Forrest Gump - O Contador de Histórias
    4,7
    Você assistiu Forrest Gump - O Contador de Histórias ?

TIAGO BRAYON RODRIGUES DOS SANTOS
    TIAGO BRAYON RODRIGUES DOS SANTOS

Enviada em 20 de março de 2023
    simplismente forrest gump(emoji de sigma) melhor que eu vi em tofda minha patetica e ridicula existencia nesse universo tao sombrio e feio
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 4 de março de 2023
    Revisto em 01/03/23
    "Nem preciso contar como filme é bom, e que faz parte do best seller cinematográfico".
    Leonardo A
    Leonardo A

Enviada em 12 de fevereiro de 2023
    Eu não gostei. Tecnicamente é um exercício fantástico de colagem e edição. Mas não entendi a mensagem implícita (se há alguma).
    Fernanda Perez Fabbris
    Fernanda Perez Fabbris

Enviada em 11 de fevereiro de 2023
    Filme bem escrito, inteligente, envolvente. Os personagens são ótimos. A costura que o filme faz com alguns fatos reais é impressionante, isso me faz amar mais ainda este filme. Não imagino alguém que possa não gostar de Forrest Gump!
    anderson santana
    anderson santana

Enviada em 5 de dezembro de 2022
    Um dos filmes mais importantes da carreira de Tom Hanks, Forrest Gump marcou época e continua sendo uma referência Cult.

O filme relata a vida de Forrest, que é narrada por ele mesmo em primeira pessoa. O que é fantástico no filme, é a capacidade de trazer uma variedade de histórias, que vão desde as mais tristes até as mais engraçadas.
    Elias da Silva Corrêa
    Elias da Silva Corrêa

Enviada em 19 de novembro de 2022
    um excelente filme com uma história envolvente e emocionante. atuação incrível do Tom Hanks.
    Conta história de superação, é engraçado, e ainda conta histórias reais no meio disso tudo.
    saysayurii
    saysayurii

Enviada em 9 de novembro de 2022
    me emocionei com a história e o personagem, ao mesmo tempo que eu dei boas risadas eu também chorei bastante, mesmo apanhando ele nunca desistiu e é incrível isso. Uma inspiração.
    Jardel Ferreira
    Jardel Ferreira

Enviada em 16 de setembro de 2022
    Gostei do filme mais achei tão calmo que em nenhum momento entrei em imerção, mais as cenas dos foi e contexto que ele da as coisas no começo são fortes ou cômicas
    DANIEL BARRAL
    DANIEL BARRAL

Enviada em 14 de setembro de 2022
    Maravilhoso. Esse sem duvida alguma é meu filme favorito com Tom Hanks, história, enredo, e atuações maravilhosas. Tom Hanks ficou sensacional como Forrest Gump. Até chorei vendo esse filme. Muito bom mesmo, recomendo.
    Mizael Felex
    Mizael Felex

