A grande guerra por trás de Os Vingadores da Marvel: “Acho que é um idiota. Acho que ele é uma pessoa má”
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

A entrada de Joss Whedon foi uma salvação, mas também uma tortura para o projeto.

Durante o desenvolvimento de um filme ou série pode haver mudanças de liderança ou o projeto pode passar para outras mãos. Pode ser resolvido amigavelmente, mas também pode haver algumas brigas que levem a um sério conflito para a produção, embora possa não ser apreciado aos olhos do público.

Foi o caso de Os Vingadores da Marvel, o grande blockbuster que iria reunir todos os heróis que os estúdios Marvel vinha apresentando em seus primeiros filmes do Universo Cinematográfico. Um projeto fundamental para todo o sucesso da empresa, conforme narrado no livro “MCU – The Reign of Marvel Studios”, e que esteve em andamento durante anos até ser encontrado quem deveria unir tudo: Joss Whedon.

Mas antes de o diretor-roteirista assumir as rédeas, houve os primeiros rascunhos do roteiro escritos por Zak Penn, que conhecia Whedon da faculdade. Penn se envolveu após colaborar em O Incrível Hulk e ficou surpreso com a notícia de que Joss atuaria como diretor. Mas ficou ainda mais chocada quando viu que iria descartar tudo o que havia feito. “Ficou bastante evidente que ele não tinha interesse em me envolver no filme”.

Espectadores escolhem os 7 melhores filmes de super-heróis da história. 4 do MCU integram a lista, mas nenhum da DC

Briga pelo roteiro

Nessas circunstâncias geralmente é resolvido com a divisão dos créditos, mas Whedon não estava à altura da tarefa e disse-lhe para tirar seu nome do roteiro, pois planejava começar do zero. Penn não queria que sua contribuição ao projeto fosse apagada, principalmente a compensação financeira derivada dos royalties, mas ficou mais chateado com a atitude do diretor que não queria perder o prestígio criativo ao parecer ter escrito metade dele com outra pessoa.

“Eu acho que ele é um idiota. Acho que ele é uma pessoa má e foi realmente surpreendente" foram as declarações subsequentes de Penn após toda a bagunça, que Whedon não quis resolver amigavelmente, já que "comecei do zero com o roteiro". Segundo o diretor, ele leu o roteiro de Penn uma vez e não pensou nisso em nenhum momento, por isso não sentiu que deveria se envolver.

O Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos, que frequentemente arbitra questões de crédito de roteiro em filmes de Hollywood, teve que intervir. Ele resolveu que o roteiro final seria creditado a Whedon, e que ele compartilharia a criação da história com Penn. Uma decisão criteriosa que nenhum dos dois gostou, mas que pôs fim a uma das maiores guerras por trás de um dos maiores sucessos da Marvel.

Os Vingadores está disponível no catálogo do Disney+.

*Tradução de site parceiro do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados