Awards 2023 o longa ganhou nomeações para Efeitos Visuais, Som, Direção de Arte, Fotografia, Direção e Melhor Filme. A princípio mais três sequências do filme estão programadas para 2024, 2026 e 2028.

James Cameron é um verdadeiro mestre, um verdadeiro gênio da sétima arte e eu o considero como o maior diretor de cinema do mundo ainda vivo. É impossível você não se maravilhar e não se deliciar com o nível de suas obras. Em "Avatar: O Caminho da Água" ele faz o que sabe de melhor e nos dá mais uma completa e magnífica aula de cinema. Um trabalho em alto nível, com uma alta entrega, com uma alta performance, atingindo o ápice da magnitude da tecnologia visual do 3D - uma qualidade estratosférica!

Como um verdadeiro fã de "Avatar" eu só posso dizer que valeu a pena esperar 13 anos para a continuação dessa obra-prima da fantasia. Foi épico, foi mágico, foi encantador, foi apoteótico, foi colossal. Um trabalho rico, lindo, exuberante, primoroso, genial, emocionante. Por falar em emocionante, foi impossível não se emocionar durante todo o filme. Em todos os momentos eu me pegava enxugando as lágrimas por baixo do óculos 3D.
    Assim como o primeiro, "Avatar: O Caminho da Água" ficará marcado em minha vida. Ficará marcado como o melhor filme 3D que eu já assisti no cinema. Ficará marcado como um dos melhores filmes que eu já tive o prazer de assistir no cinema. Ficará marcado como o melhor filme do ano de 2022. E acaba de entrar para a minha seleta lista de filmes da minha vida.

Uma obra-prima poética! Uma obra de arte épica! A verdadeira magia do cinema!

James Cameron eu te amo!
    [17/12/2022]
    ⭐⭐⭐⭐⭐ ❤️❤️❤️❤️❤️ 👏👏👏👏👏
    Fernando L.
    Fernando L.

Enviada em 24 de dezembro de 2022
    O filme é um clichezão, cheio de estereótipos e previsível. Utiliza diversos elementos de filmes de "jornada do herói". Os diálogos e algumas cenas são risíveis. Agora, indiscutivelmente os efeitos visuais são a grande atração.
    Celina Vaz
    Celina Vaz

Enviada em 17 de dezembro de 2022
    Deu uma surra na colcha de retalhos que são os filmes apelões da Marvel, que não merecia ter ultrapassado Titanic. Avatar 2 é ótimo podem assistir e quem disser que não gostou com certeza é modinha da MCU.
    Wanderson Silva
    Wanderson Silva

Enviada em 13 de março de 2023
    Sinceramente esperava mais, filme longo, cheio de clichês, o protagonista do primeiro filme totalmente descaracterizado umas cenas sem sentido algum.
    Antes de terminar já queria meu dinheiro de volta.
    Resumindo, Decepcionante!
    Marcelo Assis
    Marcelo Assis

Enviada em 19 de dezembro de 2022
    Filme é decepcionante, não se compara ao primeiro. Na verdade, passa longe. Existem várias falhas no enredo, além de quebrar toda a ordem lógica de vida dos N'avis, que deixam de viver na Floresta para desenvolver "habilidades" aquáticas. Sinceramente, muita encheção de linguiça pra justificar 3 horas de filme. Inegável os efeitos especiais incríveis, mas o filme é bem ruinzinho, bem cansativo...
    Mário R.
    Mário R.

Enviada em 26 de dezembro de 2022
    Decepcionante! Filme morno, cheio de desconexões, enfim, um filme que não chega aos pés do anterior. Péssimo seria exagero pelos efeitos. Bom seria exagero, pois oferece muito pouco. Regular pra menos. Não assistirei de novo.