Para o que Der e Vier
    Regular
    Para o que Der e Vier

Nem humor, nem drama

por Lucas Salgado

Para o que Der e Vier chega aos cinemas com o pedigree de ser o filme de estreia de Matthew Weiner, produtor e roteirista vencedor de nove Emmys pelos trabalhos nas séries The Sopranos e Mad Men. Para seu longa de estreia como diretor de cinema, ele, que também é o responsável pelo roteiro, escolheu uma trama bem mais leve da vista em seus dramas para a TV. Mas curiosamente, a história também é bem mais dramática do que indica um elenco formado por Owen Wilson, Zach Galifianakis e Amy Poehler.

Unir drama e comédia não é uma tarefa fácil e é o que pretende Weiner aqui. Quanto bem sucedida, a junção de gêneros normalmente gera filmes que são verdadeiros queridinhos do público, como Pequena Miss Sunshine e (500) Dias com Ela. Infelizmente, obras como estas são exceções. O que acontece na maioria das vezes é que a produção acaba não convencendo nem como drama, nem como comédia. E este é o caso de Para o que Der e Vier.

Wilson interpreta Steve Dallas, um "garoto do tempo" de um telejornal que passa as horas vagas abusando do consumo de drogas e álcool. Superficial, ele está sempre em busca de uma nova conquista amorosa. A única pessoa importante em sua vida é o amigo de infância Ben (Zach Galifianakis), um sujeito instável e cheio de distúrbios.

Quando Ben recebe a notícia da morte do pai, os dois viagem para a cidade natal deles para o enterro, onde reencontram a irmã de Ben (Amy Poehler) e a jovem e sexy viúva Angela (Laura Ramsey). Steve se vê obrigado a cuidar de Ben e apoiá-lo em meio a uma disputa pela herança do pai. Aos poucos, ele também vai se sentindo atraído por Angela, uma pessoa de espírito livre, o que só aumenta toda a confusão.

Angela acaba sendo a única personagem realmente interessante. E isso é "culpa" direta de Ramsey, que interpreta uma mulher sexy, simpática e apaixonante. Poehler tem uma participação reduzida e uma personagem que realmente não diz a que veio. A química entre Wilson e Galifianakis é boa, mas os dois não conseguem segurar as cenas mais dramáticas. As cenas em que Ben e Steve desabam a chorar são as piores da produção.

Melissa RauchPeter BogdanovichJenna Fischer completam o elenco com participações especiais pouco marcantes. A produção investe em vários clichês de comédias e romances, com direito até a beijo na chuva. Uma obra ordinária que desperdiça atores com grande talento para a comédia e não faz justiça a carreira televisiva de seu diretor.

• Matheus Engelbrecht
      O cavalinho no desfecho, emblema de uma paz encontrada no progresso, na máquina do mundo. retirei de outro texto, achei maravilhoso a descrição.
    • Matheus Engelbrecht
      A cada 5 palavras 1 no minimo é palavrão... calma cara.
    • Matheus Engelbrecht
      Achei o filme bom, ao contrario dos demais, gostei muito das mensagens subliminares dos filme, realmente não é uma filme de comédia como a maioria achou que fosse, mas achei um filme excelente de drama psicológico, principalmente no final mostrando um cavalo andando na chuva puxando a charrete com um homem ao segurar um guarda chuva, enquanto as pessoas modernas estavam abrigados em baixo de um telhado sem poder chegar a seus carros. Realmente gostei muito do filme.
    • Luiz Torres
      Não considero o filme uma perda de tempo, porque me identifiquei com o enredo, mas o final é muito vago!