Filhos do Silêncio
    3,7
    Você assistiu Filhos do Silêncio ?

Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 4 de outubro de 2013
    Uma mensagem de superação e um amor muito bonito, que ultrapassou a barreira do preconceito. Assim pode ser resumida a trama desta fita, com ótimos desempenhos de William Hurt e Marlee Matlin.
    Anne S
    Anne S

Enviada em 14 de agosto de 2017
    Não é uma obra-prima, porém discorre sem melodrama, um assunto ainda nos dias de hoje bem atual. Marlee Matlin, mesmo sendo surda, não caiu no erro de estaticamente expressar as angústias, metas, preconceitos que sua personagem passa, ou de querer passar com exagero esses sentimentos. Porque em geral os surdos se exprimem rapidamente, ou usam de muita linguagem facial e corporal para se expressarem. Marlee não precisou disso. Captou a essência de sua personagem e a construiu com naturalidade. O filme ainda acerta em não passar a idéia de "coitados, são surdos-mudos". Até porque não são mudos, eles têm voz, só não ouvem para aprender fonemas. Apenas têm outro idioma. No caso de Sarah ( Marlee), a ASL, Lingua Americana de Sinais. Sarah só quer se expressar em seu idioma, não ser violentada por ser obrigada a "falar", oque na verdade é oralizar, porque ela nao ouve, precisa de familia, amigos, que aprendam seu idioma. Assim, ela os "ouvirá " e "falará " com eles. Ela não quer que a estigmatizem ou achem que é inferior. Ela precisa apenas de um intérprete, como um estrangeiro num país de outro idioma. É disso que o filme trata. Sarah é emblemática, os amigos, a familia, o namorado, estão dispostos a aprender seu idioma ou a violenta-la? Os lugares que ela frequenta têm interprete ou são desestruturados nesse sentido? São questões relevantes que o filme levanta, numa narrativa simplificada, tendo um romance como a cereja do bolo. Oscar merecido para Marlee Matlin. Por mérito e competência, não pelo famoso "Ah, tadinha...." , que não se aplica. Grande atriz. Continua atuando na TV americana.