O diretor David Lynch sobre seu maior erro: "Eu me vendi, provavelmente não deveria ter feito aquele filme"

Ele nunca conseguiu esquecer o fracasso de uma produção que se tornou uma das experiências mais traumáticas de sua carreira.

>
Por Giovanni Rodrigues

No final deste ano, chega aos cinemas um dos filmes de ficção científica mais aguardados dos últimos tempos: Duna: Parte Três. Denis Villeneuve encerrará a trilogia iniciada em 2021 com Duna e continuada com Duna: Parte 2 em 2024, coroando uma das maiores apostas cinematográficas de sua carreira. As expectativas são gigantescas, sobretudo após o sucesso dos dois primeiros capítulos. Contudo, antes que Villeneuve conclua sua jornada épica, vale lembrar que adaptar o universo de Frank Herbert para o cinema foi, por décadas, uma missão praticamente impossível, deixando pelo caminho vários diretores que entregaram a alma para tentar transformar a obra em filme.

Entregar a alma em uma adaptação

A primeira grande tentativa surgiu nos anos 1970 pelas mãos de Alejandro Jodorowsky, em um projeto que rapidamente se tornou uma das ideias mais ousadas já concebidas para o cinema de ficção científica. O diretor chileno pretendia adaptar os romances de Frank Herbert em um filme de proporções gigantescas, chegando a projetar uma duração de 10 a 14 horas.

Para concretizar sua visão, Jodorowsky reuniu algumas das figuras mais icônicas e extravagantes da cultura popular do século XX: Orson Welles, Mick Jagger e Salvador Dalí estavam atrelados ao elenco, enquanto Moebius e H. R. Giger trabalhavam na concepção artística. Para completar, o diretor queria que o Pink Floyd ficasse responsável pela trilha sonora. A proposta se mostrou ambiciosa demais até mesmo para os produtores e, após sucessivos adiamentos, o estúdio retirou o financiamento, deixando o filme no limbo.

Anos mais tarde, Dino De Laurentiis tentou retomar a adaptação e cogitou primeiro Ridley Scott para a direção. O cineasta britânico acabou recusando o projeto após divergências sobre os rumos da produção, e a função caiu nas mãos de David Lynch. Para Lynch, Duna representou uma mudança drástica de escala: foi seu primeiro filme feito por encomenda e também o primeiro colorido de sua carreira. O resultado, no entanto, passou longe de ser o grande espetáculo esperado pelos produtores.

O próprio Lynch explicou anos depois o quanto aquela experiência havia sido traumática para ele:

"Comecei a me vender em Duna. Olhando para trás, a culpa é totalmente minha. Eu me vendi, provavelmente não deveria ter feito aquele filme, mas vi inúmeras possibilidades de realizar coisas que amava, e aquela era a estrutura para colocá-las em prática. Havia um espaço imenso para criar um mundo. Porém, Raffaella e Dino De Laurentiis me deram diretrizes muito claras sobre o tipo de filme que esperavam, e eu sabia que não teria o corte final. Não tive o final cut em Duna. É o único filme da minha carreira em que isso aconteceu."

Mas a frustração de Lynch não parou por aí:

"Tecnicamente também não tive o corte final em O Homem Elefante (1980), mas Mel Brooks me concedeu isso. Em Duna (1984), comecei a me vender ainda na fase do roteiro, sabendo que não teria o final cut. Foi uma morte lenta e uma experiência terrível, péssima. Não sei como aconteceu; confiei que daria certo, mas fui muito ingênuo e cometi um erro."

David Lynch sobre o significado de seus filmes: "Não entendo por que as pessoas esperam que a arte faça sentido quando aceitam que a vida não faz"

Lynch também relembrou que o estúdio estabeleceu uma duração máxima de duas horas e dezessete minutos para não perder uma sessão diária nos cinemas. O resultado, segundo suas próprias palavras, foi consequência direta de priorizar o dinheiro em detrimento do filme:

"Mais uma vez, o dinheiro falou mais alto, e isso não favoreceu o filme em nada. A obra foi compactada e destruída. Não existe outra versão. Existem mais cenas inéditas, mas até isso está estragado."

Diante daqueles projetos impossíveis e de um filme de Lynch que acabou mutilado pelas exigências do estúdio, Villeneuve conquistou algo que por muito tempo pareceu inalcançável: transformar Duna em uma grande saga cinematográfica capaz de aclamar tanto a crítica quanto o público. Por enquanto, o terceiro capítulo, previsto para estrear em 18 de dezembro, marcará o encerramento de sua trilogia.

Giovanni Rodrigues
-Redator
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).
facebook Tweet
Links relacionados