Ele venceu Touro Indomável e O Homem Elefante no Oscar.

Um Oscar na categoria máxima de Melhor Filme é, sem dúvida, a maior honra que um filme pode receber — e, no entanto, esse prêmio tão alto não é garantia de que um longa permanecerá na memória cultural por muito tempo. Há apenas três anos, uma tragicomédia relativamente discreta superou Duna, Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, e o celebrado faroeste da Netflix, Ataque dos Cães, entre outros — mas isso não fez com que a produção em questão, No Ritmo do Coração, fosse mais comentada hoje em dia.
Entre os vencedores da década de 1980 estão clássicos como Gandhi, Amadeus, Entre Dois Amores, Platoon e Rain Man. Mas o filme que inaugurou a década no Oscar é visivelmente menos conhecido: Gente Como a Gente, com o qual o ícone de Hollywood Robert Redford (Golpe de Mestre) fez sua estreia na direção em 1980 — sem aparecer diante das câmeras. Ele deixou os holofotes para colegas como Donald Sutherland, Mary Tyler Moore, Timothy Hutton, Judd Hirsch e Elizabeth McGovern.
88 anos, 85 papéis e 2 Oscars: Um dos maiores atores da indústria aparece ao lado do criador de Game of Thrones nesta série 100% aclamada pela críticaO drama suburbano é centrado na rica família Jarrett: o pai Calvin (Sutherland), a mãe Beth (Moore) e o filho Conrad (Hutton), que estão cada vez mais distantes emocionalmente após o acidente fatal de barco de seu filho mais velho, Buck, e a subsequente tentativa de suicídio de Conrad. Enquanto Calvin tenta chegar a um entendimento, Beth reprime sua dor. Enquanto isso, Conrad luta contra sentimentos de culpa e, com a ajuda de seu terapeuta, Dr. Berger (Hirsch), gradualmente começou a permitir suas emoções e a encontrar uma maneira de lidar com elas.
Ordinary People, no original, é um bom exemplo de como a perda de popularidade não reflete automaticamente a qualidade de um filme. Na época, o longa foi muito elogiado pela imprensa especializada — e ainda hoje, o Rotten Tomatoes contabiliza 89% de críticas positivas (enquanto o público está igualmente entusiasmado, com uma pontuação de 88%). O resumo dos críticos destaca, entre outras coisas, a "extraordinária inteligência emocional de Robert Redford como diretor" e as "excepcionais atuações".
No Oscar, Gente Como a Gente competiu com, entre outros, Touro Indomável, de Martin Scorsese, e O Homem Elefante, de David Lynch. Além do prêmio principal, ele ganhou vários outros troféus: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado para Alvin Sargent e Melhor Ator Coadjuvante para Timothy Hutton. Então definitivamente vale a pena assisti-lo.
Gente Como a Gente está disponível para compra e aluguel no Prime Video e Apple TV.