Valente
    Você assistiu Valente ?

Bárbara S.
    Bárbara S.

Enviada em 8 de abril de 2014
    filme horrível! por ser da pixar, imaginamos um filme incrível, mas essa descrição não se encaixa nesse filme, que parece mais uma mistura de ''Irmão Urso'' com ''Sexta-feira muito louca". o início até que é bom, mas a partir que spoiler: a mãe de Merida se transforma em urso
    a história acaba ficando boba e enjoativa, e o final acaba sendo muito previsível.
    além de ter um título sem sentido com a história e muita enrolação a partir de quando spoiler: Merida e sua mãe (urso) vão para a floresta
    . O filme também apresenta pontos inúteis, como os irmãos de Merida, que não fizeram praticamente nada de importante no filme.
    pontos positivos nos lindos cenários, cheios de verde, no cabelo ruivo de Merida, que representou muito bem a personalidade da personagem, pelo fato de a história ser sobre uma princesa mas não ser uma história de amor como o resto das histórias de princesas da Disney, e pela personalidade da personagem, que não é mais uma princesa frágil e inocente. mas é triste ver uma personagem tão boa ser desperdiçada em uma história tão fraca. acredito que se melhorassem o roteiro do filme ele poderia ter ficado melhor, mas o resultado final acabou deixando muito a desejar.
    Victor N.
    Victor N.

Enviada em 11 de agosto de 2013
    Não recomendo, é um dos piores da Pixar, uma porcaria.
    Ric Brandes
    Ric Brandes

Enviada em 25 de abril de 2013
    Valente faz jus ao Oscar de melhor longa de animação 2013.

O filme da PIXAR traz a história de Merida, a brava princesa Ruiva que luta contra as imposições sociais, e acaba fazendo um pacto que muda sua vida e a de todos em seu reino.

O conflito entre a princesa Merida e sua mãe, a rainha Elinor, traz grandes emoções e comove adultos e crianças. Um belo filme de aventura, que expõe a coragem desta valente princesa na descoberta da luz mágica que guiará sua vida.

Além das belas imagens, dos ursos mais interessantes do cinema, cenários magníficos, vilões assustadores e excelentes cenas de ação, a trilha sonora da versão em português traz a cantora Manu Gavassi, que canta as versões nacionais do filme.

Siga a luz mágica: Valente é garantia de ótimos momentos de riso, admiração e grandes emoções!

Por Ricardo Brandes / Escritor
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 17 de fevereiro de 2015
    Bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 7 de julho de 2013
    Visual é o maior triunfo da nova aventura da Pixar, que acata a cartilha Disney de contar histórias

Ótimo

A Pixar nos deixou mal acostumados. Fato. É por isso que já tem gente por aí falando que a empresa entrou em decadência depois de ser vendida para a Disney. Mas o que podemos fazer se foi daqueles computadores - e, principalmente, daquelas mentes criativas - que saíram alguns dos maiores filmes dos últimos 20 anos, como Toy Story, Wall-E e Ratatouille, para citar só três deles? Um dos argumentos utilizados por este grupo de críticos é que a Pixar se rendeu às necessidades do mercado (e à casa do Mickey), produzindo continuações (Carros 2, Universidade Monstros, Procurando Nemo 2), que ajudam a alimentar as lojinhas de seus parques temáticos com mais produtos fofinhos e altamente rendáveis.

A criação de Valente (Brave), o primeiro projeto da casa protagonizado por uma personagem feminina - e ainda por cima uma princesa! - seria a prova definitiva da "decadência criativa" do estúdio que nasceu sob as asas de George Lucas e se desenvolveu embaixo dos olhares de Steve Jobs. O que estes críticos não falam é que a animação é quase tão linda quanto as próprias planícies da Escócia em que se baseia e que o 3D criado é um dos melhores já vistos. A utilização de densas florestas da região criam a profundidade necessária para realmente levar o espectador para dentro da história, sem a necessidade de ficar jogando objetos na cara do público ou fazer os personagens saírem voando ou caindo em túneis que parecem montanhas-russas, o grande vício do gênero.

E ainda tem mais uma vez a homenagem da Pixar e seu chefão, John Lasseter, ao estúdio Ghibli, de Hayao Miyazaki, presente nas criaturas fantásticas que levam a princesa Merida até a casa de uma bruxa, que deve ser irmã da Yubaba, a bruxa má de A Viagem de Chihiro. É neste momento que a história realmente começa a se desenrolar. Merida é uma jovem de espírito livre, que não quer seguir as normas de conduta da realeza e se rebela contra seu pai e, principalmente, sua mãe, ao não aceitar que sua mão seja colocada em disputa. Ao fugir de casa para espairecer, acaba encontrando a tal feiticeira - um ótimo alívio cômico, assim como os trigêmeos, irmãos de Merida - e faz um pedido, sem saber o preço que pagaria pelo seu pacto.

É preciso admitir que o desenrolar da história segue bastante a cartilha Disney, que - vale sempre lembrar - são regras que ajudaram a cimentar os gêneros da animação e dos contos de fadas e transformá-los no que eles são hoje spoiler:

Enviada em 18 de setembro de 2021
    Boa animação de 2012! Com uma pegada peculiar da Disney, com muita graça e extremamente bonito, num roteiro bem inscrito, apesar de alguns clichês. Boa pedida para família.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 11 de março de 2016
    História bonitinha,fala dos cuidados que se deve ter ao se desejar muito uma coisa e que nem sempre os meios mais fáceis de se conseguir são os certos,tem ação,suspense e emoção,porém minha filha de 7 anos não curtiu muito não.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 9 de maio de 2016
    Escócia. Ursos. Magia. Mãe e filha. Aventureiro. Tenso. Tradições. Vikings. Pixar. Visual. Divertido. Cabelos. Legal.
    Roberto Carlos M.
    Roberto Carlos M.

Enviada em 2 de janeiro de 2016
    assisti no canal megapix hd, excelente, história muito bem produzida e dirigida, cenas de ação bem elaboradas, muitas cenas engraçadas e também comoventes, a dublagem é um show, nota dez..
    filmes e D.
    filmes e D.

Enviada em 31 de outubro de 2021
    Esperei mas por ser um filme pixar!! Mas eu respeito a opinião de todos pois opinião é variável, só achei chato e enjoativo o desenrola da trama