13 Reasons Why
    Você assistiu 13 Reasons Why ?

Isabelly Vitória
    Isabelly Vitória

Enviada em 13 de julho de 2020
    Ela fala sobre assuntos que muitos não tem coragem de falar, é a realidade do ensino médio, mas vocês pularam essa fase da vida de vocês não é mesmo? A série mostra o quanto as pessoas podem ser cruéis, e que adolescentes também tem sentimentos, a diferença é que nem sempre eles sabem lidar com isso como um adulto.
    Felilpz
    Felilpz

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Eu gostei demais dessa série, ela traz diversos problemas que os jovens enfrentam e a maioria das vezes não vemos e não percebemos.

As temporadas vem trazendo cada vez mais problemas que são muito comuns na vida das pessoas, mas quase nunca falados e percebidos.

A série é uma forma de fazer com quem está passando por uma situação parecida, que peça ajuda e que faça com quem não está passando, entenda e se ponha a disposição para ajudar a quem precisa.

Resumindo: A série mostra a realidade entre os adolescente e nós deixa vidrados, a 4º me deixou agoniado, foi bem forte, pois sofro com crises de ansiedade e ver aquilo tudo foi foda... A série é muito boa.
    Kleber Viveiros.
    Kleber Viveiros.

Enviada em 30 de novembro de 2023
    olha britto, sinceramente... a única temporada que dá pra assistir e mesmo assim peca em muita coisa é a primeira, e na minha opinião tinha que ter terminado ali mesmo. da segunda em diante é só ladeira, uma consegue ser pior que a outra, e eu não sei pq cargas d'água eu insisti em continuar vendo, enfim...
    Tulio Souza
    Tulio Souza

Enviada em 10 de julho de 2020
    Nossa a 1 temporada era perfeita, da 2 pra frente à série acabou.Os personagens começaram a ficar insurpotaveis, DO NADA chega uma menina que acha que sabe de toda a história, Poderia ser uma minissérie tentaram prolongar algo sem enredo...
    Mila B.
    Mila B.

Enviada em 18 de agosto de 2023
    É uma série pesada, com algumas cenas fortes e de alta carga emocional. Traz à tona temas relevantes e difíceis de serem discutidos e tem seu mérito na forma como a narrativa foi feita.

Pode causar bastante desconforto em quem assiste e acionar gatilhos. Achei muito legal sempre fazer o disclaimer indicando a possibilidade de gatilhos e o incentivo para que pessoas que estejam passando por isso busquem apoio.

Achei que a série se estendeu demais e em alguns momentos se perdeu, mas vale a pena ser vista.
    Alef B.
    Alef B.

Enviada em 13 de abril de 2017
    Não posso negar que de certa forma a série tem seus destaques, mas referindo-se ao tema principal (suicídio) pecou bastante.
    Mas o quê eu esperava de uma série que aborda problemas na adolescência? Soluções.
    A série mostra motivos plausíveis e outros somatizados para que ocorresse o suicídio, porém não deu indícios de como poderia ser diferente. Mostrou omissão dos colegas, o amigo (Clay), da escola, mas não deveria ser assim. Mostrou o suicídio como resultado final, sem dar outras soluções.

Outro fato negativo é a série mostrar diversos gatilhos para que pessoas nas mesmas condições tomem o suicídio como opção, afinal foi o único resultado possível mostrado pela série.
    Mostrar a cena no final pode mostrar como é agonizante o ato, mas não é suficiente para impedir que alguém desista de fazer, talvez até ajude, pois detalha como ocorreu, inspirando pessoas nas mesmas condições.

A série também pecou ao falar sobre o álcool, mostrando o ato, mas não falar sobre. Foi um fato bastante ignorado, este que também é um gatilho.
    A abordagem sobre como ocorre e o resultado do bullying foi interessante, assim como sobre o estupro e o acidente de trânsito.

No final, ao perceber que a outra amiga também poderia estar indo para o caminho da Hannah, ele ter feito o contato humano foi a parte mais interessante sobre o tema que vi. É isso que deveria ser mostrado no decorrer da série, mas foi praticamente de forma isolada, onde poucos conseguem perceber. O que mantêm a posição inicial sobre a falta de soluções (estas que deveriam ser trabalhadas de forma mais clara e com maior tempo, uma vez que foi desperdiçado muito tempo com futilidades e/ou coisas quue poderiam ter sido cortadas).

O ato do suicídio é bem complexo, porém uma premissa importante é como a pessoa se vê presa no que a cerca e não consegue, sozinha, encontrar uma saída tanto para o que sente ou pensa. A série focou muito em mostrar um culpado, como se fosse um homicídio, o que não ocorreu. Foi mostrando a evolução dos problemas da protagonista, onde ela criava empecilhos para chegar em uma solução, onde novamente julgo que a série pecou em não mostrar soluções no decorrer dos acontecimentos. Foi apenas fato e culpa.

Se de um lado estamos solidarizados com a Hannah, de outro não vemos a série dando gatilhos para quem tem desiquilíbrio mental. Mostrando que a culpa deve ser somatizada e não combatida.
    ana
    ana

Enviada em 10 de novembro de 2020
    É uma série forte que mexe com um tema delicado de um jeito sensível. Era muito boa até o fim da primeira temporada, devia ter acabado ai. A Netflix pecou muito ao estender essa série.
    Gabriela Moreira
    Gabriela Moreira

Enviada em 11 de abril de 2023
    Esta é das series mais completas e mais necessárias desta geração do meu ponto de vista.
    É uma série psicologicamente e emocionalmente muito pesada e por isso ás vezes é necessário parar várias vezes durante o mesmo episódio, mas das melhores que já vi.
    José Fernandes
    José Fernandes

Enviada em 17 de fevereiro de 2024
    Obra-prima, excelente!!
    Caio H.
    Caio H.

Enviada em 5 de junho de 2020
    Crítica da série Inteira

Olha acompanhei a série desde a primeira temporada, desde então virou uma tradição maratonar a série logo no lançamento. spoiler: Depois de 4 temporadas o sentimento que eu fico é que podia ter acabado na primeira, por mais que alguns personagens conquistem nossos corações com a evolução deles ao longo do tempo, o roteiro no geral só piora, com problemas surgindo um após o outro no ensino médio dos personagens, um suicídio que acaba provocando dois homicídios, ou melhor um grupo de adolescentes que indiretamente provocam o suicídio da personagem A, que matam o personagem B e deixam o personagem C ser preso e morto por pelo o homicídio. Com todo esse processo a série busca humanizar principalmente os "vilões" mas só na outra temporada, depois que eles foram uns tremendos psicopatas, deixando a ideia de "então sabe o cara que na temporada passada foi o motivo de tudo de ruim acontecer? Bom nessa ele é legal" e como se já não tivesse um problema nisso, eles repetem 3x essa fórmula. Os elementos que listei acima são os principais problemas que mais cansam o espectador, posso citar aqui outros menores: o fato que todos os adultos são burros, os personagens que nem parece que estudam (normal para série americana de ensino médio) e a lógica de adolescentes de que literalmente não fizeram nada na primeira temporada, para evitar que os seus pais soubessem que tal garota é gay, que fulana começou a namorar e largou a amiga, que o guri A tinha um crush em uma guria e etc... Decidem matar encobrir isso em respeito a memória da falecida. Em resumo após 4 temporadas, sendo a primeira que realmente importa e as outras 3 sendo desnecessárias (com no máximo a possibilidade de ter a 2da só para mostrar o desfechos da primeira, condensando a 2da, 3era e 4rta em uma só).
    Agora que acobou vou lembrar da série como "aquela série em que vontade de ganhar dinheiro estragou a série que poderia ter ajudado a dar luz em temas tão importantes como suicídio, depressão, assédio, sair do armário, aceitação dos Pais, inclusão e feminismo."
    Reinaldo Ferreira
    Reinaldo Ferreira

Enviada em 29 de junho de 2022
    Enquanto falava de Hanna Becker estava bom. Na 4 temporada se perderam e a série ficou sem graça...
    Felipe Lopes
    Felipe Lopes

Enviada em 29 de março de 2022
    a série mostra de forma irresponsável temas sensíveis, sobre adolescentes e de forma algo clichê, de forma irracional no geral a serie é até meio que legal mas dava pra ter se superado
    guinga Rodrigues
    guinga Rodrigues

Enviada em 3 de setembro de 2021
    Até a segunda temporada a série estava boa, da terceira em diante aquela personagem insuportável Any entrou e tudo perdeu a graça. Amei a cena que o Justin manda ela se f*** kkkk menina chata e irritante. Na minha opinião a série ficou chata e cansativa após a terceira temporada.
    Ricardo A.
    Ricardo A.

Enviada em 3 de abril de 2017
    A serie consegue entrar em um tema dificil de forma muito franca. Fazer as pessoas refletirem sobre como a forma que elas se comportam reflete nos outros é uma dos grandes desafios da humanidade.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 7 de dezembro de 2017
    Essa novelinha pré-adolescente consegue ser bem irritante às vezes. Não é uma produção barata nem tosca. Muito pelo contrário. Há muitas virtudes narrativas em um trabalho que parece descartar apenas uma virtude dentre as que escolheu: coerência. E é através dessa “pequena” falha que podemos concluir que, apesar de tecnicamente interessante e artisticamente bonito, “13 Reasons Why” é uma merda colossal que revela que esta geração tem pouquíssimas chances de sobreviver a eles mesmos.