Valente
    • Rubens Ewald
    • Zero Hora

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

O filme tem uma aparência belissima. [...] "Valente" tem dificuldades em tratar Merida como uma garota e faz dela uma espécie de garoto honorário.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

"Valente" não é uma obra-prima como alguns longas que nos foram entregues pela Pixar, mas mostra que o estúdio pode sim dar o seu tempero especial a um gênero clássico da animação sem esquecer de sua identidade.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Thais Nepomuceno

"Valente" é uma das novidades mais frescas na animação da Disney/Pixar, mostrando que o final feliz nem sempre significa casar com o príncipe encantado.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Diário de Pernambuco

por Patrícia Fonseca

Ao longo da trama, impossível não se deixar levar pela deliciosa sensação de liberdade nas corridas a cavalo da princesa e na sua coragem ao escalar montanhas gigantes apenas para beber da fonte de uma cachoeira tão alta que parece brotar do céu.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Jornal do Brasil

por Bernardo Schlegel

Há que se lembrar, naturalmente, que enxergar "Valente" como um mero filme infantil é um erro. Personagens complexos e conflitos bastante humanos deixam as animações de hoje muito mais profundas que as tramas de outrora ...

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Omelete

por Marcelo Forlani

... Fica sempre aquele ideal de que os roteiristas da Pixar poderiam ter criado algo diferente e genial de novo. Não é, mas está longe de ser algo apenas mediano.

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Guardian

por Ben Child

Como a maioria dos filmes da Pixar, "Valente" evita o moralismo e prefere o não-conformismo robusto e tocante, digno das melhores obras do estúdio.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineplayers

por Rodrigo Cunha

O problema está mesmo na história, na capacidade de escolher um tema e desenvolvê-lo ao máximo, de todas as maneiras possíveis ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

A Tarde

por João Carlos Sampaio

O resultado é uma fábula visual com uma arte muito caprichada [... mas que se] parece mais com os clássicos Disney e sua preocupação em reiterar "mensagens corretas".

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

... Depois de uma introdução envolvente e promissora, o longa rapidamente perde o fôlego e expõe suas fragilidades – entre estas, a falta de estrutura que denuncia se tratar de um filme em busca de uma história.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Alysson Oliveira

Se o mérito está em colocar no centro da trama uma menina [...] por outro lado, os diretores [...] parecem se render aos valores familiares pasteurizadosdo mundo Disney, tornando este filme o mais fraco da Pixar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Inútil dizer que o visual é caprichado [...] Não poderia também estar ausente a ideologia liberal, da liberdade individual e da autodeterminação, desconhecidas dos valores medievais em que a história se apoia.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

"Valente" é um bom desenho, feito no capricho, para os padrões Disney, mas um tanto aquém do modelo inovador estabelecido pela Pixar ao longo das últimas décadas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

É no enredo que a Disney deixa a sua marca, e o filme pode decepcionar parte do público por ser demasiado infantil.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Este filme é visualmente arrebatador, mas ele prefere os caminhos seguros e convencionais ao invés de se arriscar, de ser mais aventureiro.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

O filme é convencional demais [... Mas] a Pixar fez uma bela homenagem às relações mãe-filha, tão tocante quando os laços masculinos de "Procurando Nemo".

A crítica completa está disponível no site Variety

Gazeta do Povo

por Luciane Horcel

Como toda animação da Disney, a lição de moral é sempre parceira do grand finale, mas dessa vez ela não é lá tão emocionante. Não chega a dar aquele apertinho no peito meio constrangedor.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

CineClick

por Rogério de Moraes

A aventura, contudo, fica pelo meio do caminho e o que se vê a partir de certo ponto é um enredo que desconstrói tudo que o filme construiu em seu início tão promissor.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

"Valente" aborda questões complexas com uma profundidade que poucos filmes adultos têm a oferecer hoje. [... Mas fica] a sensação de que outros filmes fizeram o mesmo antes e talvez melhor.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

O filme tem um visual sedutor, mas um roteiro desencorajador e pouco inspirador.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Eu ao menos achei banal a história de Merida, arqueira por paixão [...] Afinal, há algo errado num filme onde a coisa mais animada é um cabelão.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Zero Hora

por Daniel Feix

"Valente" se torna uma das mais limitadas e menos inspiradas produções da Pixar desde que ela foi incorporada pela Disney, em meados dos anos 1990.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora