Rainhas Africanas: Nzinga
    3,3
    Você assistiu Rainhas Africanas: Nzinga ?

Mucolinho
    Mucolinho

Enviada em 6 de março de 2023
    Como Angolano foi interessante ver uma o anúncio desta primeira temporada focada em uma figura ligada ao nosso Povo sedo feita pela Netflix.

Infelizmente depois de ver toda a primeira temporada só posso dizer que a série é ruim para quem já leu sobre Njinga Mbande, a série comete dois grandes erros, sendo o primeiro relacionada com a personagem e a segunda com os reinos presentes na série.

Geralmente quando alguém assiste um documentário sobre alguém espera saber sobre quando nasceu, quem foram os seus pais, onde nasceu, como foi a vida dele e por fim como foi seu fim. E com esta personagem não seria diferente, afinal estamos falando de uma personagem desconhecida por muitos.

Foi nesta questão onde a Netflix cometeu a maior barbaridade, só é nos apresentado a vida da personagem nada se sabe sobre quem era sua mãe, onde ela estava e se não estava como ela morreu, é dado um salto no tempo onde já estamos diante de um conflito e para quem não está familiarizado com a história acaba perdido nos acontecimentos.

Quanto aos Reinos, a Netflix volta a cometer outro erro, já no princípio é nos dito que diferente daquilo que é mencionado pelo Ocidente, o Reino do Ndongo era organizada e se praticavam várias atividades, mas no decorrer da narrativa não da para notar isso, simplesmente porque os produtores esqueceram do que haviam falado. Sempre que é apresentado uma visão sobre o reino apenas notamos 4 soldados e não temos aquela ideia que é nos revelado no filme "The Woman King" onde voce pode observar o poder militar do reino.

Eu assisti a série na versão em português, e não sei se eu estava ouvindo mal ou se foi mesmo assim que eles chamavam o pai da Rainha, se for estão já começo criticando a ignorância dos criadores. Afinal como podem chamar Alguém de Angola guando existem vários livros (de base) onde se diz que o nome deste Rei era Ngola?

Como Angolano não foi novidade para mim está história porque é algo que se aprende lendo um texto de apenas 30 minutos, o que eu esperava encontrar ao ver a série não era apenas a rainha, eu queria entender porque ela queria ficar com o Reino da Matamba, se o Reino do Ndongo era organizada porque a série não mostrou ela como sendo visitada por outros reinos e nem haver comércio entre seus habitantes.

Fiquei me perguntando se não poderiam contratar mais autores para revelar a força e o poder dos reinos, sempre que havia um conflito contra os portugueses havia sempre 4 oficiais apenas, sério!

Vindo da Netflix se esperava mais, realmente estou desiludido com o que se fez desta história, para vocês (Americanos, Europeus e Asiáticos) que nada sabem sobre "ela" pode parecer um grande trabalho (isso por se tratar de algo que estão vendo pela primeira vez) mais para pessoas que estão familiarizados com esta história foi um grande erro...
    Jamilles Cândido e Silva
    Jamilles Cândido e Silva

Enviada em 21 de maio de 2023
    Didaticamente falando, a série cumpre o que promete ao nos levar mais fundo na história de Nzinga.
    Alguns pontos poderiam ter sido mais bem explorados como a morte dela. Também poderiam ter apresentado os reinos governados por ela com a grandeza que realmente tinham (os exércitos sempre apareciam muito menores que a realidade histórica, por exemplo).
    A interpretação da atriz Adesuwa Oni foi ótima e com certeza usarei a série nas minhas aulas para apresentar Nzinga aos alunos.
    Quem for utilizar como recurso didático, dependendo de qual nível de ensino, deve ter cuidado com algumas cenas e também tem que destacar que alguns erros, como o exemplo que dei do exército pequeno, podem ser questões relacionadas à produção da obra.
    ROSANGELA BARI
    ROSANGELA BARI

Enviada em 8 de novembro de 2023
    Linda e emocionante história deste Ser,desta Guerreira pela liberdade do seu amado Povo.Importante conhecimento dos acontecimentos pelo povo Africano.