A Montanha Enfeitiçada
    Legal
    A Montanha Enfeitiçada

Poucos encantos e alguma magia

por Roberto Cunha

A nova aventura da Disney traz um tema que fascina os adultos e encanta os baixinhos: seres do espaço e naves espaciais. Mas é importante lembrar que, embora sejam do espaço, os visitantes nada se parecem com o eterno E.T. e não têm um décimo da simpatia de Wall-E. Na verdade, os adolescentes Sara (AnnaSophia Robb de Jumper) e Seth (Alexander Ludwig de Os Seis Signos da Luz) são iguais aos humanos (e loiros), mas com poderes especiais. Na abertura de A Montanha Enfeitiçada, uma série de manchetes de jornais e programas de TV são mostradas, falando sobre o assunto e a eterna negação do governo. Até que esses mesmos relatos indicam a queda de alguma coisa do espaço, nos dias atuais, nas imediações de Las Vegas.

É o começo da história que envolve um motorista de táxi, Jack Bruno (Dwayne "The Rock" Johnson de Agente 86), que é ex-piloto de corridas de demolição, a especialista em assuntos ufológicos Dra. Alex (Carla Gugino de As Duas Faces da Lei), os dois jovens alienígenas (Sara e Seth) e os vilões Major Henry Burke (Ciarán Hinds) e Siphon, um alienígena programado para eliminá-los os jovens a qualquer custo. Alheio aos recentes acontecimentos ufológicos, Jack leva dois passageiros fantasiados de guardas do filme Guerra nas Estrelas para uma convenção sobre ufologia. E, depois, leva a Dra. Alex ao mesmo destino. Contudo, Jack é surpreendido com os jovens alienígenas dentro de seu carro e os leva, sem saber de nada, para um local secreto no deserto. É quando começa a aventura e a deixa para Jack usar suas técnicas para escapar da perseguição. A sequência é muito boa e divertida. Destaque para o efeito especial da pick up "batendo" de frente com o menino do espaço. O objetivo dos jovens alienígenas é obter informações vitais sobre a Terra para salvar seu planeta da destruição pelos próprios habitantes (mensagem ecologicamente correta)e também evitar a invasão apregoada pelos militares de lá.

The Rock vai trilhando, e se firmando, em filmes infantis, mesmo caminho de outros artistas do universo "muito músculo/pouco cérebro". Com diálogos recheados de piadas engraçadinhas, o destaque vai para o momento, na convenção, em que Siphon passa por todos como se fosse alguém fantasiado, faz sucesso entre os presentes, e sai destruindo tudo para pegar os jovens. Aí um nerd vira para o outro e diz: "é a melhor convenção de todas!!" Hilário. O roteiro repete clichês que parecem ser obrigatórios em aventuras. Tem personagens caindo e gritando num escorrega que leva para algum lugar, a presença de um cachorro (pode ser outro animal) e música tema que se repete ao longo da produção. As mentiras nem precisam ser justificadas. É filme voltado para a família, diverte e os efeitos especiais cumprem seu papel. Para os que gostam de curiosidades, Jack é apaixonado por Mustang e cita verbalmente Bullit com Steve McQueen. A Montanha Enfeitiçada não tem encantos mil, mas tem lá sua magia que pode agradar os pais e seus pequeninos. Estreou primeiro nos Estados Unidos, mas não foi sucesso por lá.