Namorados para Sempre
    Ótimo
    Namorados para Sempre

Propaganda Enganosa

por Francisco Russo

Cuidado! Não se deixe enganar pelo romântico título nacional. Namorados para Sempre é excelente, mas é também um filme espinhoso. Daqueles que machucam não apenas pela história apresentada, mas também pela crueza com a qual seu desenrolar é apresentado. Uma espécie de Cenas de um Casamento dos dias modernos, por acompanhar o passo a passo de um relacionamento. Do encantamento à rotina, do amor ao ódio. Um percurso longe de ser uma certeza, mas passível de ser real com qualquer um.

Os holofotes estão sobre Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams), cuja história é narrada de forma não linear. Se em determinado momento pode-se ver seu presente, com todo o peso de um relacionamento de anos, no instante seguinte é mostrado um vislumbre do passado, quando ainda nem se conheciam. A conquista e o desgaste são exibidos em paralelo, com o espectador acompanhando ambos de forma a compreender particularidades desta história de amor. Para o bem e para o mal.

Por um lado, há a paixão. As cantadas engraçadinhas de Dean, a deliciosa piada politicamente incorreta contada por Cindy – cuja graça maior está no misto de vergonha e risos de ambos após ser dita –, os momentos mágicos por eles vivenciados. “Sabe quando toca uma música e você precisa dançar?”. Eles dançam. Em plena rua, ele tocando ukelele e cantando, ela dançando em frente a uma loja. Cena singela, simples, de um romantismo e beleza tocantes. Daquelas que se vê e torce, muito, para que o casal dê certo. Digna do péssimo título nacional, que tenta enganar o espectador ao fazê-lo acreditar que o filme seguirá por esta linha doce. Longe disto.

Namorados para Sempre é um filme que fala sobre a natureza do amor e seus desdobramentos, em diálogos profundos que refletem as dúvidas e variações de espírito de seus protagonistas ao longo dos anos. O compromisso, a dedicação, a paixão, os problemas, o desgaste, a rotina, as dúvidas. Estão todos lá, estampados de forma explícita nas atuações monstruosas do casal protagonista. Tanto Ryan Gosling quanto Michelle Williams têm atuações imensas, no sentido de imergir fundo nos personagens. Um trabalho refletido principalmente nos olhares, impactantes e por vezes surpreendentes. Em cenas onde não há diálogos, é através deles que se sabe com exatidão o que cada um sente.

A veracidade com a qual o relacionamento entre Dean e Cindy é apresentado por vezes incomoda. Não há concessões ao espectador. Ele é submetido a cenas duras, de forte impacto emocional, e outras doces que se tornam dolorosas por já se saber qual será o desfecho do casal. O contraponto entre amor e ódio por vezes se torna uma tortura psicológica, provocada intencionalmente pelo diretor Derek Cianfrance. Por isso mesmo é preciso cuidado. Namorados para Sempre merece ser visto, mas não pelos motivos insinuados no adocicado título nacional. O filme é muito maior do que isto.

• LELE
      podreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee não perca seu tempo vendo esse filme bosta quem gostou vai se fudese fosse para assistir a realidade nem filme eu assistiaVAIIIIIIIIIIIIII TOMA NO CU ESSA MULHER VACA , TRANSOU COM 26 HOMENS E É RABUGENTA DESSE JEITO? VAI CAGA NO MATO AAAAAAA EU TE AMO RYAN GOSLING
    • hewerton
      A sinopse do filme é a Seguinte: o cara corre atrás da mulher e a conquista, mesmo ela estando grávida de outro. Ele assume a criança, e venera a esposa de tal forma que só mesmo em filme, só por essa já bastaria para encerrar o filme. Contudo, a impressão que fica é que ela esperasse que ele fosse alguém na vida, pelo fato dele não ter grandes aspirações. Por fim, isso fica evidente quando ela encontra o antigo namorado numa conveniência dizendo que ela nunca saiu da cidade, que sempre morou ali. a lição é que não basta sermos bons e demonstrarmos o amor que sentimos, a impressão é que sempre falta algo.
    • Mila Santos
      Muito triste... ele tenta tudo, pede perdão e ela nada... o que deu para notar no filme é que ela quer que ele seja alguém na vida. Mas tudo mudou quando o ex dela apareceu. Sera que vai ter o 2?! ficou uma historia inacabada.
    • Angela Cristina Gomes Rabelo
      achei que apenas eu tinha visto o filme desta forma, o cara foi um excelente pai, de uma criança que nem era dele, bom marido, não vi razão pra ser deixado no motel e nem pra todo o barraco que ela permitiu que acontecesse no trabalho dela. Achei que o ponto negativo dele era fumar e beber muito.
    • Bruna R.
      Filme intenso e doloroso! É possível sentir empatia com os dois lados e entender a raiz da personalidade de cada um (família, claro). Emocionante e doloroso,