Já se passaram mais de sete anos desde que a CEO da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, anunciou que Rian Johnson permaneceria fiel à saga Star Wars após Os Últimos Jedi. Conforme anunciado em novembro de 2017, ele dirigiria uma nova trilogia com foco próprio, separada da narrativa de Skywalker.
No entanto, não há sinais de seu retorno ao cosmos Jedi e Sith. Agora, Johnson revelou o quanto o planejamento de sua trilogia Star Wars avançou – e se ele ainda está interessado em fazê-la.
Em uma entrevista à Rolling Stone, Rian falou sobre seu relacionamento com a Lucasfilm: "Nos divertimos muito trabalhando juntos. Troquei ideias [com Kathleen Kennedy]. A versão resumida da história é: veio Entre Facas e Segredos. Saí, fiz Entre Facas e Segredos e, pronto, estava ocupado com romances policiais", disse, referindo-se à franquia dirigida por ele e estrelada por Daniel Craig. O cineasta, portanto, nunca teve a oportunidade de desenvolver uma proposta concreta ou um esboço da história para a trilogia Star Wars.
Walt Disney Studios
Apesar disso, ele destacou: "Se surgir a oportunidade de fazer algo diferente com Star Wars, eu estaria lá num piscar de olhos. Mas, no momento, estou apenas fazendo o meu próprio trabalho – e estou feliz com isso."
Episódio VIII e Episódio IX: Aos olhos de Johnson, eles se complementam
O diretor também aproveitou para esclarecer que não entende A Ascensão Skywalker como muitos fãs opinativos e vocais. O final da trilogia de J.J. Abrams é frequentemente descrito como um contraponto ao filme de Johnson – seja com elogios ou com raiva.
Para Johnson, porém, os filmes se complementam: "Quando vi o filme, me diverti muito. J.J. fez com o terceiro filme a mesma coisa que eu fiz com o segundo. E não se tratava de reescrever o que veio antes e desfazê-lo. Tratava-se mais de continuar a história da maneira mais interessante possível."
A saga Star Wars está disponível no Disney+.