O Congresso Futurista
    3,4
    Você assistiu O Congresso Futurista ?

Enviada em 31 de janeiro de 2019
    Um filme repleto de enigmas e fantasias que fazem nossa cabeça quase explodir. Elenco que conta com a bela atriz Robin Wright numa excelente atuação, Harvey Keitel, Paul Giamatti e Danny Huston, todos com participações pequenas, mas todos estão muito bem. Ae vem o problema do filme, seu roteiro confuso e desenvolvimento lento de mais para seu estilo, dificultando sua trajetória. Destaque para Robin cantando a linda canção de Bob Dylan Forever Young, lindamente por sinal. O congresso futurista não é um filme para todos, mas tem suas qualidades.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Essa é a minha visão sobre o futuro. Obviamente, no filme as coisas não saem como o esperado. Mas quem disse que na vida real é diferente? Quantas vezes idealizamos algo e esse algo se perde no meio do caminho para virar outra coisa que, não obstante, parece bater de frente com nossos objetivos iniciais?
    Felipe T.
    Felipe T.

Enviada em 10 de fevereiro de 2016
    PERFEITO, SEM DÚVIDA PROVOCA O MÍNIMO DE REFLEXÃO. A DECADENCIA, A FRAGIIDADE, A ESCOLHA, O TEMPO, AS SENSAÇÕES, TUDO REMETE AO COTIDIANO DE NOSSAS ILUSÕES.
    Marcelo Natal F.
    Marcelo Natal F.

Enviada em 3 de agosto de 2015
    Gostei do filme, especialmente pelo paralelo que faz com a vida após a morte, achei bem espiritualista, mostra a fragilidade da vida, deve ser visto mais de uma vez.
    Nelcir B.
    Nelcir B.

Enviada em 22 de novembro de 2014
    Sem dúvidas a melhor animação dos últimos tempos. O filme nos faz entrar em um universo paralelo que relembra Matrix. Aconselho a ver mais de uma vez pois alguns batuques, caricaturas e personagens ficam por dias na cabeça.
    Rodolfo D.
    Rodolfo D.

Enviada em 19 de outubro de 2014
    É preciso uma dose de aceitação ao único, ao lúdico, à metalinguagem para embarcar na aventura deste filme. A maior surpresa, indiscutível, entre os poucos filmes que pude assistir em 2014.

Um momento de discussão sobre o futuro não apenas do cinema, mas do ator, do ser, do mundo, enfim, o futuro de tanta coisa. Ao final, tudo é triste e pessimista, mas que sem pesar para nenhuma lado. Pois no futuro contado no filme (nas belas pinturas da animação e no bom gosto das cenas live-action), não lado bom ou ruim.
    Sidnei C.
    Sidnei C.

Enviada em 20 de setembro de 2014
    O israelense Folman despontou para o mundo cinematográfico com a elogiadíssima animação Valsa com Bashir, indicada ao Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2009. O que muitos não esperavam é que ele se superaria já em seu longa seguinte, o intrigante The Congress, uma feliz união de live action e animação baseado no livro de Stanislaw Lew, que faz uma crítica corajosa à própria indústria do cinema. O filme parte de uma premissa inusitada e inédita e é preciso aceitar a proposta do diretor para embarcar na viagem quase que sensorial. Na pele de Robin Wright, que interpreta ela mesma, uma atriz de meia idade com a carreira em crise vive um dilema com a doença degenerativa do filho caçula. Passando por maus bocados, ela aceita uma proposta irrecusável do estúdio, o que pode ser o último contrato de sua carreira. O trabalho consiste no escaneamento de seu físico e emoções para transformá-la em um chip, uma versão robótica para participar de diversas produções diferentes sem os risco de limitações físicas e psicológicas que costuma pesar para os atores, o que para o estúdio é o futuro do cinema. Vinte anos depois ela é convidada para participar de um Congresso num ciclo de homenagem à sua versão robótica; é quando depara-se com uma realidade assustadora.
    Folman faz uma crítica direta e forte à indústria cinematográfica e à evolução da tecnologia no cinema, que substitui atores reais por hologramas e capturas de movimentos (alguém aí se recorda de Senhor dos Anéis e 300 ?) e utiliza elementos simbólicos e metalinguagem para passar sua mensagem e discutir o futuro dos atores. A passagem do live action para a animação é tão sensível que o espectador nem perceberá, pois já estará tomado pela história. Mesmo que o roteiro crie situações realmente complexas a serem decifradas, o visual é tão reluzente e deslumbrante que o torna singular. Você pode até não gostar, mas há de concordar comigo que este é um dos filmes mais originais lançado no cinema neste ano.
    Victor L.
    Victor L.

Enviada em 20 de julho de 2014
    O filme mais instigante e perturbador a que assisti. Criatividade sem limites, e o uso em diferentes momentos de 'live action' e animação é inteligente porque bem encaixado com a história. O roteiro é excelente, as falas das personagens são contundentes e a crítica à indústria cinematográfica é contundente e extremamente pertinente. Uma obra excelente.
    Thayná C.
    Thayná C.

Enviada em 22 de junho de 2014
    perfeito, as falas são muito pertinentes... pequenos detalhes ao longo do filme que fazem nos questionarmos o quer será do futuro com o atual presente, atores de ótima qualidade... e animação impecável.
    Marcelo d.
    Marcelo d.

Enviada em 16 de maio de 2014
    Um dos melhores filmes de ficção científica que tive o prazer de assistir nos ultimos tempos. Trata de forma magnífica um futuro tão sombrio quanto a própria matrix. Um conselho: assista mais de uma vez (fica cada vez melhor).