Enviada em 2 de setembro de 2022
    Logo no início de “Forrest Gump (1994)”, vemos uma pena cair perto dos sapatos de Forrest. Já aqui somos apresentados a dois símbolos importantes do filme: os pássaros e os sapatos.
    Quando a mãe do garoto fala que seu pai encontra-se de férias, ele está a contorcer os pesinhos.
    A influência dele à história do rei do Rock está ligada também às pernas.
    O problema na coluna o concede “sapatos mágicos”. Estes são destruídos na emocionante e famosa cena em que o garoto corre livremente. É aqui onde começo a falar de Jenny: é ela quem está o motivando, proferindo a frase que aqueceu os coraçõezinhos emotivos da geração e irá aquecer os de tantas outras. Guarde esta referência a Jenny, pois já voltarei a falar dela. Na verdade seguirei na personagem, mas agora partindo para o outro símbolo valioso que mencionei: Quando Forrest vai em sua casa e ela quer escapar das mãos nojentas de seu progenitor, ela ora para que Deus a transforme em um pássaro, para que possa voar para longe. Vários pássaros aparecem perto alçando voo, Como se fosse um recado de Deus: “Tá bem”.
    A oração dela será atendida como uma solução melhor do que a sugerida por ela, contudo, não demorará muito para que ela esteja querendo virar pássaro de novo, dessa vez, cogitando suicídio. Sua sapatilha aparece um pouco solta do pé, e este é o segundo momento em que nossos símbolos se abraçam (lembra-se da pena no sapato? Esse foi o primeiro, pelo menos nas minhas contas).
    Nossa querida Jenny irá mais uma vez pensar em suicidar-se utilizando-se de sua incapacidade de voar. Um close up mostra seus saltos.
    Vou inserir outro personagem de penetra, só para lembrar que após perder suas pernas acaba o sentido da vida para ele, que antes já havia demonstrado sua obsessão pelos pés e meias. Isso mesmo: Tenente Dan.
    Agora voltemos para nosso casal favorito: quando se reencontra com o passado, Jenny joga suas sapatilhas no símbolo de sua infância atormentada. Descalça, chora no chão capturada em um belo enquadramento.
    Quando finalmente Forrest e Jenny casam-se, Tenente já está com pernas novas, uma linda esposa e a felicidade de volta em seu rosto barbeado. Jenny celebra a cerimônia descalça, dessa vez não como um símbolo de tristeza, mas de reconciliação e superação do passado.
    Agora vamos fechar todo este ciclo que iniciamos, e logo você sairá da fase do “nossa, que incrível! Não tinha prestado atenção nisso! Mas e aí? O que tem?”: No túmulo de sua amada, Forrest é filmado olhando para trás quando pássaros alçam voo ao horizonte enquadrado na mesma direção do túmulo . A pena mais uma vez volta ao lado de seu sapato. Alça voo á morada dos anjos e despede-se de nós.
    Ciclo fechado. Leitor na mesma fase. Sigamos o esclarecimento. Os pássaros, as penas e até os anjos são símbolos da liberdade e da felicidade. É realmente feliz a pessoa que sabe para onde tem que voar, e segue seu caminho com plenitude. Jenny deseja isso, mas suas circunstâncias a afastam desse objetivo, cada vez mais sugada pelos seus dramas, ela não consegue encontrar sua identidade e ser feliz. Forrest será seu salvador, a incentivando, defendendo-a, mas sobretudo dando-lhe o maior presente que poderia dar: seu amor encarnado em um filho. Ela, por sua vez, consegue ser o pássaro que Forrest precisava. Ele é uma pessoa que segue seus objetivos com afinco e bondade, e estes objetivos são delimitados pela vontade de se entregar e ajudar as pessoas que ama, sobretudo Jenny, seu maior amor. Mesmo distante e o desprezando, ela o inspira.
    Os sapatos são símbolos do caminho que se deve percorrer e dos caminhos pelos quais já se percorreu. São nosso destino. Machado de Assis já havia dado autonomia aos sapatos e pernas, como se eles decidissem nosso caminho e nosso porvir. Deixar o sapato é desistir da estrada da vida, se afundar no desnorteamento. Correr, andar, isto é estar vivo. A pena ao lado do sapato é a representação do homem que voa com os pés no chão. Que é livre em seu caminho. Podemos voar, ser pássaros para outras pessoas, estar calçados e deixar que nossas pernas nos levem para onde devem ir. É este caminho que o filme nos mostra possível e belo.
    Com seus símbolos, exemplos e frases, Forrest Gump mostra o poder do cinema, o poder da vida.
    Satisfeito, leitor? Espero que a paciência tenha te levado para a outra fase. A que se impressiona com a frase de efeito do final, embora eu não nutra muita esperança que tenha conseguido provocar isso.

Quer ver comentários sobre mais filmes e aprender a estudar cinema vendo cinema? Siga @anima_cinema no instagram