Vôo United 93
    3,6
    Você assistiu Vôo United 93 ?

Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 9 de maio de 2017
    Vôo United 93, Filme dirigido por Paul Greengrass que concorreu ao Oscar 2007 de Melhor diretor perdendo para Martin Scorcese.
    O filme é baseado na história verídica e já mundialmente conhecida dos atentados aos EUA em 11 de setembro de 2011. Dois aviões se chocaram contra o World Trade Center em NY, enquanto outro avião acertou em cheio uma parte do Pentágono... um quarto avião estava rumando para outro ponto dos EUA, porém o mesmo foi derrubado antes de chegar ao seu destino, e é essa a história contada no filme.

O Vôo 93 da United Airlines decolou com quatro mulçulmanos á bordo que tinham a missão de acertar algum ponto importante dos EUA, eles tomam controle do vôo no meio da viagem, conforme o avião é tomado, os passageiros começam a contatar seus familiares escondidos e ficam sabendo que o WTC foi atingido por dois aviões e mais um atingiu o pentágono, ou seja, é uma ataque terrorista em conjunto ao solo norte americano. Os mesmos chegam á conclusão que o avião deles não foi sequestrado e que na verdade é um ataque suicida, então decidem tomar uma atitude, uma vez que se não fizerem nada, morrerão da mesma forma.

Antes de falar do falar do filme, essas pessoas são verdadeiros heróis, pois resolveram tomar uma atitude contra seus sequestradores, uma vez que se o objetivo deles fosse realizado ocorreria mais mortes, e outro golpe duro seria dado no povo norte americano. Sabendo que são suas últimas horas e tendo a coragem de se despedir de seus entes, ainda firmes e fortes o suficientes para tomarem a decisão de impedir que os mulçulmanos realizem seu objetivo é nada mais que uma atitude de verdadeiros heróis, seres humanos que precisam ser lembrados para o resto da história humana.

Em se tratando do filme, Greengrass fez um excelente trabalho, nos entregando um filme que nos envolve e nos prende a atenção (apesar do começo um pouco parado). Greengrass preferiu não ter nenhum protagonista no filme e focou na luta entre os passageiros e seus sequestradores, o enredo é bem coeso, as partes que se passam no controle de tráfego aéreo e nas forças armadas americanas são muito bem dirigidas e construídas, atuações bem consistentes dos atores, e alguns ali eram pessoas reais e não atores, pessoas que trabalharam naquele dia e estavam ali para completar o elenco do filme. É incrível você assistindo e perceber o quão despreparados estavam os EUA para um ataque desta magnitude, os envolvidos mais gritavam uns com os outros buscando soluções e respostas do que realmente traçando planos convincentes e certeiros para resolverem aquela situação tenebrosa, tudo isso graças á PÉSSIMA E HORRÍVEL administração do atual presidente George W. Bush filho.
    Acho que ficou faltando algo a mais no filme, ele vai direto ao ponto e ficou faltando nos envolvermos mais com alguns dos passageiros do vôo, não nos afeiçoamos a nenhum, apenas nos solidarizamos com o fato real que aconteceu e que presenciamos em filme, este é o único ponto fraco do filme.

Acredito que Greengrass recebeu a nomeação no Oscar mais pelo fato do filme ter um apelo patriótico pelo que aconteceu de tão horrível naquele 11/9, por mais que tenha ganho o BAFTA nesta categoria, achei a nomeação um tanto quanto exagerada, Greengrass faz simplesmente sua obrigação, nos entregar um ótimo filme de um tema tão triste e tão procurado pelas pessoas do mundo todo, não vi nada demais em sua direção, só uma competência justificada.
    Já o prêmio de melhor edição no BAFTA e a indicação no Oscar para a mesma categoria foi acertada, o filme é soberbamente bem editado, e se não fosse o filme de Scorcese (Os Infiltrados), que levou o prêmio, poderia facilmente ter levado o Oscar para casa.

Vale o destaque para Khalid Abdalla que fez um dos sequestradores do avião, o mesmo é o protagonista de 'O Caçador de Pipas', um ótimo ator, que faz um trabalho muito competente no filme, uma veia artística sem igual. Omar Berdouni também chamou minha atenção no filme, tem uma atuação bem ofegante, impactante, você a ameaça em seus trejeitos.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 14 de abril de 2019
    Filme muito fraco, atores fracos, atuações fracas, e mal dirigido, a única coisa que atraí pra assistir o filme é a história real do voo, por trás do filme, mesmo assim não salva filme.
    Sidney
    Sidney

Um belo filme, retratando o ocorrido dos aviões ao atentado nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. A direção de Paul é muito boa, conseguiu prender minha atenção o tempo todo. O elenco apesar de ser desconhecido, conseguiram com muita competência fazer um trabalho. Muito bom.
    Daniel
    Daniel

Gostei muito do filme. Ele foi capaz de provocar um profundo silêncio na sala do cinema que eu estava e várias vezes me vi totalmente rendido ao espírito sufocador do fato - e bem retratado no filme. A única crítica é que não consegui distinguir facilmente quando era o controle das forças aéreas estava em cena ou o controle do príprio aeroporto... mas é muito bom!
    Dirceu H.
    Dirceu H.

Enviada em 18 de agosto de 2014
    A não ser que você seja viúva de uma das vítimas do voo 93, não há motivo nenhum para assistir o filme. São 90 minutos de uma história que poderia ser contada em menos de 30. Os outros 60 minutos são uma dose de patriotismo estadunidense que pouco interessa a nós e o resto, puros dramas familiares, choros (extremamente insuportáveis na versão dublada) e diálogos longos e desnecessários. Se a ideia era passar emoção e drama, falou miseravelmente. Os diálogos telefônicos e atitudes melodramáticas irritam e não despertam nem um pouco de empatia do espectador com os personagens. O único sentimento que o filme consegue passar é angústia. Não pelas vítimas, mas pela vontade de que o filme acabe logo.
    Condessa de Monte Cristo
    Condessa de Monte Cristo

Enviada em 12 de setembro de 2014
    O momento mais sufocante foi a luta pela sobrevivência dos passageiros em seus últimos segundos de vida. Agora sei o verdadeiro significado da colocação: O silêncio que precede o esporro.
    JC
    JC

Enviada em 20 de janeiro de 2019
    Ótimo thriller, que bem representou como um bando de fanáticos religiosos alucinados destruiu a vida de milhares de pessoas, seres humanos, não importa se são brasileiros, americanos, indianos. Muito boas atuações e boa direção de filmagem. Aí vem idiota aqui reclamar de melodrama. DEVE SER PORQUE SUA MÃE NÃO ESTAVA LÁ!
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 28 de dezembro de 2020
    Um ótimo filme que emociona, me coloquei no lugar das vítimas do avião e TB no lugar dos familiares. Uma história muito triste, de um fanatismo louco q põe outras pessoas em risco e várias outras a sofrer.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 10 de janeiro de 2017
    Filme sem protagonistas, e sem atores renomados, mas mesmo assim uma obra muito boa. A câmera tremida da um realismo maior. E os 5 minutos finais são de tirar o folego. Muito bom!
    Cid V
    Cid V

Enviada em 16 de julho de 2019
    Um vôo parte de Nova York com destino a San Francisco. Entre os passageiros se encontram um grupo de terroristas. Os controladores de vôo começam a perceber que ocorrem desaparecimentos seguidos de aviões.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2019/07/filme-do-dia-voo-193-2006-paul.html