Minha conta
    Filmes (e especiais) que a redação do AdoroCinema ama assistir no Natal
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Animações, ficções científicas, comédias românticas, distopias e outras diversas produções com o toque natalino.

    O ano está acabando e isso é sinônimo de que as duas últimas grandes celebrações do período se aproximam, o Natal e o Ano Novo. Além do cunho religioso que uma das datas carrega, este é sempre um bom momento para rever amigos e familiares, descansar a mente, colocar filmes, séries, jogos e leituras em dia, aproveitar a companhia das pessoas que amamos e começar a traçar os objetivos do próximo ciclo.

    Como temos certeza absoluta de que todo mundo que adora cinema separou momentos especiais para mergulhar na sétima arte, decidimos contribuir com as maratonas cinematográficas dos leitores que nos acompanharam durante todo o ano de 2022.

    A redação do AdoroCinema fez uma lista (não rankeada) com indicações de filmes que podem ser vistos antes, durante ou depois do Natal. Plural, a seleção destaca clássicos indispensáveis da época, como Um Herói de Brinquedo e Esqueceram de Mim, como longas que saíram nos últimos anos, dos quais podemos destacar Uma Invenção de Natal e Uma Segunda Chance para Amar.

    Há espaço para animações, longas que carregam uma eterna discussão sobre ser ou não uma história natalina, séries de ficção científica, comédias românticas e até projetos independentes apocalípticos. A ideia foi justamente mostrar a variedade temática com o toque do Natal.

    Abaixo, confira a lista colaborativa do site:

    Bruno Botelho | A Felicidade Não Se Compra (1946)

    Divulgação

    Obra-prima do cinema, A Felicidade Não Se Compra é uma belíssima fábula de Natal sobre o valor da vida e a importância de ajudar as pessoas. É um filme, acima de tudo, sobre esperança, com o diretor Frank Capra sendo incisivo contra o sistema capitalista que tira a liberdade da vida das pessoas – enquanto o protagonista George Bailey representa resistência e recupera seu amor à vida. São mensagens poderosas que tornam ele um clássico de Natal.

    Rafael Felizardo | Duro de Matar (1988)

    Divulgação

    Por muitos confundido com um mero filme de ação, Duro de Matar é o filme de Natal definitivo e eu posso provar. Primeiramente, ele é ambientado durante o Natal. Sua trilha sonora é lotada de músicas natalinas. Em uma das cenas mais icônicas da história do cinema, John McClane entrega o corpo morto de Tony Vreski com um gorro de Papai Noel e uma camisa com a frase: "Agora, eu tenho uma metralhadora. Ho, ho, ho". Para finalizar, ainda neva no fim. Ou seja, Duro de Matar é o melhor longa natalino já feito.

    Feliz Natal!

    Gabriel Magarão | Esqueceram de Mim (1990)

    Divulgação

    Existe uma razão para Esqueceram de Mim ter se tornado um clássico tão popular. Afinal, o filme engloba perfeitamente o caos e a emoção durante as comemorações natalinas (especialmente quando dois ladrões tentam invadir a sua casa). Com uma atuação cativante de Macaulay Culkin, o filme traz um retrato divertido sobre como as famílias conseguem se amar apesar das rixas e diferenças.

    Giovanna Ribeiro | Sintonia de Amor (1993)

    Divulgação

    Meu filme de Natal é Sintonia de Amor. Nele, a gente tem um Tom Hanks viúvo e triste. Seu filho resolve então, na véspera do Natal, ligar para um programa de rádio pedindo uma nova namorada para o pai. Mulheres do país inteiro se apaixonam pelo desabafo do viúvo, inclusive uma jornalista (Meg Ryan) que está prestes a se casar, mas que mesmo do outro lado do país, não consegue tirar essa voz da cabeça.

    Lucas Berretta | O Estranho Mundo de Jack (1993)

    Divulgação

    O Estranho Mundo de Jack é uma animação em stop-motion que cativa o telespectador enquanto mistura a magia de duas datas icônicas: o Halloween e o Natal. Com um protagonista carismático, momentos musicais e o espírito natalino representado de forma sombria e gótica, o longa dirigido por Henry Selick está prestes a completar 30 anos e continua sendo umas das melhores produções para esta data.

    Lara Deus | Um Herói de Brinquedo (1996)

    Divulgação

    Mesmo não sendo um primor em originalidade, Um Herói de Brinquedo dá um quentinho no coração por ser nostálgico e lembrar as férias da infância. Gosto também do jeito como ele trata a relação de um pai com seu filho. Como um bônus, o filme também mostra o Arnold Schwarzenegger jovem, um pouco depois de gravar o segundo Exterminador do Futuro.

    Aline Pereira | O Amor Não Tira Férias (2006)

    Divulgação

    A combinação entre comédia romântica e Natal dificilmente tem erro, mas O Amor Não Tira Férias, filme estrelado por Cameron Diaz e Kate Winslet (que são um show de carisma à parte), vai ainda além no que diz respeito à capacidade de aquecer qualquer coração. A troca entre luxo e simplicidade revelam às protagonistas não só quais são suas verdadeiras prioridades, mas expandem seus mundos com amor - em várias formas.

    Katiuscia Vianna | Anna e o Apocalipse (2017)

    Divulgação

    Um filme natalino musical com zumbis. Eu preciso dizer mais? Anna e o Apocalipse é um filme independente que poucos conhecem, mas estou aqui para espalhar a palavra dessa obra meio doida, mas bem cativante. Faz rir, faz chorar e faz cantar (o que já ganha meu coração). É a história de uma jovem que deseja expandir seus horizontes e sair da cidade onde mora, até que um ataque zumbi faz seus amigos lutarem para sobreviver. É uma loucura, mas é um amorzinho, com uma trilha viciante. E tem a Ella Hunt, de Dickinson! Com certeza, é o filme mais inusitado que você vai ver no seu Natal!

    Bárbara Castro | Uma Segunda Chance para Amar (2019)

    Divulgação

    Uma Segunda Chance para Amar é simplesmente o melhor filme de Natal por um motivo: George Michael. Dono do hit “Last Christmas” - que também é o nome original do filme - seguimos Emilia Clarke (nossa querida Dany de Game of Thrones) esbanjando sua cantoria em um filme de Natal onde tenta conquistar um novo amor e se reaproximar da família.

    Diego Souza Carlos | Uma Invenção de Natal (2020)

    Divulgação

    Distante da premissa clássica dos longas natalinos, Uma Invenção de Natal já merece um forte destaque por seu elenco majoritarimente negro, algo que nem sempre está em evidência neste subgênero. Mas além deste aspecto, é interessante ver como David E. Talbert apresenta uma fábula mágica, cheia de doçura, músicas que referenciam diferentes estilos e um nítido amor pela ciência - tudo numa atmosfera deliciosa de Natal. Além de Forest Whitaker e Keegan-Michael Key, o elenco conta com Madalen Mills em sua primeira jornada cinematográfica. Cria da Broadway, a jovem atriz esbanja carisma durante duas horas que vão passar voando.

    Giovanni Rodrigues | Especiais de Natal de Doctor Who

    Divulgação

    Uma série que sobrevive há quase 60 anos no ar precisa ser essencialmente mágica para conseguir tal feito. Em sua era clássica, episódios celebrativos de Doctor Who não eram tão frequentes, porém, desde o retorno em 2005, capítulos especiais ambientados no Natal e Ano Novo se tornaram um evento anual (o que diz muito sobre uma série que já é um evento por si só). Ao todo são quase 20 episódios natalinos para maratonar na melhor época do ano, com histórias que fazem diversas referências à cultura pop como Voyage of the Damned, A Christmas Carol e The Doctor, the Widow and the Wardrobe.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top