Minha conta
    Emmy 2022: Por que What We Do In The Shadows, série de Taika Waititi, merece ganhar o prêmio? (Opinião)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Três primeiras temporadas estão disponíveis no Star+.

    Indicada pela segunda vez na categoria principal de comédias no Emmy AwardsWhat We Do In The Shadows é uma daquelas séries tão cativantes, que você não desgruda da TV por um segundo.

    Idealizada por Taika Waititi e Jemaine Clement, a atração distribuída no Brasil pelo Star+ acompanha um grupo desajustado de vampiros nos tempos atuais. A premissa parte do filme de mesmo nome, dirigido pelo cineasta neozelandês, que, por sua vez, é inspirado no curta-metragem Entrevistas com Alguns Vampiros.

    Com a veiculação de sua quarta temporada nos Estados Unidos - ainda não há previsão para a estreia em solo nacional, a família sobrenatural já passou por diversas aventuras: lutas com lobisomens, fantasmas chorões, amores de outras vidas, sequestros de bruxas, dilemas burocráticos, entre outras situações bizarras.

    A trama se alimenta do sangue não tão fresco, mas sempre saboroso, dos mocumentários. Conhece The Office? Pois bem, a trama se sustenta em um falso documentário, só que os cinegrafistas aqui são completamente humanos, vale destacar. 

    Referências

    Obviamente, o humor está na veia da atração, mas não é só de risadas que se faz uma boa história. Como What We Do In The Shadows apresenta este caráter escrachado, os criadores decidiram não poupar nas citações e sugestões cinematográficas durante a trama.

    Durante as três primeiras temporadas, há referências a Entrevista com o Vampiro em diversos episódios, Nosferatu, Drácula de Bram Stoker, Um Drink no Inferno, Amantes Eternos, Deixa Ela Entrar e até Crepúsculo.

    Emmy 2022: Onde assistir a todas as séries indicadas?

    Além disso, como dito acima, o formato da trama nos faz lembrar a todo momento de algumas preciosidades da teledramaturgia norte-americana. Além da clássica trama estrelada por Steve Carell, também há Parks and RecreationModern Family e a nova queridinha da FX, que também está indicada ao Emmy, Abbott Elementary.

    Personagens e comédia do absurdo

    Um dos grandes diferenciais de What We Do In The Shadows é o fato de que você vai, sim, dar boas gargalhadas enquanto assiste aos episódios. Não se trata apenas de um programa divertido, mas realmente hilário. Muito deste DNA, da comédia absurda e boba, faz paralelos com outros trabalhos de Taika Waititi. Thor: Ragnarok, por exemplo, utiliza esse estilo de diversas formas.

    Muito da graça está na entrega do elenco à trama nada convencional. Nandor (Kayvan Novak), Laszlo (Matt Berry) e Nadja (Natasia Demetriou) compõem a família de vampiros que estrela a série, ao lado do servo Guillermo (Harvey Guillén). Cada um à sua maneira, relembrando histórias passadas com apoio de imagens inspiradas em pinturas clássicas, consegue estabelecer um vínculo com o público de forma natural e até empática.

    Multiverso vampírico

    Algo que deve ser apreciado nesta série é como a mitologia vampírica é devidamente respeitada durante toda a narrativa. Utilizando os conceitos de Os Garotos Perdidos, os vampiros da produção têm, sim, aversão ao sol e outras convenções conhecidas. “Nós usamos as regras para vampiros dos anos 70 e 80, com um pouco dos anos 30”, disse o criador do projeto ao IGN.

    Apesar de ser uma série que mergulha no sobrenatural, o que necessitaria do uso intenso de CGI, a equipe de produção optou por focar em recursos práticos. "Usamos o filme de Francis Ford Coppola, ‘Dracula de Bram Stoker’, como inspiração porque no longa ele usou diversos efeitos práticos, o que deu autenticidade para a história”, afirmou o produtor executivo Paul Simms.

    What We Do In The Shadows: Atores revelam bastidores inusitados e prometem “verdadeiro casamento vampiro” na 4ª temporada

    Entre eles ainda há o "vampiro energético", uma criatura que suga a energia de suas vítimas, ao invés do sangue. De acordo com Clement, em entrevista ao The Hollywood Reporter, trata-se de "um termo que ouvi para descrever pessoas com quem é difícil conversar, e eu definitivamente fui encurralado por essas pessoas em festas. Aquelas pessoas das quais você sente que precisa ser salvo, e quanto mais você fica na conversa, mais difícil é fugir. O que fiz foi levar isso ao nível sobrenatural."

    Por fim, vale dizer que a primeira temporada tem uma grande reunião de vampiros de Hollywood. Isso mesmo, alguns atores que interpretaram as criaturas em filmes e séries surgem como parte do Conselho Vampírico. É uma grande reunião.

    Por que What We Do In The Shadows merece ganhar o Emmy?

    Sendo uma das apostas mais originais da seleção, a série da FX tem grande potencial para conquistar o prêmio principal de comédia no Emmy Awards 2022. O humor absurdo, que ganha novas camadas de acordo com a progressão da narrativa, é o grande responsável por carregar a trama de forma cativante. Porém, pode-se dizer que o envolvimento dos personagens, a partir de excelentes atuações, fazem dela uma série leve, divertida e cheia de coração. Afinal, não basta apenas rir, é preciso de uma boa carga emocional para dar densidade às histórias.

    Mesmo com uma disputa acirradíssima neste ano, com nomes de peso e uma imprevisibilidade de vitórias, a trama vampiresca já chega ganhando pela indicação e, consequentemente, novos olhares que se direcionam à essa deliciosa galhofa.

    What We Do In The Shadows
    What We Do In The Shadows
    Data de lançamento 2019-03-27 | min
    Séries : What We Do In The Shadows
    Com Kayvan Novak, Matt Berry, Natasia Demetriou
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top