Morre José Santa Cruz, ator e dublador de personagens icônicos como Magneto e Dino da Silva Sauro, aos 95 anos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

José Santa Cruz dublou Dino da Silva Sauro em Família Dinossauros e foi responsável pelo icônico bordão "Querida, cheguei".

O ator e dublador José Santa Cruz morreu na última sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Ele tinha doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia, segundo comunicado oficial da TV Globo. O ator ficou conhecido pela dublagem de personagens icônicos e também pela sua participação em programas humorísticos.

No perfil oficial de José Santa Cruz no Instagram, sua neta fez uma postagem de despedida ao ator: "'VIVA SUA VIDA COMO SE FOSSE O ULTIMO DIA' esse era o bilhetinho que meu avô carregava na carteira", escreveu, com uma arte em sua homenagem. Confira:

Relembre a carreira do ator e dublador José Santa Cruz

José Santa Cruz estreou na televisão na década de 1960, quando começou a atuar como dublador e, em 1973, começou a trabalhar no estúdio de dublagem Herbert Richers.

Ele emprestou sua voz para muitos personagens icônicos do cinema e da TV ao longo de sua carreira: J. Jonah Jameson nos filmes do Homem Aranha de Sam Raimi; Magneto nos filmes e desenhos dos X-Men; Rúbeo Hagrid na franquia Harry Potter; Joe Banks em Um Maluco no Pedaço; Sr. Omar em Todo Mundo Odeia o Chris; Danny DeVito em muito filmes, como Batman - O Retorno; e Dino da Silva Sauro em Família Dinossauros.

Inclusive, a voz de José Santa Cruz foi responsável pelo icônico bordão "Querida, cheguei", dito pelo pai Dino da Silva Sauro em Família Dinossauros – que fez bastante sucesso entre o público nos anos 90 e era responsável por começar os episódios da série animada.

Na televisão, José Santa Cruz também ficou bastante conhecido pelos programas de humor, como Balança mas não cai, A Praça é Nossa e Zorra Total. Neste último, interpretou personagens marcantes como Jojoca e Barbosa. Ele ainda esteve em Alô, Brasil!, Aquele Abraço, Zé das Mulheres, O Bem Amado e A Festa É Nossa e Treme Treme. Seu último papel fixo na TV foi no papel de Padre Léo na novela Espelho da Vida (exibida entre 2018 e 2019), mas também fez uma participação especial no Zorra em 2020.

No cinema, apareceu nos filmes Terra sem Deus, 007 e meio no Carnaval, A Espiã que Entrou em Fria, Morte e Vida Severina e O Candidato Honesto 2 de 2018.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados