O Grande Truque
    Você assistiu O Grande Truque ?

Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 29 de julho de 2013
    Na minha opinião, a obra-prima de Nolan. A frase "olhe mais de perto" se encaixa perfeitamente nesse filme, que durante o filme mostra diversas dicas sobre o segredo final, "O Grande Truque", mesmo assim tem a capacidade de surpreender, nos mostrando o valor de saber guardar bem um segredo.
    Com ótimas atuações de Jackman e Bale, surpreende a pouca repercussão que teve, se comparado ao nível do filme. Poderia muito bem ser considerado o melhor filme da década. Se eu fosse recomendar 5 filmes a qualquer pessoa assistir, O Grande Truque com certeza seria um desses.
    Enviada em 28 de maio de 2019
    Não é um dos melhores de Nolan, ainda sim, um bom thriller psicológico de mistério. The Prestige é um filme de época bem atmosférico e envolvente, com uma trama instigante que conta com momentos de genuína tensão. Contando ainda com ótimos valores de produção e um elenco estrelado em performances realmente notáveis, com destaque óbvio para Christian Bale. A narrativa é um tanto maçante, em set pieces repetitivas, com idas e vindas nos conflitos que cansam, um jogo de gato e rato que nem sempre convence, uma história de rivalidade e vingança convencional, apesar do roteiro fazer de tudo para tornar o filme o mais original possível. Lá pro terceiro ato, uma série de reviravoltas apressadas, com explicações desnecessariamente complicadas, com malabarismos argumentativos e exibições técnicas em demasia, que tiram o público do filme, não conseguindo criar uma conexão emocional sólida com este. É claro que está longe de ser um filme ruim, aliás, Nolan é incapaz disto, em suma, O Grande Truque, apesar de alguns excessos técnicos e narrativa confusa, ainda vale apena pelo excelente elenco.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 29 de agosto de 2016
    “O grande truque” é um filme que pega um assunto meio batido e o deixa muito original , com um ótimo roteiro, complexo, mas ao mesmo tempo instigante e misterioso, o filme surpreende em alguns momentos, “Olhe mais de perto” é uma frase que é repetida no filme algumas vezes, parece que Nolan coloca isso no roteiro para falar diretamente para o telespectador, “Olhe mais de perto”, é isso que você precisa fazer, olhar mais e perto, pois o filme está cheio de dicas subliminares sobre o que é o grande truque, você precisa prestar atenção e se surpreendera, além disso, vale destacar as ótimas atuações de Hugh Jackman e Christian Bale, além da Scarlett Johansson e Michael Caine, e mesmo com uma trilha sonora fraca e uma fotografia escura, e um figurino e elementos de tela simples, ele convence, o filme ainda toca no assunto da obsessão do ser humano em ser o melhor, não importa o quão caro custe isso, e nesse aspecto Nolan é quase perfeito, falta algo na obsessão dos personagens, talvez seja o fato da obsessão deles estarem diretamente ligados com a razão. Além de mostrar o histórico Tesla, vemos um pouco sobre o mundo das ilusões do final do século XVIII, de uma forma tão surreal que hoje pareceria mágica, falando em mágica, é legal como o filme deixa claro que a mágica de verdade é a ciência, e que as obsessões não valem o preço das pessoas que amamos. O filme e bom surpreende pelo roteiro e atuações, mas de resto é comum, até meio conservador demais para um filme sobre mágica e ilusionismo.
    Victor N.
    Victor N.

Enviada em 5 de outubro de 2013
    Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la. O filme é super tenso, te prende do primeiro minuto até o último segundo. Algumas pessoas que ainda não assistiram o filme podem até pensar que é outro filme de mágica sem graça, mas "O Grande Truque" vai muito além de um filme de mágica, é um suspense com uma pitadinha de fantasia. O filme é super bem estruturado, espetacularmente bem escrito por Christopher Nolan e seu irmão Jonathan Nolan, super bem dirigido e as atuações são muito convincentes pois todos os atores se entendem bem na trama. E como não falar do final do filme, foi espetacular, algumas pessoas acham que o foi injusto, bem, estas pessoas tem que assistir novamente. "O Grande Truque" é, com certeza, um dos três melhores filmes que já assisti em toda minha vida.
    Léo B
    Léo B

Enviada em 25 de novembro de 2013
    Acabei de assistir o melhor filme da minha vida, contei pelo menos umas 5 ou mais reviravoltas, o filme te prende, te surpreende, te faz querer saber como ocorrem os acontecimentos, se pudesse dar 10 estrelas, daria 11, melhor obra de Nolan, destacando os atores, papel discreto de Scarlett mas não tira o mérito, melhor filme de suspense/mistério!
    Biel81
    Biel81

Enviada em 30 de julho de 2013
    Nunca pensei que um filme sobre mágica pudesse ser tão bom. O tema é ótimo, porém é facílimo cair em clichês e transformar o filme em apenas mais um. Aqui porém, Christopher Nolan faz um trabalho magnífico e, após assisti-lo, virei fã incondicional do diretor. A história do mágico obcecado por superar o rival é sufocante e fascinante. O final é incrível e te deixa de boca aberta e pensativo por dias.
    P.S. O filme fala várias vezes sobre as três partes de uma mágica e no fim ele te mostra que o próprio filme é uma grande mágica. PERFEITO!
    Eliana M.
    Eliana M.

Enviada em 10 de novembro de 2013
    ótimo filme ,suspense do começo ao fim, Hugh Jackman perfeito na sua atuação, um dos melhores filmes de suspense que já assisti,!!!
    Lucas P.
    Lucas P.

Enviada em 25 de janeiro de 2014
    Meu Deus Do Céu ! Esse filme é Fantástico !!!!!! Todo mundo precisa assistir.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 18 de setembro de 2019
    Filme obrigatório... monstruoso. A trama toda repleta de voltas surpreendentes, um final apoteótico, um grande roteiro e elenco violento. Obrigatório.
    Jc V.
    Jc V.

Enviada em 16 de outubro de 2017
    Nolan ganhou notoriedade por seus filmes com roteiros imaginativos e cheios de reviravoltas incríveis, além de um realismo e apelo filosófico incomuns em grandes produções. Todas essas características estão presentes em O Grande Truque, mas de forma atrapalhada e forçada. A astúcia e arrogância de Nolan acabam o traindo nesse filme, como uma faca de dois gumes.
    A história narra a origem da rivalidade entre dois amigos aspirantes à ilusionistas, marcada pela diferença radical de suas personalidades. A morte da esposa de um deles durante um espetáculo dá início a um jogo de armadilhas entre os dois que resulta em lesões, sequestros, mutilações até a morte e a prisão. Durante o começo isto parece interessante, mas com o desenrolar a história fica doentia demais, a loucura e a infantilidade dos rapazes toma rumos de muito mau gosto.
    De fato, a loucura e a obsessão são os pontos que conduzem a trama, sendo a rivalidade exposta não apenas através dos jovens mágicos, mas também na subtrama que envolve Tesla e Thomas Edison, figuras históricas muito interessantes. Este é o ponto alto da trama. Porém, da metade pro fim a coisa toma rumos questionáveis.
    Como todo filme de Cris Nolan nos promete uma grande reviravolta esse não é diferente, porém essa reviravolta - personificada na dupla persona do personagem de Bale - é muito previsível, então o diretor aposta numa reviravolta bizarra: A máquina de clonagem de Tesla.
    Essa sacada é muito boa, porém destoa escandalosamente do tom de realismo do resto do filme. É como se o Superman aparecesse num filme do Sherlock Holmes e usasse a visão de raio x pra desvendar o crime. Seria muito surreal, é inesperado demais e de mau gosto. A fim de garantir uma reviravolta no seu filme Nolan acaba traindo seu roteiro, com uma solução "tirada da cartola", com o perdão da piada.
    Cheio de analogias entre ilusionismo, vida e cinema esta película peca pelo excesso de ousadia, ou melhor, por não saber conduzir isso de forma adequada. A moral da história é ambígua, fica um sentimento de injustiça pois parece que o personagem mais arrogante e culpado vence no final. Uma mensagem que ressalta o talento ao invés do trabalho árduo. Isso é válido, mas a mim não agradou.
    A direção, fotografia, trilha e atuações são perfeitas, o uso de diferentes linhas de tempo é usada com maestria ímpar e, como disse, até a metade da história tudo é perfeito. Mas o final é muito estranho, nos deixando com um sentimento ruim sobre toda a experiência. Se optassem por um final mais humilde, com menos reviravoltas e mais coerência, tudo poderia ser melhor.