La Casa de Papel
    Você assistiu La Casa de Papel ?

MAGRAOBL
    MAGRAOBL

Enviada em 31 de agosto de 2023
    [05/04/2020 Netflix]

Sensacional como sempre. Tiveram alguns furos de roteiros como nas outras temporadas mas nada que atrapalhasse a experiência.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 24 de abril de 2020
    A quarta parte de La Casa de Papel, série criada por Álex Pina, dá continuidade à trama que acompanhamos na terceira parte, quando o plano do Professor (Álvaro Morte) e dos seus pupilos Tókio (Úrsula Corberó), Nairobi (Alba Flores), Rio (Miguel Herrán), Denver (Jaime Lorente), Helsinki (Darko Peric), Estocolmo (Esther Acebo) e Lisboa (Itzier Ituño) de roubar e sair ilesos do Banco da Espanha é colocado em prática.

A série retoma a narrativa a partir do cliffhanger (recurso narrativo em que o final é deixado em aberto, como se fosse um gancho para a continuação da história) em que a terceira parte foi finalizada. Assim, a quarta parte aborda, principalmente, a desestabilização do plano do Professor, dentro e fora do Banco da Espanha, muito em parte por causa da perda do controle emocional de todos os envolvidos.

Vou soar repetitiva, mas a quarta parte de La Casa de Papel se apoia em todos os elementos que fizeram desta série um grande sucesso: a alternância entre os flashbacks (que nos mostram um pouco mais sobre cada personagem e sobre o planejamento do assalto) e o momento presente da trama e a edição ágil e que contribui para o clima de mistério e suspense que são permanentes em uma trama como essa.

Apesar disso, nesta quarta parte, La Casa de Papel começa a dar alguns sinais de cansaço. Após assistirmos aos oito episódios e chegarmos ao cliffhanger que finaliza a quarta parte, ficamos com a sensação de que a trama pouco avançou – os melhores momentos, aliás, vêm dos antagonistas dos ladrões, representados pelo chefe de vigilância do Banco da Espanha (José Manuel Poga) e da inspetora Alicia Sierra (Najwa Nimri). Parece que os produtores estão estendendo ao máximo que podem essa “temporada”, de forma a esgotarem esse formato de vez. O caminho não é esse!
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 25 de abril de 2020
    Continuação do 2º assalto. Uma parte mais mediana da série, mesmo tendo uma grande perda de uma personagem do elenco. Continua boa, com as tretas, os romances e conflitos, mas espera-se um pouco mais. Talvez já esteja na hora de finalizar.
    Mariana D.
    Mariana D.

Enviada em 4 de abril de 2020
    Na minha opinião a serie esta se perdendo um pouco nas cenas de ação mirabolantes e ta perdendo a essência. Por mim a serie deveria ter terminado na segunda temporada ja que as 2 primeiras foram impecaveis
    Anderson Alves
    Anderson Alves

Enviada em 26 de maio de 2020
    A 4ª temporada de La casa papel levanta a bandeira do empoderamento feminino, um tema super atual e debatido pelo mundo inteiro, vemos em muitos momentos as mulheres em pé de igualdade e até mesmo assumindo a liderança e o protagonismo, destaque para personagens Nairobe e Estocolmo.
    Na tentativa de dar mais profundidade aos personagens, a narrativa perdeu-se muito tempo em diálogos desnecessários e discussões de casais que não agregaram a história e ainda por cima inúmeros furos e conveniências no roteiro, como por exemplo:
    ✔️ Nas primeiras temporadas, o grupo de assaltantes davam conta inteiramente da inteligência das forças especiais da polícia espanhola. Sempre que a polícia tentava uma estratégia, o grupo já estava um passo a frente, e agora que eles possuem bem mais dinheiro, infraestrutura, tecnologia e contam com arsenal bem mais pesado, eles não dão conta de um mero segurança do banco, sendo que o desafio das primeiras temporadas era bem maior.
    ✔️ Roteiro fraquíssimo. Quando o roteiro tem a conveniência de ajudar o grupo de assaltantes, o professor e os hackers os ajudam com as câmeras internas do banco, mas também é conveniente para o roteiro para não ajuda- los quando o Gandia quer se esconder.
    ✔️ Após Gandia desviar de balas mais do que Neo em Matrix deixando a cena nenhum pouco verossímil, o vilão se tornou uma ameça tão grande que os próprios produtores não tinham noção de como dar um fim ao personagem, eis que Gandia tem a "brilhante" ideia "de amarrar Tóquio, porém deixar suas mãos livres, e se vira de costas para a assaltante para que a mesma possa fazer um curativo em sua ferida, Tóquio não desperdiça a oportunidade e acaba com o vilão de uma forma simples e frustrante. Onde um segurança vai pedir ajuda a um bandido?? Lamentável.
    A 4ª temporada de lá casa de papel traz uma trama bem novelesca recheada de brechas e incoerências, dando a sensação que a produção está menosprezando a inteligência do telespectador.
    Samir S
    Samir S

