Ilha do Medo
    Você assistiu Ilha do Medo ?

Robertao
    Robertao

Enviada em 16 de dezembro de 2014
    Um dos melhores suspenses do gênero psicológico que já vi. Toda a trama te prende e dá uma sensação de confusão ao se perguntar quem realmente é quem nessa história. O desfecho é excelente e a trilha sonora sinistra aliadas à fotografia cinzenta e ambiente misterioso tornam o filme um thriller impecável.
    Enviada em 19 de outubro de 2015
    O filme consegue nos afundar num estado de paranóia e tensão tão grandes, que fica difícil diferenciarmos mocinhos e bandidos, ou realidade e ilusão.A atuação de Leonardo Dicaprio, esta novamente soberba, a loucura e desespero que ele consegue remeter aos expectadores são de uma verossimilhança sem precedentes (pelo menos em sua carreira.). E ainda nos brinda com um desfecho tocante e melancólico, onde Teddy Daniels entende que é melhor viver sua vida e morrer como um homem bom, do que ser Laedis e viver como um monstro. A ilha do medo é um daqueles filmes que nos deixam pensando sobre ele mesmo depois de muito tempo em que o assistimos.O panorama, o movimento de câmera e a fotografia na cena onde o pelotão de Dicaprio fuzila “acidentalmente” uma fila de prisioneiros alemães na segunda guerra são tão belos que já valiam um Oscar.
    Marcio A.
    Marcio A.

Enviada em 17 de abril de 2014
    Um exemplar irretocável de como montar um quebra-cabeça psicológico de forma magistral. Scorcese inspira-se no suspense psicológico e cria um caleidoscópio de recortes selecionados - que parte de uma investigação... para no decorrer cronológico da trama, tecer uma travessia enigmática e sombria em busca de sentidos e respostas para as questões do protagonista interpretado por Di Caprio. O restante do elenco se encaixa muito bem nesta teia de mistérios e descobertas impressionantes que encabeçam a construção deste belíssimo roteiro. A trilha sonora realça o clima soturno que perpassa de forma envolvente não deixando espaço para respirar. A alma do filme também está no grande trabalho de edição que amplia a plasticidade artística e a articulação do ritmo de intenso suspense. Tudo é mostrado com muita competência, e esmero; e em paralelo com o limiar entre o surreal e o real, se concentra todo o epicentro de segredos que são perseguidos desde o início deste excelente filme. Uma relíquia para os fãs da Psicologia e da Psicopatologia. Sensacional!
    Janiê Maia C.
    Janiê Maia C.

Enviada em 6 de agosto de 2013
    A Ilha do Medo (Shutter Island) – 2010 - Mais um filme super noir de Martin Scorsese!!!

Boa tarde galera! Tudo ok? Hoje vamos falar sobre um filme super legal, que vale a pena assistir! O pôster do filme faz uma bela chamada ao espectador! Shutter Island (br: Ilha do Medo) é um filme americano dirigido pelo brilhante Martin Scorsese, lançado em fevereiro de 2010 e protagonizado por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Ben Kingsley. O filme é baseado no ótimo livro "Paciente 67" do consagrado autor Dennis Lehane (ele não é muito conhecido aqui no Brasil, mas vale apena conferir suas obras).
    O enredo do filme se passa no ano de 1954; quando os detetives Edward Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) são encaminhados para investigar o desaparecimento de um paciente no Hospital Psiquiátrico Shutter Island, os pacientes são lotados por número, e é justamente o paciente 67 que desaparece. O problema é que ninguém sabe quem é o paciente 67, somente um do internados no hospital é que deixa charadas para o detetive Edward encontrar este.
    O hospital fica localizado numa ilha bem distante, onde comunicação é quase impossível, justamente no dia em que chegam ao local, a ilha é acometida por um temporal, deixando a possibilidade de viajar para casa nula! A partir daí Chuck e Teddy descobrem que os médicos do local usam métodos considerados mais do que bárbaros para tratar de seus pacientes. Tudo isso sob a vigilância do misterioso diretor do hospital, Dr. John Crawley (Ben Kingsley). Se você já assistiu Lost, deve estar ciente de que nem tudo parece ser realidade! Já adiantei um pouco do must do filme, realidade alternativa! A partir daqui, nada mais posso adiantar, se não o suspense vai embora!

