Um Sonho de Liberdade
    4,8
    Você assistiu Um Sonho de Liberdade ?

Alberto S.
    Alberto S.

Enviada em 16 de setembro de 2018
    está entre os melhores filmes que já vi roteiro espetacular atuação digna de oscar filme perfeito do inicio ao fim
    Marco Silva
    Marco Silva

Enviada em 11 de agosto de 2018
    Surpreendente prova do amplo espectro de excelência da pena de Stephen King. Filme brilhante. Mesmo se alguém lhe contar toda a história, não receie: o filme vale por si mesmo, com o excelente elenco, condução tocante, ritmo adequado, enfim, VEJA!!! O protagonista é um inocente que, cumprindo pena, sofre e supera, vive intensamente o desnudamento das facetas humanas, inclusive revendo valores etc. Rico. Insisto: simplesmente VEJA!
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 8 de julho de 2018
    O medo pode te abraçar! A esperança pode libertá-lo!
    UM SONHO DE LIBERDADE (The Shawshank Redemption

O longa foi escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King. Lançado em 1994, o filme entrou para a história ao integrar a lista de um dos mais icônicos Oscars da história do cinema, juntamente com "Pulp Fiction" e "Forrest Gump" (o campeão absoluto daquele ano).

UM SONHO DE LIBERDADE foi indicado a sete Oscars (incluindo melhor filme, ator, roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha sonora e som) na cerimônia do Oscar de1995, um verdadeiro recorde para uma adaptação de Stephen King. Na minha modesta opinião: "Um Sonho de Liberdade" e "À Espera de um Milagre" são as duas melhores adaptações de Stephen King para o cinema, juntamente com o diretor Frank Darabont, que dirigiu com perfeição essas duas adaptações.

O longa conta a história do jovem banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), que foi inocentemente acusado de duplo homicídio contra sua esposa e o amante dela. Condenado a prisão perpétua, ele é mandado para a penitenciária de segurança máxima estadual de Shawshank, no Maine. Lá, Andy Dufresne conhecerá algumas pessoas e algumas experiências que mudará para sempre o sentido de sua vida.

UM SONHO DE LIBERDADE é mais uma pérola, mais uma verdadeira obra-prima dessa década genial para o cinema (que foi os anos 90). O filme é uma verdadeira lição de vida, fé, esperança, perseverança, com uma mensagem magnífica e surpreendente. Nos mostrando um mundo que explora sem nenhum pudor o abuso de poder, a violência contra o ser humano, o racismo, a corrupção, as injustiças que ocorrem dentro dos presídios, de uma forma muito dolorosa e doentia.

O personagem de Tim Robbins é a verdadeira reflexão no filme, é dele que surge as maiores reviravoltas de uma forma que deixa qualquer um completamente paralisado e sem reação. A maneira que ele usa a sua sabedoria com muita destreza é completamente incrível. Todo pensamento que ele utiliza, acreditando principalmente na esperança e na fé do ser humano, é algo sublime e genial. Não tenho como entrar em mais detalhes porque seria spoiler, e eu jamais quero estragar a magnífica experiência de todos que ainda irão assistir a esta obra de arte do cinema.

Tim Robbins está completamente soberbo no filme. Uma atuação forte, que ao mesmo tempo nos passava a delicadeza e o sofrimento que se instalava em seu coração, ao ponto de conseguir se expressar somente com um simples olhar. Tim conseguiu buscar a perfeição com competência e muita sabedoria em seu personagem, ao ponto de nos surpreender de uma forma genial ao final do filme, com uma reviravolta que teve uma ligação perfeita com toda história contada ao longo da trama - SENSACIONAL!!!

O trabalho entregue por Frank Darabont é de uma perfeição incrível! Impossível não notar a grandeza dessa obra em todos os seus maiores detalhes: como por exemplo o roteiro, que foi adaptado com muita maestria, de uma forma coesa e muito bem apresentada e trabalhada. Onde cada detalhe se interligava e nada ficava solto, ou mal explicado, tudo com muita harmonia e fluidez. A fotografia do gênio Roger Deakins é completamente sublime e esplendorosa, conseguindo atingir tamanha perfeição capaz de nos contar trechos da história somente com o uso da nossa imaginação. O grande Thomas Newman é o compositor da trilha sonora original do longa - outra perfeição! A edição, direção de arte, tudo funciona muito bem dentro do filme. Como os próprios cenários, que mesmo se passando quase que 100% dentro da prisão, não perderam a grandeza e a riqueza de detalhes (principalmente pela época em que o longa foi rodado).

O gênio Morgan Freeman tem mais uma atuação impecável dentro da sua grandiosa carreira, ele dá vida ao Ellis Boyd "Red" Redding, um contrabandista do mercado negro dentro da prisão. Um ser frio, obscuro, enigmático, misterioso, que cumpre pena há 20 anos, mas com a chegada de Andy Dufresne e com o tempo, eles acabam se tornando grandes amigos e isso mudará para sempre a vida de ambos. Morgan Freeman é um grandiosíssimo ator (e não é de hoje), que sempre nos brindou, nos emocionou e nos impactou com seus personagens memoráveis, e em "The Shawshank Redemption" ele tem mais uma belíssima atuação, conseguindo arrancar de nós mais um sentimento magnífico na cena final com Tim Robbins (merecidíssima indicação ao Oscar).

Sem esquecer de mencionar o grandioso e surpreendente trabalho de Bob Gunton (Samuel Norton), o religioso e severo diretor da penitenciária de Shawshank, que usava a bíblia com sua arma de punição aos detentos. Clancy Brown (Byron Hadley), o brutal capitão dos guardas da prisão, que agia com a maior frieza e brutalidade possível. E o já falecido ator James Whitmore, que interpretou com grande maestria o personagem Brooks Hatlen, o detento e bibliotecário idoso que estava preso desde os anos 1900. Adorei a atuação e o trabalho entregue por James Whitmore.

Eu vejo "Um Sonho de Liberdade" como um filme grandioso e muito importante, porém, muito subestimado por várias pessoas (que talvez não sentiu o que eu senti, ou não se identificou como eu) e principalmente pela academia na época, que não deu o verdadeiro valor para essa grande obra de arte. Talvez, muito por culpa da época e daquele Oscar, por estar em meio a dois filmes icônicos até os dias de hoje.

UM SONHO DE LIBERDADE é um belíssimo filme, que hoje, há quase 24 anos, ainda é uma pérola do cinema. O tempo fez muito bem para o filme, envelheceu muito bem, não tenho nenhuma dúvida que está entre os melhores filmes dos anos 90 e de todos os tempos. Uma verdadeira obrigação para todos os amantes do cinema!!![08/07/2018]

Enviada em 2 de julho de 2018
    Se pudesse daria todas as estrelas do céu, pois aqui se trata de um filme único e que jamais irá ter algum filme igual ou que pareça, por sua originalidade e qualidade. Elenco que conta com Tim Robbins, desde já digo que foi um absurdo imenso não ter concorrido ao óscar, Morgan Freeman , indicado merecidamente a melhor ator, mas perdeu para uma atuação única de Tom Hanks em Forrest Gump, aqui todo o elenco funciona bem, com atuações marcantes. Roteiro maravilhoso que funciona em todos os atos com tamanha perfeição que todos quando entendem a história ficam deslumbrados, tudo se encaixa, os diálogos são incríveis, uma direção segura, se preocupando com os detalhes de enquadramentos, fotografia e direção de arte impecáveis. Indicado a 7 óscar, uma pena que nesse ano concorre com outros dois grandes filmes, Forrest Gump e Pulp Fiction: Tempo de Violência, mas para mim Um sonho de liberdade é o melhor dos três. Temos aqui um filme eterno que faz você viajar ao melhor dos lugares, a um cinema lindo, límpido e cheios de sonhos e realizações.
    Carlos C.

.....
    ...

....
    ........
    . . . . . . . . . . . .......................... ... .. . . . . . . . . . . ...........

........
    Rodrigo  S.
    Rodrigo S.

Enviada em 28 de maio de 2018
    O nome já diz que se trata de um filme e tanto "Um Sonho de Liberdade", logo no início nos deparamos com o julgamento de Andy Dufresne acusado de matar sua mulher e o amante, condenado a duas prisões perpétuas ele é levado ao presídio de Shawshank, lá ele conhece Bed um prisioneiro com a mesma setença mas com vinte anos cumpridos, não demora e eles se tornam amigos, Andy passa por apuros, mas arruma um jeito de se adaptar ao presídio, como é um banqueiro logo começa a ter novas oportunidades no presídio, forma amigos e aos poucos vai ganhando espaço, mas quando descobre que foi vítima de um engano e preso injustamente, já com dezenove anos cumpridos, tudo muda de uma forma impressionante. Frank Darabont (À Espera de um Milagre) dirigiu fornidávelmente esse longa, baseado na história de Stephen King, imaginar parar numa prisão ja é difícil e injustamente pior ainda. Andy tinha um sonho de ser livre novamente, mas sabia que isso poderia demorar, ou nunca acontecer. Um filme com um roteiro fenômenal, história cativante, Morgan Freeman e Tim Robbins são incríveis e memoráveis nas atuações. Uma obra-prima do Cinema!
    Inesquecível!
    Marcus Moreno
    Marcus Moreno

Enviada em 26 de maio de 2018
    Não tem grandes efeitos, nada de extraordinário; a não ser a história: sensacional e os atores: de primeiríssima qualidade. Um excelente filme que sem dúvida alguma vale a pena assistir.
    Ronaldlk
    Ronaldlk

Enviada em 22 de abril de 2018
    Filme incrível, roteiro impecável, atuação brilhante de Tim Robbins e Morgan Freeman. Vale muito a pena assistir.
    Mauricio C.
    Mauricio C.

Enviada em 27 de março de 2018
    Um daqueles filmes que cativa você nos primeiros vinte minutos. Ótimo filme com uma otima atuação e bela narração do grande Morgan Freeman, sem contar a atuação do Tim Robins que é excelente.
    Allan S.
    Allan S.

Enviada em 11 de março de 2018
    Sem dúvida, o melhor filme que já assisti!!! Simplesmente espetacular, maravilhoso! Uma verdadeira obra prima