Tá Dando Onda
Média
4,2
2571 notas

29 Críticas do usuário

5
14 críticas
4
7 críticas
3
2 críticas
2
5 críticas
1
1 crítica
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
anônimo
Um visitante
4,0
Enviada em 18 de abril de 2019
Uma animação cômica bem satisfatória e despretensiosa que utiliza o recurso do mockumentary de forma muito engenhosa. Merecia uma sequência. NOTA : 8.0 / 10
Estevan Magno
Estevan Magno

5.234 seguidores 490 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 16 de fevereiro de 2013
Pinguins surfistas não me agradam, prefiro pinguins que cantam. Um desenho que tenta muito ser engraçado mas não consegue. Fico sem vontade nenhuma de surfar ao ver esses peixes surfando. Além de representarem o meu país como um desleixado e desligado, tudo bem que é verdade mas só nos temos o direito de dizer, não precisamos que um americano nacionalista nos diga. Fraco, não assista.
Rafael R.
Rafael R.

11 seguidores 9 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 26 de dezembro de 2013
Realmente incrível! Filmes sobre animais remetem um sentimento de tristeza, muita das vezes. Nessa animação, esses animais são divertidos e possuem as características humanas, principalmente da ganância. É muito interessante como o diretor que nos passar a mensagem da competição limpa e esforçada. Adorei! Uma nova temática é trazida nesse filme: o surf. É legal como os produtos conseguem fazer a competição como a real, com todos os trabalhos que ela dá aos participantes e aos realizadores. Uma das melhores animações da década de 2000.
Mísia M.
Mísia M.

37 seguidores 79 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 31 de agosto de 2015
Eh muito engraçado, o galo eh top demais! Gosto muito!
anônimo
Um visitante
2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Os estúdios da SONY ANIMATION com certeza se superou aos da DREAM WORKS e da PIXAR.Uma animação que é simplesmente nota 1.000.Muito bem elaborada e feita,ótimos personagens.Enfim,uma animação digna de OSCAR.
Anderson B.
Anderson B.

11 seguidores 49 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 19 de julho de 2013
Primeiro filme que meu filho viu no cinema, e achei razoável, personagens sem carisma e história chatinha, o Kadu era chato pra caramba o que salvou as risadas sem duvida foi o Frango. Se eu assistir em casa certeza que é cochilo certo. Aloha né fazer o que, dizem que o que vale é a intenção.
BgSilva98
BgSilva98

6 seguidores 49 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 21 de novembro de 2020
Otima animação, bons personagens e muito animados tbm, boa dublagem mas só acho que o enredo poderia ter sido melhor aproveitado 4/5 .
anônimo
Um visitante
5,0
Enviada em 11 de junho de 2025
Quando eu era criança, assisti Tá Dando Onda e pensei: "Que filme esquisito... pinguins surfistas? Cadê a moral da história? Cadê o plot?". Mas agora, anos depois, reassistindo essa obra-prima cinematográfica (sim, eu disse obra-prima), eu finalmente entendi: esse filme é uma viagem sem volta, e a dublagem brasileira é a brisa que te leva.

O Filme que Deveria Ser um Documentário Chato, Mas Virou um Cult Brasileiro

A premissa original é simples: um mockumentary (falso documentário) sobre pinguins surfistas, com uma história clichê de "jovem rebelde busca seu lugar no mundo". Se fosse em live-action, seria um filme da Sessão da Tarde esquecido no fundo do baú da Sony Pictures. MAS AÍ VEIO O BRASIL E DISSE: "Não, pera aí, nós vamos transformar isso aqui num trampo épico."

E assim nasceu a versão brasileira, onde:
- O protagonista não é mais "Cody Maverick", mas sim "Cadú Maverick" (nome de quem já nasceu com cara de quem vai te chamar pra um churrasco e sumir com a picanha).
- A cidade "Shiverpool" virou "Frio de Janeiro", porque sim, o Brasil não perde uma chance de zoar o Rio.
- E o Chicken Joe? Virou "João Frango", um personagem tão chapado de tranquilidade que parece ter fumado um antes de cada cena.

A Dublagem que Transformou Água em Cachaça

Se você assistir Tá Dando Onda no original em inglês, é tipo comer pão sem recheio: até sustenta, mas não tem graça. Agora, a versão brasileira? É um sanduíche de mortadela frito na manteiga, com queijo derretendo e um refri de guaraná gelado.

Destaques da dublagem:
- "Taca a mãe pra ver se quica!" – Frase que deveria estar no currículo escolar obrigatório.
- "Sentar no ovo é pra macho!" – Cadú provando que masculinidade frágil não existe no mundo dos pinguins.
- "Tá suave, mano..." – João Frango, claramente inspirado em um cara que passou a tarde na praia tomando breja.

Alexandre Moreno, o dublador do João Frango, merece um Oscar honorário. O cara transformou um personagem secundário no maior ícone filosófico do cinema brasileiro. Se Nietzsche fosse um pinguim surfista, ele seria o João Frango.

O Título que Humilhou o Original

"Surf's Up" (título original) é genérico pra caramba. Parece nome de desenho de sábado de manhã que você esquece depois do café. Agora, "Tá Dando Onda"? Isso aqui é poesia pura.

- "Tá Dando Onda" pode significar:
- Alguém surfando.
- Alguém arrasando.
- Alguém de boa na vida.
- Ou simplesmente um convite pra relaxar e curtir o rolê.

Ou seja: o título já entrega a vibe do filme.

O Legado: Memes, Filosofia e Surf Psicodélico

Esse filme não morreu. Ele se transformou em memes eternos.

- João Frango virou o patrono da filosofia "suave".
- "Taca a mãe pra ver se quica" é usado em tudo, desde discussões políticas até tretas de WhatsApp.
- E até hoje tem gente que assiste o filme só pra rir das adaptações BR.

Ou seja: Tá Dando Onda não é só um filme. É um estado de espírito. É a prova de que, com um bom time de dublagem, até a coisa mais sem graça vira ouro puro.

Veredito Final: 10/10, Surfou na Onda Perfeita

Se você nunca assistiu Tá Dando Onda na dublagem brasileira, você não viveu. É tipo nunca ter comido um pastel de feira ou nunca ter caído numa call de Discord às 3 da manhã. É experiência obrigatória.

E pra fechar com chave de ouro, deixo aqui a sabedoria do grande João Frango:

"Tá suave, mano... Relaxa e aproveita."

(Tradução: Assista esse filme. De novo. E de novo. Até decorar todas as frases.) ‍♂️
cinetenisverde
cinetenisverde

29.348 seguidores 1.122 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 16 de janeiro de 2017
O teste da nova televisão e novo tocador de Blu-Ray do quarto foi com essa primosora animação. A história gira em torno de Cody Maverick, um pinguim que deseja se tornar um ás do surfe, mesmo sem ter treinado muito, confiando apenas nas mensagens de auto-ajuda de Big Z, uma lenda do esporte que desapareceu misteriosamente durante um campeonato. Para quem deseja experimentar as diversas nuances de sua TV esse é um ótimo filme, pois além de ser uma animação e contar com contornos precisos e movimentos "realistas", ainda possui inúmeras tonalidades de cores e de luzes, pois a história se passa não apenas na praia, mas na floresta, durante a noite fria e o dia ensolarado ou nublado. Filmado com um tom documental, existem cenas que frequentemente voltam no tempo e que possuem o efeito de vídeo envelhecido cheio de ruídos.
Ailson J.
Ailson J.

2 seguidores 51 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 28 de outubro de 2024
O que a dublagem fez com "Tá Dando Onda" é realmente digno de premiação! Assistir ao filme com o áudio original pode ser entediante, mas a versão brasileira transforma essa produção medíocre em uma verdadeira pérola.

A dublagem traz um toque de humor e carisma que faz toda a diferença, elevando as piadas e os personagens de uma maneira que realmente ressoa com o público brasileiro. É incrível como uma boa adaptação pode mudar a percepção de um filme.

Aqui no Brasil, "Tá Dando Onda" se torna uma experiência divertida e memorável, digna de 10/10 na versão dublada. É um exemplo perfeito de como o trabalho de dublagem pode fazer com que um filme se destaque e conquiste o coração do público.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa