Embora Pinguim e Adolescência tenham liderado as indicações ao Emmy 2025 nas categorias de Melhor Minissérie, um título amplamente elogiado ficou praticamente de fora: Não Diga Nada, produção da FX baseada no livro-reportagem homônimo de Patrick Radden Keefe.
A série foi indicada apenas a Roteiro em Minissérie ou Telefilme por seu episódio final, "The People in the Dirt", escrito por Joshua Zetumer — também criador da produção. Nada para os atores. Nada para a própria série.
Adaptando uma história real que atravessa décadas de conflito na Irlanda do Norte, Não Diga Nada apresenta a trajetória de jovens que, nos anos 1970, se alistaram no Exército Republicano Irlandês (IRA) para lutar por uma Irlanda unificada.
Entre eles, estão Dolours Price (vivida por Lola Petticrew na juventude e Maxine Peake na maturidade) e sua irmã Marian (Hazel Doupe e Helen Behan), figuras centrais da série. Elas abandonam a resistência pacífica para ingressar na luta armada, enfrentando décadas depois as consequências emocionais e políticas dessa decisão.
Mesmo sendo uma produção carregada de temas complexos — terrorismo, memória, culpa e silêncio —, Não Diga Nada não é uma narrativa puramente didática. Ao contrário, o roteiro encontra formas eficazes de conduzir o espectador por um terreno histórico espinhoso.
Para Maxine Peake, que se preparou para interpretar a versão adulta de Dolours conversando com ex-militantes do IRA, a série lança uma pergunta que atravessa toda a narrativa: "Como o resto da sua vida se compara depois de você ter vivido emoções tão extremas, estado tão perto da morte, tirado uma vida? Eu não sei como se processa isso e se segue em frente.", afirmou à Deadline em 2024.
A minissérie está disponível no Disney+.