O Acordo
    Legal
    O Acordo

Mais drama, menos ação

por Lucas Salgado

Uma das maiores estrelas de Hollywood da atualidade, sendo conhecido como "salvador de franquias" após os trabalhos em Velozes & Furiosos 5 - Operação RioG.I. Joe - RetaliaçãoDwayne Johnson realiza um de seus trabalhos mais surpreendentes em O Acordo. Quem for assistir o longa achando que vai conferir mais uma ação sem cabeça do ex-lutador tem tudo para se surpreender. É claro que o filme possui algumas sequências de ação, mas o ator está longe de ser o herói que vai resolver tudo na base da porrada, como faz em algumas de suas produções.

A trama conta a história de John Matthews (Johnson), um sujeito que vive uma vida próspera nos negócios e também em casa, contando com uma bela e jovem esposa, e uma filhinha. Determinado dia, recebe a notícia de que seu filho, de um casamento anterior, foi preso por receptação de drogas, após uma armação de um pretenso amigo. Desesperado, Matthews não quer ver a vida de seu filho ir pelo ralo e decide fazer um acordo com a promotoria para ajudar em uma apreensão de drogas e diminuir a pena do garoto.

Engana-se quem pensa que o sujeito vai, de cara, pegar em armas e desmantelar toda uma rede criminosa. Ele age de forma ingênua, chegando até a apanhar por isso. Sim, veremos The Rock tomando coro no filme, e o melhor é que a cena não parece inverossímil, uma vez que o diretor Ric Roman Waugh consegue convencer o espectador da fragilidade, principalmente emocional, do personagem.

Dwayne Johnson sofre, e ainda deve sofrer por muitos anos, o estigma de ser um ator brucutu, sem muito talento ou personalidade. Mas esta ideia não poderia estar mais longe da realidade, ele já mostrou em produções como Be Cool - O Outro Nome do Jogo, por exemplo, que também possui um excelente timing cômico. Agora, ele prova, principalmente nas cenas em que seu personagem visita o filho na cadeia, que também é capaz de se sair bem em uma cena dramática.

O título original Snitch, que na tradução livre seria algo como "Dedo Duro", faz menção ao fato de que o protagonista deve se infiltrado em uma gangue para derrubar ao menos um traficante. Já o tal "acordo" do título nacional é relacionado com a parceria que fecha com a promotoria para salvar o filho. Trata-se de um exemplo de tradução não literal de título que funciona, pois continua relacionada com um elemento importante da trama.

Por mais que Johnson seja mesmo o grande nome de O Acordo, o longa conta ainda com boas participações de todo elenco. Susan Sarandon surge como uma promotora durona com pretensões políticas que vai explorar o desespero do personagem principal. Ela trabalha lado a lado com o agente da divisão de narcóticos vivido por Barry Pepper, que passará algumas dicas para John sobre como trabalhar infiltrado.

Destaque da série The Walking DeadJon Bernthal é outra boa surpresa do elenco. Ele interpreta Daniel James, um funcionário de John que deixou a vida do crime para trás, mas que é obrigado pelo chefe a se reconectar com fantasmas do passado para lhe colocar em contato com um grupo de bandidos. Harold PerrineauMelina Kanakaredes e um caricato Benjamin Bratt completam o elenco.

O Acordo traz uma trilha sonora um pouco exagerada e tem um roteiro enxuto que só falha um pouco no final, ao investir mais na ação. Ainda assim, o desfecho é satisfatório para o espectador.