Túmulo dos Vaga-Lumes
Média
4,5
919 notas

109 Críticas do usuário

5
83 críticas
4
18 críticas
3
4 críticas
2
3 críticas
1
1 crítica
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Ricardo L.
Ricardo L.

63.038 seguidores 3.148 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de agosto de 2017
Mais que uma obra prima, uma sensação de ter viajado a outro mundo e ter sofrido junto com a pequena Setsuko e o menino Seita, eles emocionaram o mundo com um sofrimento inacabável, a 2° guerra mundial e suas dores transmitem uma tristeza enorme. O tumulo dos Vaga-lumes tem um roteiro baseado em fatos reais e assim reflete seus feitos do inicio ao fim, coloco essa obra como uma das melhores animações de todos os tempos e entre os 100 melhores filmes da história. ainda estou em êxtase com essa história linda e ainda mais Triste.
Carlos Henrique S.
Carlos Henrique S.

13.751 seguidores 809 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 18 de abril de 2020
Se você procura por uma divertida animação para ver com a família essa definitivamente não é a escolha correta,Hotaru No Haka é uma animação extremamente dura triste e sua história é tão bem conduzida que a tornou um clássico Japonês.

O filme segue um casal de irmãos em plena a segunda guerra mundial,a mãe deles acaba sendo atingida pelos bombardeios e morre,os dois agora terão que morar com uma tia já que o pai está na guerra mas ao verem que a situação é desconfortável eles decidem morar na floresta tendo como companha apenas os vagalumes.A história é do livro "Haturo no Haka" de 67 que foi brevemente inspirado na história de vida do escritor Akiyuki Nosaka.Lançado em 1988,o filme é um marco,seu modo de contar a história de maneira devastadora conquistou o coração é as lágrimas o público.

A direção é do Isao Takahata,ele dá vida a animação,é incrível como o filme passa o tempo todo em uma narrativa intensamente melancólica.A maior virtude o filme é saber escrever os personagens,eles são desenvolvidos de maneira exemplar,a dupla de irmãos formada por Seita e Setsuko possuem um laço de irmandade belíssimo,e o diretor reforça essa união nos pequenos detalhes.Seja ele num simples olhar entre irmãos ou até o consolo do irmão mais velho a sua irmã que ainda é inocente demais.A jornada entre os dois é construída de uma maneira quase fúnebre,o que é aumentada pela excelente trilha sonora que evoca ainda mais a sensibilidade de quem assiste.E o diretor não foca só na tristeza dos irmãos como também sabe usar o cenário caótico de guerra que desfilava famílias,vemos corpos no chão e vilas sendo destruídas,indo consigo memórias é entes queridos.A animação é muito bem feita também e os traços dão mais profundidade as emoções dos personagens.Quando vamos chegando o fim,temos a certeza de que essa história não acabará bem,há um presságio pelo desastre inquietante que culmina em momentos extremamente tristes.

Hotaru No Haka é um filme duro e realista,possui um enredo tocante que desenvolve esse casal de irmãos em meio a guerra,seus momentos singelos e alegria são grandes representações da inocência e do amor.É um filme que definitivamente você tem que estar preparado,pois essa história vai conquistar você.
Felipe F.
Felipe F.

3.714 seguidores 758 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 31 de dezembro de 2019
Uma animação melancólica e tocante, um murro no estômago, uma crítica forte ao ser humano e ao nosso mundo, lindo filme, perfeito em todos os sentidos, prepare as lágrimas.
Camilla M.
Camilla M.

682 seguidores 253 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 11 de fevereiro de 2015
Acho que assistir só uma vez já está de bom tamanho, porque essa única vez já vai servir pra causar um estrago no seu emocional e já vai conseguir fazer com que você pense se tudo isso da sua vida vale a pena quando na verdade existem coisas mais importantes como o quanto uma guerra pode danificar a vida de alguém.
Yanko Rodrigues
Yanko Rodrigues

366 seguidores 254 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 24 de março de 2020
Um filme que não pretendo ver nunca mais, de tão pesado que é. Um filme emocionante, que retrata muito bem o quê acontece com várias pessoas durante a guerra. É disparado o melhor filme dos Estúdio Ghibli. Me segue no Adorocinema para não perder nenhuma crítica minha.
Carlos P.
Carlos P.

262 seguidores 431 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 13 de setembro de 2022
Se normalmente os filmes desse estúdio focam na beleza das coisas, esse filme é puramente tristeza. A triste realidade.
O filme mostra a busca pela sobrevivência de dois irmãos no Japão durante a Segunda Guerra.
Parentes mortos, fome, dificuldade em comprar comida, sacrifícios...novamente...a triste realidade.
spoiler: O final trágico não é surpresa. Pelo contrário, é quase como se o filme todo fosse anunciando a tragédia. O que não diminui em nada o impacto.

Talvez tenha sido o filme mais triste que eu já vi. E não falo no quesito do impacto, de me fazer chorar mais que outros, etc. Mas a "constância da tristeza" é algo que eu não tinha visto até o momento.
Birovisky
Birovisky

227 seguidores 196 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 17 de novembro de 2017
Impossível não chorar confiram sem espaços em: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/11/17/rezenha-critica-tumulo-dos-vagalumes-1988/

Provavelmente você já ouviu falar de animações ou desenhos que não foram feitas para criança assistir, Túmulo dos Vagalumes é um exemplo a ser seguido religiosamente, tanto que já imaginando o que estava por vir procrastinei a sessão por muito tempo porque sabia que ia chorar a qualquer momento. Se você nunca ouviu falar desta obra prima precisa perder cinco minutos do seu tempo lendo esta “rezenha” crítica para descobrir o que está perdendo e assistir, a boa notícia é que tem no Youtube as versão Dublada e Legendada completas!

Já no primeiro minuto você sente a pegada que aquilo ali não é feito para crianças mesmo, o jogo de cores saturado com sombras, mais o encontro fúnebre do espírito do protagonista com seu corpo falecido dói na alma, seco e direto. Ali a obre te prende não tem jeito.

Túmulo dos Vagalumes narra a trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Toda a história é narrada pelo irmão mais velho Seita após sua morte. Uma história angustiante, triste e dolorosa que, apesar de relatar acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, está pouco interessada em relatar causas militares e sim em falar sobre as vítimas, muitas vezes silenciosas.

A estética da animação com a trilha sonora melancólica com arranjos em violino contribuem para a demasiada tristeza. Os 88 minutos de duração passam voando e são tão intensos quanto uma marretada na cara, você fica com a cara inchada.

Os japoneses conseguem nos fazer sentir na pele o que as pessoas daquela época sentiram, seja por racionamento de recursos, catástrofes, genocídios e pessoas tendo de viver em situações calamitosas, tudo isso é nos enfiado “guela à baixo” e é difícil de digerir porquê até em filmes ou vídeos reais o choque é menor, na verdade eles não enfeitam nada, e acho que vou guardar para sempre uma cena em especial da mãe dos irmãos toda queimada, aquilo não é fácil “desver”.

Os traços são conhecidos, pertencem ao Estúdio Ghibli, que já fez outras obras primas como A Viagem de Chihiro e Vidas ao Vento (crítica aqui) por exemplo.

Existem outros exemplos de animações que são conhecidas por terem sido feitas para adultos, além de Vidas ao Vento já citada e com “rezenha” crítica aqui no blog poderia também citar Mary e Max: Uma Amizade Diferente (crítica aqui) e Minha Vida de Abobrinha (crítica aqui), Akira e entre tantas outras, inclusive do Estúdio Ghibli que são especialistas em nos fazer chorar.

Se for assistir esteja preparado com lencinhos umedecidos e embarque no porão da guerra, aquilo que ninguém quase mostra.

Iria assistir de novo? Com certeza.

Minha nota é 5/5.

E você o que achou do filme? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog.
FOCA
FOCA

31 seguidores 69 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 14 de fevereiro de 2014
O Filme é lindo, triste e verdadeiro. Mostra ao poucos as consequências que a guerra gera para sua população, que fica marcada na frase dita pela tia dos protagonistas "Os soldados não são os únicos que sofrem". E assim seguimos com a luta pela sobrevivência de duas crianças órfãs num japão cada vez mais desolado. A indiferença, o desespero estão presentes mas acima de tudo a cumplicidade entre os irmãos. O filme é um grande bombardeio de emoções. ;D
DANIEL BARRAL
DANIEL BARRAL

26 seguidores 229 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 13 de novembro de 2025
Primeira vez que eu assisto um filme do Studio Ghibli. Esse filme é um dos filmes mais tristes que eu já vi na minha vida e têm uma linda mensagem. Futuramente verei outros filmes do Studio Ghibli. Obra-prima. É um daqueles filmes que te faz refletir e pensar por dias.
Nabokova
Nabokova

16 seguidores 112 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 26 de janeiro de 2023
Li q qdo foi exibido no Japão concomitantemente a Totoro (os dois são de 1988), perdeu bilheteria, pq quem viu Totoro queria ficar com essa lembrança e não com a trágica de Vaga-lumes. São os fatos representando minha opinião pessoal: o desenho é artisticamente lindo, como imagem, diálogos, MAS, é um DESENHO. Fazer um desenho não é só contar a história de um filme de maneira ilustrada. Todo longa desenho, mesmo drama, tem alguma msg de esperança, lição, fantasia, entretenimento, um deles, MÍNIMA q seja. Isso q diferencia. Vaga-lumes não tem nenhum elemento desses. É apenas uma demonstração nua e adulta de uma crueldade q a gente já viu, usando personagens com cara de anime pra criança. Desnecessário. É como achar q agora tbm tem q mostrar os horrores da guerra, sem retoques ou alívio poético, num teatro de marionetes e quem sabe tbm num Musical... Os fatos no Japão já disseram td: É bem feito mas ngm gosta.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa