Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Sorria, Você Está Sendo Filmado - O Filme

A festa do homem morto

por Francisco Russo

O início do longa-metragem chama a atenção: um homem solitário, diante do computador, posiciona a webcam para que capte boa parte do que acontece na sala onde está. Sem qualquer trilha sonora, os minutos iniciais permitem ao espectador observar a dor pessoal deste personagem até o súbito suicídio (ouvido, mas não exibido). Este prelúdio é essencial para a história que será apresentada a seguir, mas não se engane: Sorria, Você Está Sendo Filmado é uma comédia.

Há dois focos bem explícitos no roteiro escrito por Fernando Ceylão e o também diretor Daniel Filho: o primeiro, repleto de um humor negro bastante ácido, gira em torno dos vários personagens que encontram o cadáver em seu apartamento. Cada nova aparição, ou desdobramento com os mesmos personagens, revela o quanto os interesses pessoais se sobrepõem ao peso da morte, sentido mas pouco respeitado. Por mais que haja um certo exagero em alguns casos, é também uma analogia direta aos dias atuais, onde o individualismo ganha cada vez mais espaço. O segundo, ainda mais interessante, é a complexa relação entre o ser humano e a câmera. Tudo porque a tal webcam do início do filme jamais fica desligada e é através dela que o espectador acompanha o que acontece no apartamento. Por mais que haja esta consciência do público desde o princípio, é quando os personagens descobrem que estão sendo filmados que tudo torna-se ainda maior, pela constatação do quanto a realidade é manipulada quando se percebe a chance, mesmo que mínima, de alcançar alguma fama e sucesso.

Além de um roteiro hábil e bastante espirituoso, nos diálogos e na criação de situações absurdas (a estrelada por Marcos Caruso é hilária!), Sorria, Você Está Sendo Filmado ainda conta com uma direção segura e até ousada de Daniel Filho. Não apenas porque o filme é inteiramente contado sob o olhar da webcam, o que faz com que nem sempre os personagens estejam inteiramente enquadrados e haja limitações óbvias de iluminação, mas também porque a narrativa segue a proposta de Festim Diabólico, um dos suspenses clássicos dirigidos por Alfred Hitchcock. Ou seja, o longa-metragem é apresentado como se contasse com um único plano-sequência, em que os atores entram e saem de cena constantemente, quando na verdade há 15 cortes bastante sutis que dão um charme a mais.

Bastante teatral e trazendo um humor inteligente na percepção do mundo à sua volta, Sorria, Você Está Sendo Filmado ainda conta com um elenco afiado. Lúcio Mauro Filho surpreende com um personagem mais sério, apesar do lado insólito de seu papel, enquanto que Lázaro Ramos e Otávio Augusto brilham em certos momentos. A escalação de Susana Vieira mostra-se acertada por sua personagem dialogar com a persona pública da atriz, trazendo um contraponto interessante. Vale destacar ainda a oportuna (e até surpreendente) abordagem da influência da Rede Globo no imaginário popular, não apenas como impacto cultural mas também no sentido de deter o poder (de mídia, de influência, de prestígio, econômico). Um belo filme, com um ritmo ágil que provoca risadas devido à uma sucessão de situações insólitas sem deixar de lado um importante senso crítico. Para se divertir e também refletir.

Filme visto no 20º Búzios Cine Festival, em novembro de 2014.