Martin Scorsese é sempre brilhante, poderia ter utilizado o money para fazer mais um filme obra-prima como um Taxi Driver, mas não, preferiu dirigir um suspense classe B, mas com uma elegância bem típica a la Scorsese. Não vou explanar muito acerca da filmografia dele, porque é bem longa. As referências aos seus outros filmes não faltam! O filme inicia numa cena na neblina, Taxi Driver? Os dois detetives trajados como investigadores dos filmes noir, Os Infiltrados? E por aí vai... A direção deste na adaptação de um livro para o filme, não deixou a desejar. Ele fez bem certinho. Tanto o filme como livro são ótimos! Mais uma vez Scorsese se garantiu!
    A fotografia da película é um dos pontos altos, é de banhar os olhos! A ilha, o hospital, a floresta e até mesmo o mar são ambientados com um nuvem cinzenta. Você percebe a tensão, o medo, o suspense só no olhar!
    O elenco é grande, surgem muitos personagens no decorrer do filme! Mas quem rouba a cena é sem dúvida Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Ben Kingsley. Uma constelação de encher os olhos. DiCaprio cresceu muito nos últimos anos, sua interpretação do detetive depressivo, que guarda um segredo bem tenebroso é simplesmente grandiosa! É penoso o sofrimento deste, junte-se a isso aos intenso flashbacks que ele tem de sua falecida esposa. Tais lembranças enevoadas com um toque de terror e drama! A parceria com Scorsese é bem conhecida, e está dando certo desde sempre, há sintonia é visível entre o ator e diretor!
    Mark Ruffalo é aquele conhecido ator das comédias românticas, melhorava a cada filme. Para mim é uma das revelações dos últimos anos, sempre suas atuações são intensas, dignas de prêmios! Que pena que ainda não ganhou um Oscar, é merecido, seus trabalhos sempre recebem boas críticas. Ao interpretar um detetive que sempre mostra o caminho a Teddy, Mark expõe mais ainda a nostalgia ambientada no filme. O papel dele aqui é confundir quem assiste.
    Ben Kingsley, o eterno Mahatma Gandhi do cinema. É um daqueles atores que dão um toque especial numa produção cinematográfica. Ele sempre atua de maneira atenciosa, sua entrega aos personagens é soberba. Ben, assume o personagem médico, onde mescla mistério e perigo. Mais uma vez, genial.

Creio que A Ilha do Medo não é uma obra-prima, daquelas para citar nas maravilhas da sétima arte. Porém Scorsese soube fazer seu trabalho de forma digna e magistral, o filme vale sim pela diversão. Uma diversão cult, inteligente e para quem quer conhecer as obras do diretor. É inteligente porque o filme faz uma alusão ao horror do nazismo, pacientes com a cabeça raspada, acomodados numas salas tenebrosas, parecidas com cavernas. A Ilha do Medo obteve críticas mistas, uns gostam outros não, sou do time dos que gostaram! Aprovei, é aquele filme para um sábado à noite, com pipoca, guaraná e os amigos. “O cais é o único caminho para entrar e o único para sair.”
    Bjoosss! Até mais!

Janiê Maia Cunha
    Mr. Wayne
    Mr. Wayne

Enviada em 11 de abril de 2016
    Um dos melhores suspenses que já vi, quando você acha que está entendendo o que se passa, o filme vai lá e mostra que você pode não estar certo, o final algumas pessoas consideram interpretativo...

SPOILER

Ele estava consciente de tudo que havia feito, mas preferiu fingir que recaiu e fazer a lobotomia, pois não suportava mais viver com seu passado.
    raphaelssouza
    raphaelssouza

Enviada em 18 de setembro de 2017
    Leo sempre fazendo esses filmes cabeça, o filme tem uma pegada boa com o público e deixa um ar de quem tem razão no final e quanto nosso cérebro é perigoso, as cenas dos ratos é sinistra e como 😂 e a cena dele com a mulher e caindo neve preta é linda como se fosse um quadro. #VaiPraEstante
    João Paulo S.
    João Paulo S.

