Embora uma lenda de Hollywood tenha ocupado a cadeira de diretor e duas superestrelas vivido os papéis principais, este filme de aventura não se tornou um clássico dos grandes.
Apenas um ano antes da estreia nos cinemas de A Odisseia — a aguardada adaptação de Nolan do épico homérico —, os fãs do cineasta puderam garantir ingressos para as raras e disputadíssimas sessões em IMAX 70 mm. E em pouquíssimo tempo todas as sessões esgotaram completamente.
Isso demonstra bem o status que o criador de sucessos como Batman: O Cavaleiro das Trevas, A Origem ou, mais recentemente, Oppenheimer alcançou no mundo do cinema: ele é um dos pouquíssimos diretores capazes de atrair milhões de espectadores às salas só com seu nome, e cujos novos trabalhos já geram discussões antes mesmo de uma única imagem ser divulgada.
Por isso, o gosto pessoal de Nolan em matéria de cinema também é de grande interesse para os fãs — quais obras fascinaram, entusiasmaram e influenciaram o criador de Amnésia? Quando perguntado sobre seus filmes favoritos, surgem rapidamente títulos há muito canônicos como Lawrence da Arábia, 2001: Uma Odisseia no Espaço ou Blade Runner...
O filme de aventura que Christopher Nolan conta entre seus favoritos absolutos: O Homem Que Queria Ser Rei
...mas o cineasta de 55 anos também tem alguns filmes preferidos menos populares — entre eles está O Homem que Queria ser Rei, uma obra tardia da lenda da direção John Huston (O Falcão Maltês).
Michael Caine — não por acaso um dos atores favoritos de Nolan! — e o ícone do 007 Sean Connery interpretam ex-soldados britânicos que, no século XIX, se autoproclamam governantes da região de Kafiristan (atual Nuristan, no leste do Afeganistão) — e fracassam em suas pretensões de poder.
Michael Caine considera O Homem Que Queria Ser Rei um dos pontos mais altos de sua carreira. E para Christopher Nolan o filme também tem um peso enorme. Em uma entrevista, o cineasta britânico falou sobre seu amor pela adaptação do romance de Rudyard Kipling, autor de "O Livro da Selva" (via Far Out Magazine):
O Homem Que Queria Ser Rei me deixou de queixo caído. É um dos meus filmes favoritos e tem uma importância enorme para mim. Há um espírito romântico neste filme, uma grande inventividade e alegria de aventura — muito semelhante ao que há em O Tesouro de Sierra Madre [outro clássico de John Huston, de 1948] muitos anos antes. Huston filmou o longa no Marrocos, que naturalmente fica muito longe do cenário real da história, mas os ambientes reais conferem ao filme uma credibilidade palpável
O filme está disponível no Looke, NetMovies e Oldflix.