Conhecido por sua vasta contribuição ao gênero de ficção cientítica na TV e no cinema, ator teve uma breve luta contra a doença de Alzheimer e a demência.
Responsável por uma das carreiras mais bonitas em toda a Hollywood, Patrick Stewart morreu na última quarta-feira (29), aos 86 anos, em sua casa em Los Angeles, Califórnia. A porta-voz do artista, Kelly Bush Novak, confirmou o falecimento do artista após "uma breve e comovente jornada com a doença de Alzheimer e demência com corpos de Lewy".
“Ele foi acolhido pelos braços da família e dos amigos, cercado por música ao vivo, orações, lágrimas, risos e o tipo de emoção profunda que só ele poderia inspirar, após uma vida inteira de devoção a todos nós”, consta no comunicado. “Guardaremos para sempre a serenidade e a reflexão em seu rosto, uma lembrança eterna de sua graça invencível.”
Um ícone de X-Men e Star Trek
Muitos daqueles que adoram cinema conheceram Patrick Stewart através dos filmes da Fox que levaram os X-Men às telonas, nos quais ele deu vida ao Professor Charles Xavier. No entanto, sua longa e aclamada carreira com mais de 150 projetos, segundo o IMDb, contou com os mais variados papéis na TV, especialmente através de Star Trek, no cinema e no teatro clássico na Inglaterra.
Estabeleceu a ficção científica na TV como Jean-Luc Picard em mais de 200 episódios de TV e 4 filmes para o cinema, além de ser um dos principais produtores de Star Trek. “Assim como eu, Jean-Luc viveu uma vida incomum que o levou muito além dos limites da experiência humana normal”, escreveu Stewart em suas memórias de 2023, Making It So. “Mas ele também é alguém que permaneceu fiel às suas raízes terrenas, pois foram elas que lhe deram identidade. No fim, ele sente o chamado de casa, assim como eu.”
Com os amados mutantes da Casa das Ideias, o ator esteve em pelo menos 7 ocasiões, sem contar suas participações em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e o vindouro Vingadores: Doutor Destino, que agora chega aos cinemas como o último trabalho de Stewart.
“Eu admirava imensamente ambos por sua moralidade, sua bondade, sua sensibilidade e sua compaixão”, disse ele sobre os papéis na Marvel e em Star Trek ao THR, em 2017. “Até mesmo por suas capacidades intelectuais."
Outros trabalhos de Patrick Stewart
Além dessas produções, Patrick também fez história com trabalhos em títulos como o primeiro Duna para os cinemas, As Panteras, As Ovelhas Detetives, A Isca, Os Franco Atiradores, entre outros. O ator também teve passagens significativas na dublagem de algumas animações e games, a citar O Príncipe do Egito, O Galinho Chicken Little, Bambi 2, A Era do Gelo 4, Uma Família da Pesada, The Elder Scrolls IV: Oblivion e Castlevania: Lords of Shadow.
Patrick Stewart deixa a esposa Sunny Ozell,2 filhos e 4 netos.