Enviada em 20 de abril de 2020
    Embora a primeira e a segunda temporada dessa série não sejam uma obra de arte, cumpre bem seu papel com tramas envolventes e reviravoltas interessantes, me fazendo esperar ansioso por uma continuação. No entanto, a quarta temporada me decepcionou e já mostra sinais de desgaste, como o fato dos mesmos erros serem repetidos várias e várias vezes, perdi a conta de quantas vezes os bandidos apontam as armas um pra cara do outro e nada acontece, e isso não é legal porque a gente já sabe que nada vai acontecer e isso irrita porque é só uma tentativa ruim de criar tensão. Outro fato irritante é o cara que idealizou o golpe, o roteiro nos faz acreditar que ele passou anos pensando no plano infalível, e o idealizador do plano é o primeiro a pular fora?? Fala sério! Irrita ao extremo, sem contar que ficou óbvio o que iria acontecer com uma certa personagem, não houve surpresa nenhuma. Como sempre, uma ideia boa começa a ir pro saco por causa da ganância dos seus idealizadores, essa 4 temporada foi apenas mais do mesmo, e é tão problemática que não sei se irei assistir a 5 parte, já que os roteiristas querem testar a inteligência e a paciência do tele espectador.
    Juliana Ortiz
    Juliana Ortiz

Enviada em 6 de abril de 2020
    Ridícula aquela narrativa no fundo, por um acaso é uma série pra cego? Sim pq eu estou vendo o que eles estão fazendo não precisa ser narrada ....detestei me recuso a assistir todos os episódios assim é irritante
    Caio Borges
    Caio Borges

Enviada em 6 de abril de 2020
    Péssimo! Frustrado mais uma vez, me sinto lesado, assisti até o final e não acaba, simplesmente no climax, a temporada não fecha, deixa aberto para mais uma temporada.
    Eu simplesmente perdi o tesão!

O seriado que antes era algo inteligente com várias sacadas, virou um filme de rambo.

Conselho para quem escreve, pare enquanto há tempo, tá feio.

Cabe um episódio final e pronto, não inventa mais não.
    Cidinha Lima Sh
    Cidinha Lima Sh

Enviada em 4 de abril de 2020
    As outras temporadas foram muuuito Boas, amava a série mas a 4 temporada deixou muito a desejar. A parte em que quatro dos personagens atiram no chefe de segurança e não conseguem feri-lo eu achei ridículo. Tudo bem que ele estava de colete mas 4 pessoas atirando e nenhuma acerta uma perna, canela,cabeça, nada. O mesmo ocorre na cena em que Nairobi morre. Todos atirando no chefe de polícia e ninguém acerta. Ele só é ferido pelos estilhaços da granada. Achei muito mentiroso, mais mentiroso que todos os filmes de ação e luta que já assisti. Deixou muito a desejar.
    Fabricio Gonçalves
    Fabricio Gonçalves

Enviada em 5 de abril de 2020
    Que palhaçada fizeram com a série! 😡😡😡
    Era melhor ter finalizado a série antes de que deixar a Netflix assumir. Agora vão ficar enrolando igual The Walking dead e vai perder a graça cada vez mais.
    Nada a ver aquelas cenas chatas em flashback. Uma encheção de linguiça pra preencher o tempo de cada episódio. Seria melhor diminuir o tempo de duração pra não ficar tão chato ver os caras com tantos diálogos fúteis.
    Menosprezaram completamente a inteligência do público.
    Primeiro que o tal do Arthur já deveria ter morrido a tempos. Até parece que durante um assalto um cara normal iria fazer aquelas idiotices.
    Segundo: Os planos do professor ficaram muito mentirosos. Sempre que uma situação complicava eles voltavam um flashback com uma solução mirabolante mentirosa kkkk chega ser cômico.
    Terceiro: O segurança parece o Rambo, ninguém consegue matar ele. Kkkk Muito ruim kkkkk
    Quarto: A Nairóbi recuperou da cirurgia mais rápido que o Wolverine. Affs
    Quinto: Infantilizaram ainda mais a série. Toda hora eles apontam as armas pra alguém, mas nunca atiram. A gente nem espera porque já sabe que é só cena.
    Sexto: Toda hora volta as conversinhas de amor entre os personagens. Poxa, os caras tão assaltando e ficam naquela palhaçada. Muito sem noção.
    Sétimo: O professor arrumou uma turma gigante de ajudantes e fez um mega plano em um tempo recorde movimentando imagens de satélite e uns hackers ninja pra salvar a mulher da prisão. Interessante é que ele já sabia todos os detalhes de uma prisão que aconteceu pouco tempo antes e planejou tudo rapidão kkkkk há vá
    Oitavo: Fizeram a polícia de trouxa a temporada toda kkkk a equipe externa do professor tá tão grande pra suprir as palhaçadas que a série arrumou que quando forem dividir o dinheiro do roubo não vão ganhar quase nada kkkkk

Sinceramente, poderia passar horas aqui criticando a porcaria que fizeram com a série, mas não adianta nada. Eles só querem faturar com a assinatura da Netflix, pq sabe que vai ter muita gente pagando até chegar a próxima temporada.
    Saudade de séries com 24 episódios por temporada, padrão Breaking Bad, Prison break.
    Fazer o que né. Novos tempos! spoiler: