Apenas 9 episódios no streaming: Você não conhece, mas essa é a melhor série esnobada no Emmy 2025
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

Os atores da série foram brutalmente ignorados e sobrou apenas uma indicação.

Embora Pinguim e Adolescência tenham liderado as indicações ao Emmy 2025 nas categorias de Melhor Minissérie, um título amplamente elogiado ficou praticamente de fora: Não Diga Nada, produção da FX baseada no livro-reportagem homônimo de Patrick Radden Keefe.

A série foi indicada apenas a Roteiro em Minissérie ou Telefilme por seu episódio final, "The People in the Dirt", escrito por Joshua Zetumer — também criador da produção. Nada para os atores. Nada para a própria série.

Adaptando uma história real que atravessa décadas de conflito na Irlanda do Norte, Não Diga Nada apresenta a trajetória de jovens que, nos anos 1970, se alistaram no Exército Republicano Irlandês (IRA) para lutar por uma Irlanda unificada.

Não Diga Nada
Não Diga Nada
Data de lançamento 2024-11-14
Séries : Não Diga Nada
Com Lola Petticrew, Hazel Doupe, Anthony Boyle
Usuários
3,2
Assista agora no Disney +

Entre eles, estão Dolours Price (vivida por Lola Petticrew na juventude e Maxine Peake na maturidade) e sua irmã Marian (Hazel Doupe e Helen Behan), figuras centrais da série. Elas abandonam a resistência pacífica para ingressar na luta armada, enfrentando décadas depois as consequências emocionais e políticas dessa decisão.

Mesmo sendo uma produção carregada de temas complexos — terrorismo, memória, culpa e silêncio —, Não Diga Nada não é uma narrativa puramente didática. Ao contrário, o roteiro encontra formas eficazes de conduzir o espectador por um terreno histórico espinhoso.

Para Maxine Peake, que se preparou para interpretar a versão adulta de Dolours conversando com ex-militantes do IRA, a série lança uma pergunta que atravessa toda a narrativa: "Como o resto da sua vida se compara depois de você ter vivido emoções tão extremas, estado tão perto da morte, tirado uma vida? Eu não sei como se processa isso e se segue em frente.", afirmou à Deadline em 2024.

A minissérie está disponível no Disney+.

facebook Tweet
Links relacionados