Enviada em 10 de julho de 2013
    Um ótimo filme, recomendo. Durante todo filme você fica intrigado e vai vendo que existem mistérios na trama ( spoiler: principalmente com a revelação final
    ). Ação, suspense, dúvidas, tudo isso você vai ver nesse outro grande filme de Martin Scorsese e grande elenco.

Enviada em 24 de julho de 2017
    Obra primorosa! Um dos melhores filmes no gênero Psicológico já produzido, perfeito em quase todos quesitos, atuações formidáveis de SR; Ben Kingsley, Mark Ruffalo e Max Von Saidow, mas destaque maior para Leonardo de Caprio que está incrível em uma de suas melhores atuações, Roteiro é perfeito, trilha sonora é estupenda, fotografia é de impressionar, não dar pra entender como esse filme não concorreu a nenhum óscar, na minha visão merecia no minimo 14 indicações e 4 prêmios, mas....
    Talita Lopes
    Talita Lopes

Enviada em 1 de setembro de 2014
    Grande filme! A trama te prende do início ao fim. Com certeza assistirei novamente.
    Fabiano O.
    Fabiano O.

Enviada em 18 de abril de 2015
    O que um gênio do cinema como Martin Scorsese e um grande elenco podem fazer quando se trata em produzir um filme com base no suspense psicológico? Só coisa boa!
    É isso que foi feito em Ilha do Medo, onde mais uma vez Leonardo DiCaprio assume o papel principal em uma trama de Scorsese como Teddy Daniels, um delegado federal que junto com Chuck Aule, interpretado por Mark Ruffalo, vão até uma ilha que tem um hospital psiquiatrico para criminalmente insanos investigar o desaparecimento de uma paciente chamada Rachel Solando, uma mulher que afogou seus próprios filhos e por isso tinha ido para lá. Após encontrarem com o Dr. John Crowley, eles passam a conhecer os mistérios da ilha e quando acham a suposta Rachel, um furacão passa pela ilha, acabando com os sistemas de segurança o que ocasiona a fuga de vários prisioneiros dos pavilhões. Teddy então começa a confrontar-se com alucinações de sua esposa morta e também dos fantasmas do passado após presenciar muita morte na segunda guerra, e também de que o assassino dela está preso naquela ilha, além de encontrar o prisioneiro que o havia informado que a ilha fazia experimentos ilegais nos prisioneiros. Com toda a desconfiança que fica sobre estar sendo caçado pelos que controlam a ilha, Teddy fica uma noite em uma caverna onde encontra o que seria a verdadeira Rachel, que revela pra ele que a ilha é uma instituição que transforma em perigosos quem se opõe a seus métodos e por isso tenta prende-los na ilha e diz que se o pegarem irão fazer com que ele acredite que seja um paciente da ilha e que tudo era uma ilusão. Após encontrar o Dr. Crowley, o mesmo diz que a Teddy sua mulher morreu assassinada por ele mesmo depois de ela ter assassinado seus filhos (que ele alegava não ter nenhum) e que ele era paciente da ilha, e que seu nome era Andrew e que tudo era uma ilusão para convencer ele de que ele era um paciente perigoso, ja fazendo o telespectador interpretar o que seria a realidade e o que seria ilusão.
    Brilhantemente feito para "bugar" o cérebro de qualquer um e gerar as suas próprias interpretações. Atuação excelente de DiCaprio, deixando ainda mais de ser um rostinho bonito a ser um grande ator, e ótimas de Mark Ruffalo e Ben Kingsley como o Dr. Crawley. Scorsese outra fez dirige e produz com perfeição, confundindo com maestria a mente de quem o assiste, unindo realidade com ilusão, ultrapassando as barreiras do que seria mais racional. Muitos não gostaram exatamente por isso, mas nem todo mundo é perfeito, e combinada com excelente trilha sonora e fotografia como um dos melhores filmes do gênero.