Se não fosse por Bruce Willis, as coisas poderiam ter sido diferentes...

Jason Statham pode até ser considerado um ícone de ação hoje, mas nem sempre foi assim. Antes de conseguir seu primeiro papel no cinema em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, ninguém acreditava que ele tivesse as qualidades para competir com astros consagrados como Bruce Willis. Falando nisso: o ator de Duro de Matar teve um papel importante na grande revelação de Statham com Carga Explosiva...
Em meados da década de 1990, Luc Besson trabalhou com Willis no clássico de ficção científica O Quinto Elemento. O filme foi um enorme sucesso, mas Besson tem evitado trabalhar com grandes estrelas de Hollywood desde então. Um dos motivos para isso foi o comportamento de Willis no set, como o diretor revelou em entrevista ao Screen Rant.
Dizem que o assistente de Willis se dirigiu a Besson antes do início das filmagens com as seguintes palavras: "Vou te contar como funciona: 30 minutos antes de ele entrar no set, ele precisa ser chamado. Depois, outra vez em 15 minutos, e novamente 5 minutos antes da filmagem."

Besson também diz que ambos reagiram com descrença aos métodos um do outro: "Eu disse: 'Estou fazendo uma tomada a cada quatro minutos. Você está brincando?' E ele [o assistente] respondeu: 'Como assim, você está fazendo uma tomada a cada quatro minutos?' [...] Eu faço uma tomada, depois viro a câmera e faço outra tomada, então não posso avisar ninguém 30 minutos antes de começarmos a filmar."
Por fim, Willis e Besson se resolveram. "Fiz um acordo com o Bruce e disse: que tal, em vez de trabalhar cinco dias por semana [...] você trabalhar apenas quatro? Segunda, terça, quarta, quinta, mas você fica sentado ao meu lado o tempo todo e filmamos como loucos. E ele disse: 'Ok, combinado!'"
A atitude de Willis levou à descoberta de Jason Statham
A colaboração, porém, não foi ideal, como revelou o co-roteirista Robert Mark Kamen à Uproxx. "Foi muito difícil, mas Luc Besson lidou com a situação. Luc não estava acostumado a tais circunstâncias. Depois que ele superou isso, veio até mim e disse: 'Precisamos criar nossas próprias estrelas de cinema'. E foi exatamente isso que fizemos com Carga Explosiva. Nós criamos Jason Statham."
Statham já havia desempenhado papéis menores em dois filmes de Guy Ritchie e estrelou ao lado de Jet Li o filme de ação e ficção científica O Confronto. Mas o primeiro filme inteiramente dedicado a ele foi Carga Explosiva, que mais tarde seria seguido por mais três volumes. Daí em diante, Statham se tornou um astro – e quem sabe como sua carreira teria se desenvolvido sem o comportamento de Bruce Willis...