Duna
    Você assistiu Duna ?

Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 21 de março de 2020
    Como assim ?,como você conseguiu fazer isso David Lynch? ,um filme desprovido de vida e totalmente bagunçado,podemos dizer isso de Duna,o pior filme dá carreira de David Lynch.Baseado na série de livros escrita por Frank Herbert,Duna é uma alucinógena aventura interplanetária futurística,com diversos problemas na sua produção,o filme inicialmente teria Ridley Scott como diretor porém com o excelente desempenho em The Elefant Man,Lynch foi contratado não só para dirigir como escrever o roteiro e ficou nitdo que por seu desinteresse por ficção científica não foi uma boa ideia em escolhê-lo para a obra.Tudo bem que a obra é complexa e confusa e David trabalha bem esse lado confuso,porém com uma série de problemas na parte criativa e de produção levaram esses 3 anos de trabalho do Lynch para o ralo.De início o filme teve um corte de 4 horas Mas por exigência da universal ele foi diminuído pela metade e por consequência o roteiro muito mais enxuto e bagunçado.O roteiro escrito por Lych é desprovido de vida,a criação do mundo é lenta e bagunçada impossibilitando a melhor experiência de quem não leu os livros,além disso uma série de Voice Overs dos pensamentos dos personagens dão um tom de galhofa muito forte,enquanto uma série de conveniência e personagens mal desenvolvidos e unidimensionais não dão clima nenhum para o filme.Todas as cenas mais divertidas na verdade não são,nem o que era para divertir é sem sentido,vida e não servem como entretenimento.Os efeitos visuais são bem ruins e datados e a única coisa que funciona é o design de produção,figurinos e penteado que são bem feitos.Duna é um filme extremamente bagunçado,lento,chato,cheio de personagens unidimensionais e atuações fracas,temos o pior filme do David Lynch que se perdeu muito nesse projeto.
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 8 de setembro de 2013
    O pior filme de David Lynch.. Mas ainda assim, é possível tirar umas ideias legais do filme.
    José D'Azpilicueta
    José D'Azpilicueta

Enviada em 12 de abril de 2021
    O filme é péssimo, grotesco, pouco coerente e canastrão. Ademais, cenário e figurinos são cafonas e as atuações constrangedoras. Os "efeitos" especiais são ridículos e demonstram o mais puro desleixo e falta de compromisso com a obra; a trilha sonora também não presta e quase na totalidade do filme é desconexa com as cenas.

Enviada em 21 de julho de 2021
    Kyle MacLachlan o queridinho de David Lynch estrela essa obra clássica que divide opiniões até hoje. Temos aqui um roteiro de muita qualidade, mas seu desenvolvimento é falho, acredito que não era filme para Lynch, foge de sua característica, já que ele não é um diretor eclético, ele tem sua filosofia bem definida. Logo logo teremos um remake e acredito que será mais abrangente.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 29 de novembro de 2021
    Tão ruim quanto Star Wars, Star Trek, etc... Assisti porque é Lynch, mas não tem representação nenhuma do diretor aqui,
    Guilherme Silveira
    Guilherme Silveira

Enviada em 3 de março de 2021
    Muito ruim, não consegui assistir até o final. A produção é fraca, os efeitos são "nada especiais", as atuações ridículas e a montagem confusa. Salvam-se os vermes, mas ai seria muito pouco pra salvar o filme.
    Cristian Lima
    Cristian Lima

Enviada em 20 de novembro de 2021
    A obra é uma enorme abreviação do trabalho de Frank Herbert, conquanto não seja, a meu ver, um completo fracasso. Para conseguir contar a história com coesão sem que os detalhes fosse ocultados para o grande público, o diretor foi forçado pelo estúdio a utilizar uma narração em off no início e, provavelmente, também foi obrigado a lançar mão de uma torrente de diálogos expositivos que inflam a obra. Apesar das falhas, como obra em si, é um filme com ritmo dinâmico, história intrigante e com um fim fechado, além de prender o cinéfilo de carteirinha, que não se incomoda com os efeitos especiais datados porque respeita o cinema da época. Na verdade, Star Wars foi apenas um pouco mais sortudo ao figurar como uma ficção épica, embora o primeiro filme contenha uma das piores e mais mal-ensaidas cenas de luta (a de Obi-Wan Kenobi contra o Darth Vader) e, ainda assim, não se possa afirmar que Star Wars seja uma obra ruim, apenas presa na década de setenta. Eu gostei de Duna, embora ache que o diretor David Lynch esteja completamente fora de seu nicho aqui. Seus primeiros filmes possuem o tom surreal, hermético e aterrorizante a, aqui, apresenta-se em um tom palatável, apesar de psicodélico, e o fim não tem absolutamente nada de lynchiano, com suas cenas finais fora do contexto que foi estabelecido, como em Veludo Azul, A Estrada Perdida e Twin Peaks. Este é um filme de Lynch e do estúdio. O próprio diretor nega seus créditos pelo mesmo.
    Rivs
    Rivs

Enviada em 5 de junho de 2021
    Um clássico da ficção científica com potencial igual (ou quem sabe maior) que a franquia Star Wars. Duna consegue em um único filme mostrar com riqueza de detalhes um universo cheio de raças, planetas, enfim, tudo o que um bom filme de ficção espacial precisa. E o faz com tanta dedicação que quem assiste deseja ver mais histórias de Paul Atreides e companhia.

Nada falarei sobre o caráter de efeitos especiais do filme, já que é esperado que um filme de 37 anos atrás peque nesse quesito. Mas, ainda assim, Duna é visualmente belo, com destaque para os vermes de Arrakis.

Com uma história de "jornada do herói" que até demora a engrenar e partir para o embate de armas laser tão característico do gênero, Duna é um prato cheio para fãs da boa e velha ficção espacial, com tons de nostalgia que quem é da época e não viu deve conferir.
    Lau ren
    Lau ren

Enviada em 2 de novembro de 2021
    A proposta é boa, mas a execução muito confusa. Assisti apenas para poder criticar e valorizar o novo filme com maior credibilidade.
    Samir D.
    Samir D.

Enviada em 21 de novembro de 2013
    Quem é Alan Smithee que aparece nos créditos como diretor??? David Linch não quis assumir os créditos da Direção do filme???