Apesar de reunir uma dupla dos sonhos, o filme foi uma decepção nas bilheterias...

Quase nenhum outro gênero foi declarado morto com mais frequência do que o faroeste. Ele atingiu seu auge nas décadas de 1930, 1940 e 1950, antes que o gênero essencialmente americano experimentasse um renascimento na Itália com filmes como Por um Punhado de Dólares. Mais tarde, o faroeste foi considerado um veneno de bilheteria – e um filme gigantesco rodado em 1980 e admirado por Steven Spielberg até sofreu um fracasso catastrófico.
Apenas alguns casos conseguiram recapturar os antigos dias de glória comercialmente, como Dança com Lobos, de Kevin Costner, ou Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood, premiados em categorias substanciais do Oscar. Hoje, o faroeste voltou a ser particularmente popular em formato de série (podemos citar Yellowstone, por exemplo, que ganhou todo um universo de spin-offs).
No entanto, há 12 anos, muito dinheiro foi investido para trazer uma antiga série de faroeste para as telonas pela primeira vez: As Aventuras do Zorro, o Cavaleiro Solitário, transmitida pela primeira vez entre 1949 e 1957 e remonta a uma série de rádio de 1933.

O estúdio investiu cerca de US$ 250 milhões na adaptação cinematográfica, e reuniu uma dupla dos sonhos: o diretor Gore Verbinski e o ator Johnny Depp, que já haviam trazido os filmes de piratas de volta à vida com a franquia Piratas do Caribe. O que poderia dar errado?
Infelizmente, algumas coisas: a trama da aventura sobre o comanche Tonto (Depp) e o patrulheiro John Reid (Armie Hammer), que se unem para combater gângsteres implacáveis, foi tudo menos simples – e os custos continuaram subindo. Quando o filme finalmente chegou aos cinemas, a crítica não ficou exatamente entusiasmada...
A bilheteria mundial totalizou US$ 260,5 milhões – um resultado desastroso considerando os custos astronômicos de produção. Embora O Cavaleiro Solitário seja de longe o faroeste mais caro da história do cinema, é justamente por isso que se tornou um dos maiores fracassos de Hollywood dos últimos 15 anos.
O Cavaleiro Solitário está no Disney+.