The Last Kingdom
    4,6
    Você assistiu The Last Kingdom ?

Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 15 de fevereiro de 2016
    A Inexorabilidade do Destino.

Para os leitores assíduos do britânico Bernard Cornwel, a série Crônicas Saxônicas é um deleite em potencial narrativo. O escritor é extremamente habilidoso em criar momentos tensos e personagens icônicos, mas quando surge uma série televisiva que faz uso do mesmo universo literário, surge uma ponta de grande expectativa e curiosidade em conferir o material em questão.

O ilustre protagonista, cujo nome mais mais apropriado seria Uhtred de Bebbanburg, é interpretado pelo britânico Alexander Dreymon, algo que parece ter caído como um luva para o ator, já que faz de suas interpretações uma forma de aprendizado ao longo da temporada. Uhtred é filho do senhor de Bebbanburg, que é assassinado em uma batalha contra os brutais dinamarqueses conhecidos como Vikings. Sem lar definido, Uthred é "adotado" por líder dinamarquês Ragnar Ravnsson (Peter Gantzler), o que faz com que o protagonista aprenda diversas habilidades com o manejo da espada e táticas de guerra que fazem dos vikings vencedores. Anos após uma desavença com o soldado Kjartan (Alexandre Willaume), o "vilarejo" onde está o exército dinamarquês é alvejado durante uma celebração, criando neste instante o que motiva grande parte das ações do protagonista: o desejo de vingança.

Ambientada em 872, a série nos faz acompanhar o dia a dia de Uthred no reino de Wessex, uma das muitas pequenas regiões independentes que um dia se juntariam para formar a grandiosa Inglaterra. Buscando auxílio para preparar, cautelosamente, sua vingança, o protagonista, juntamente com sua amante Brida (Emily Cox) conhece Alfredo, o rei respeitado por suas habilidades na arte da comunicação verbal e escrita. Aliando-se a ele e ao exército saxão, Uthred usa das situações que envolvem as defensivas e ataques contra os dinamarqueses como uma alternativa para ir moldando sua imagem dentro do reino e arquitetar, pouco a pouco sua vingança.

Assim como nos livros, um dos grandes méritos da produção reside na forma como trata as batalhas, violentas e cheias de momentos tensos. Como aprendiz, Uthred usa e abusa do que absorveu quando criado pelos Vikings, principalmente nas capacidades defensivas com escudos, algo que é contemplado com imenso cuidado pelos produtores. Sem deixar de citar que, por se passar em um período cujo catolicismo rege toda a sociedade, há diversas menções a atos feitos em prol da igreja, desde mortes desnecessárias até ostentação em nome divino.

Do ponto de vista narrativo, a temporada faz uso dos dois primeiros livros da série literária, sendo eles O ÚLTIMO REINO e O CAVALEIRO DA MORTE, isso acaba deixando de lado alguns detalhes nada triviais que ajudaram a moldar o personagem principal, embora não prejudique o desenrolar da história. Os primeiros episódios são bem corridos, pois o que nos importa mesmo é fase adulta de Uthred e a forma como ele ganha confiança, mesmo que para isso crie conflitos com amigos de infância. Há grandes e fortes personagens no enredo, com destaque evidente para Alfredo, um homem cuja habilidade de convencer é notável, principalmente pela ótima atuação de David Dawson para dar vida ao rei nas telinhas. Claro que na gama de infindáveis nomes e personagens, também temos alguns outros de relevância, como o padre Beocca (Ian Hart), um dos grandes responsáveis pela sobrevida de Uthred; o jovem vilão Odda (Simon Kunz), frio, sacana e inescrupuloso; além dos vilões Vikings Ubba e Skorpa que diferem entre si no comportamento, mas são cruéis como poucos, inclusive rendem lutas apoteóticas contra Uthred e dignas de comemoração .

Para alegria de quem curtiu THE LAST KINGDOM, a segunda temporada, que terá o dobro de episódios, já está em produção. Considerando a qualidade desta primeira, principalmente na retratação precisa dos personagens e suas complexidades; das batalhas épicas e cheias de energia; e do apuro técnico em criar algo grandioso, certamente teremos mais momentos para torcer pela vingança de Uthred e pelos aliados do, quase desagradável, Alfredo.
    José Eduardo pardau
    José Eduardo pardau

Enviada em 28 de abril de 2020
    Infelizmente assisti a serie VIKINGS antes, fica inevitável as comparações, sou muito detalhista, já no primeiro episódio em uma comemoração pós batalha, os vikings desta série ao brindar não usam o termo SKOL, os dentes são muito brancos, a aparencia é de gente muito bem cuidada, peles limpas na maioria das vezes, as falas não são condizentes com a rusticidade dos vikings, minha nota é 04, pelas páiságens, mas fica incomparável com a serie vikings. Não consegui passar do primeiro episódio.
    Isabella C.
    Isabella C.

