Surpresas do Amor
    Muito bom
    Surpresas do Amor

UMA FÓRMULA CONHECIDA QUE DÁ CERTO

por Roberto Cunha

Uma das fórmulas para uma comédia dar certo é a escolha do protagonista. Um recurso muito utilizado é recorrer a uma dupla porque tem sempre a vantagem de um fazer "escada" para o outro. É o caso de Vince Vaughn e Reese Witherspoon, que já trabalharam juntos antes e mostraram boa química em cena. Vaughn, inclusive, fez Separados pelo Casamento há pouco tempo atrás, onde abordava as dificuldades no relacionamento a dois. Surpresas do Amor também fala do tema, mas inclui um elemento explosivo na fórmula: a família.

O início do filme revela um casal curtindo a vida, que se conhece muito bem e sabe, inclusive, quais serão os próximos passos um do outro. Para eles, se melhorar, estraga. Aí você descobre que eles conseguiram isso mantendo distância da família. Partindo dessa premissa, o roteiro (curiosamente) detona essa "sagrada" instituição para em seguida, através dos protagonistas, quebrar uma série de paradigmas e revelar descobertas (nem sempre interessantes) de um e de outro, mas que fazem parte da vida das pessoas e de qualquer casal.

Eles não acreditavam no casamento, nos "perigos da procriação" e, entre as máximas repetidas nos diálogos, uma é emblemática: "sem mentiras não há família". Por isso, inventavam sempre histórias diferentes e criativas para fugir dessa turma no momento mais "sagrado": as festas de fim de ano. Mas o destino resolveu pregar uma peça e os dois foram forçados a passar o Natal com os respectivos pais, divorciados. Daí o título original (Four Christmases), brincando com o número quatro. O longa fez muito sucesso nos Estados Unidos, mas não é uma comédia para morrer de rir. Tem algumas sacadas boas em diálogos, ritmo, mas se apóia mesmo nas cenas clichês do gênero como quedas de telhado, uma vovó sacaninha, irmãos grosseirões, apelidos de infância, fotos antigas, um pouco de escatologia aqui e outros exageros ali. E pronto. Não tem erro.

Um detalhe curioso foi a escolha de uma música do polêmico Gary Glitter ("Rock'n Roll Part II") para a cena da igreja. O filme foi produzido pela dupla protagonista e tem elenco de peso, com os conhecidos e premiados Robert Duvall, Sissy Spacek, Jon Voight e Mary Steenburgen. E ainda conta com a presença de um inchado Jon Favreau (Homem de Ferro) como um brutamontes que adora uma boa briga. Mas a força de Surpresas do Amor está na maneira bem humorada de contar essa história pra lá de simples: duas pessoas que se conheciam bem, mas se descobrem verdadeiros estranhos - justamente - ao entrar em contato com a família. A conta é simples: três anos juntos + quatro festas de Natal em família - zero de conhecimento mútuo = algumas risadas.