Enviada em 12 de agosto de 2017
    Super apaixonada por Last Kingdom! Prefiro ela a Vikings, pois o enredo me parece mais atrativo, além de que Vikings por várias vezes entra em assuntos, como os deuses, muito detalhadamente, ficando mais difícil de se entender o contexto no geral, já Last Kingdom é de melhor entendimento. Só sei que amo.
    rafael cavallotti
    rafael cavallotti

Enviada em 28 de abril de 2020
    Perca de tempo, Uhtred luta, luta, luta, ganha, ganha e ganha e sempre é um Zé ninguém. Uma merda fedida
    Vinicius Gonçalves
    Vinicius Gonçalves

Enviada em 1 de julho de 2020
    1º que sou um amante de história, então adoro filmes épicos, de outras culturas, histórias de lutas e guerras por conquistas e glória...Gostei muito!!! Já havia gostado da série Vikings...mas essa superou pois achei mais completa, embora os Daneses ficaram um pouco "nutellas" perto dos vikings da série "vikings". Completo pq tem uma ótima trilha sonora, cenários bonitos, atores não tão badalados, mas envolventes, efeitos muito bons e um detalhe muito interessante; Uhtred narra a sua própria história. Muita emoção e decisões surpreendentes que vão te inspirar pra vida e te prender na tela. Merece a nota máxima!
    Daniela Gonzalez
    Daniela Gonzalez

Enviada em 28 de março de 2021
    Essa série é PERFEITA! O ator que faz o Uhtred é maravilhoso e nos cativa de um jeito e faz com que a gente torça e roa as unhas por ele em cada capítulo!
    Essa série é perfeita e deixa VIKINGS no chinelo! Haha
    Bruno M.
    Bruno M.

Enviada em 13 de outubro de 2015
    Um dos melhores livros de Bernard Cornwell que já li... a serie tem tudo pra ser espetacular.
    Tramas, Romances, Melhores guerras que eu já li em livros "na minha humilde opinião melhor ate que as do game of thrones" Recomendo os livros dele tbm ... e a historia antes mesmo do proprio The Last Kingdom chamada Cronicas de Arthur .
    Paulo_F.A.
    Paulo_F.A.

Enviada em 1 de julho de 2017
    não achei tão bom como Vikings (mas Vikings é provavelmente a minha série preferida e chegar a este patamar não é fácil) a história está contada de maneira diferente mas gostei.
    Gabriel H.
    Gabriel H.

Enviada em 6 de outubro de 2016
    É uma série O.K, é 90% fiel aos livros, mas deixam para trás muito do que formou a personalidade do Uhtred ir causa dos poucos ep. que tem. Crônicas Saxônicas é a melhor série de livros que já li e recomendo a todos, já a série falo para ir assistir sem muita expectativa.
    luana_
    luana_

Enviada em 22 de abril de 2021
    Que série cansativa. Estou na metade da 3 temporada e sinto que é uma narrativa muito fraca, não consigo sentir ligação com nenhum personagem, pensei que iria adora o personagem principal (Uhtred) mas ele é um capacho do rei alfredo e agora da princesa, ele nunca pensa no que ele quer, simplesmente vive servindo a quem ele promete lealdade (e que não merece) kkkkk ele não pensa de forma estratégica, simplesmente se rende ao poder dos outros. Fora que a forma como criaram os personagens vikings é bem sem graça, não existe um amor aos deuses e não criam vínculos entre eles. A caracterização até melhorou nessa 3 temp (Netflix salvou) porque nas outras 2 era uma negação.

E detalhe: pensei que seria uma série de batalhas tão foda quanto vikings ou briga por reinados como GOT, mas parece que a narrativa foge de lutas e quando tem acaba sem mais nem menos. Esperava ver batalhas e personagens inteligentes, criando situações que deixam o público em êxtase, em que você vai do amor ou ódio e do ódio ao amor em segundos hahaha o que senti em GOT e Vikings foi justamente isso, mas Last Kingdom está longe disso. É bem chata... espero que mude.
    Lívia A.
    Lívia A.

Enviada em 25 de novembro de 2018
    Melhor série de 2018. Te prende do inicio ao fim! Muitoooo boa, parabéns! São poucas séries que me prendem, mas essa se superou. Elenco maravilhoso, atores fodas, produção 1000. Enfim, gostei do inicio ao fim.
    Claudio H.
    Claudio H.

Enviada em 23 de setembro de 2021
    Estou na segunda temporada mas dá para opinar em parte. A série é um pouco inferior a Vikings principalmente por não ficarmos identificados com cada personagem. É só Uthred, uma espécie de D"Artaghan de Os Três Mosqueteiros de 1949. è totalmente centrada nele, e isso ele faz muito bem. Enfim é uma série tipo filmes do anos 50,60, meio que vazia mas absorvente e agrada ao público que adora filme antigo.
    Gabriel F
    Gabriel F

Enviada em 13 de dezembro de 2018
    A proposta da série parecia ser boa, mas o personagem deixou a desejar, Vikings se tornou uma série top por causa dos personagens, principalmente Ragnar, ator muito abaixo do nivel!
    Djeison Attuati
    Djeison Attuati

Enviada em 30 de abril de 2020
    As três primeiras temporadas são boas, já a quarta não vinga as outras temporadas. Muito ruim essa última temporada
    Leandro M.
    Leandro M.

Enviada em 16 de maio de 2017
    Fraca poucas batalhas e muita enrolação , Vikings da de 10 , mas imagino que livro deve ser melhor...