Meu AdoroCinema
    "O aspecto violento da série é extremamente brasileiro e contemporâneo", afirma Renan Tenca sobre O Escolhido
    Por Barbara Demerov — 25/06/2019 às 08:27
    facebook Tweet

    Em painel com a presença do elenco, diversos detalhes sobre a nova série brasileira Netflix foram revelados.

    Para divulgar o lançamento da série O Escolhido, a Netflix organizou um evento para a imprensa no dia 18 de junho em que foi possível conhecer a história e o elenco com mais detalhes – além de ter sido apresentado o episódio de estreia da produção, a primeira do gênero suspense (escrita por Carolina Munhóz e Raphael Draccon) que sucede séries brasileiras como 3% e Coisa Mais Linda.

    O enredo de O Escolhido (que estreia em 28 de junho) se passa no Tocantins e mistura uma temática que passeia pelas diferenças entre os seres humanos, assim como suas crenças, com uma atmosfera de suspense. Três médicos viajam até um vilarejo afastado da sociedade com a missão de vacinar todos ali, mas acabam encontrando uma realidade não só muito diferente da que estão acostumados como também são desafiados a confrontar a fé com a medicina. Leia aqui as nossas primeiras impressões sobre o episódio de estreia.

    No painel realizado com a presença dos atores Renan Tenca, Paloma Bernardi, Pedro Caetano, Gutto Szuster, Tuna Dwek, Mariano Mattos Martins e Alli Willow, foram explicadas as intenções de cada personagem – sem spoilers, é claro! Confira abaixo os destaques do painel e também o que o produtor-executivo Michel Tikhomiroff falou sobre a produção em entrevista exclusiva ao AdoroCinema.

    ELENCO E MOTIVAÇÕES

    "O Escolhido é um homem branco, tido como alguém escolhido por Deus para comandar aquela comunidade regida por valores extremamente conservadores, e que precisa lidar com o encontro com a diferença. Os três médicos têm uma missão muito determinada para cumprir. Então acredito que o principal confronto da série vem entre pessoas que se veem como iguais na comunidade Aguazul e, a partir daí, o suspense vai se dando entre essas relações que são, na verdade, de pressão – como quando O Escolhido encontra Lucia", explicou Renan Tenca, o misterioso intérprete que carrega o título da série.

    Paloma Bernardi, intérprete da médica Lucia, deixou bem claro que o instinto de sua personagem é o de liderar: "Ela acredita que a medicina é o melhor caminho para se alcançar a cura e curar as perdas. A profissão é o grande tesouro de sua vida, assim como a arte é o grande tesouro da minha vida. Eu acho muito importante nessa missão ter uma mulher colocando seu foco, sua maturidade, para mostrar que essa mulher também existe – não só uma mulher mãe, dona de casa... Mas uma mulher que também é independente, que tem sua profissão como maior objetivo. E aí existe esse grande choque ao encontrar o Escolhido e o povoado, mas não só isso; acho que a nossa série traz a diferença de crenças de modo geral."

    Tikhomiroff também destacou a importância do papel de Lucia como líder que move a história: "Acompanhamos ela entrando em conflito com a outra visão dessa cidade isolada que é Águazul. Precisávamos de uma atriz muito forte, carismática e que pudesse dar credibilidade, ser muito brasileira para acreditarmos que ela realmente poderia ter vindo ali do Mato Grosso do Sul. Não basta ser um bom ator ou atriz, é preciso combinar com o personagem. E ela tem esse diferencial. Paloma provou ser a Lucia perfeita", disse.

    Pedro Caetano enfatizou que haverá momentos na série em que a vocação de seu personagem Damião é testada, o que o leva para um momento "em que ele se questiona se existem outras maneiras de ajudar as pessoas, outras possibilidades." Já Mariano Mattos Martins, que dá vida a Mateus, morador do vilarejo Aguazul, evidenciou que haverá certa dualidade em seu personagem devido à temática da série: "O Mateus se vê num lugar de grande questionamento em relação à devoção ao Escolhido, e ao mesmo tempo num instinto de razão, com uma possibilidade de verdade que ele nem imaginava e que vem muito da Lucia. Ela coloca ele no chão e traz uma certa lucidez à todo o cenário, que começa a ficar extremamente bagunçado a ponto de o Mateus se colocar numa situação constante de provação."

    Gabriel Colombara

    ROTEIRO E AMBIENTAÇÃO

    Tuna Dwek, que também interpreta uma das moradoras de Aguazul, destacou o trabalho da dupla de roteiristas: "Na série nós lidamos com elementos de magia, que já fazem parte do universo de Draccon e Carolina. Eles resgatam toda essa magia e mistério em O Escolhido". Para Tikhomiroff, que também afirmou admirar o trabalho de Munhóz e Draccon há muito tempo, a escolha de adaptar uma série do gênero suspense foi desafiadora: As pessoas amam esse tipo de gênero então ele me atrai muito. Foi uma delícia receber esse convite da Netflix pois, assim, pude ir mais a fundo no sobrenatural, achando a linguaguem da série; sem contar o fato dela ser lançada em 190 países. Montei uma equipe do sonhos para que pudéssemos tentar imprimir um pouco do nosso Brasil de forma contundente nesse gênero tão querido pelo público."

    O local em que a série foi filmada tornou-se especial para toda a equipe, especialmente o elenco. "Uma das coisas mais legais foi que a cidade parou pra essa magia cinematográfica acontecer. Fomos muito acolhidos em todos os lugares que a gente ia", disse Gutto Szuster. "E o fato da cidade de Natividade (nome real de Aguazul) ser colonial, tão antiga, também faz com que as marcas na arquitetura, da violência da nossa história em relação ao povo que foi escravizado, narrem a respeito de onde estamos. Toda essa história está impressa ali e a direção de arte faz questão de manter tudo isso. A narrativa que temos em mãos, o aspecto violento dela é extremamente brasileiro e contemporâneo", completou Tenca.

    FÉ VS CIÊNCIA

    Por mais que o primeiro episódio de O Escolhido indique que haverá uma discussão aprofundada com relação à vacinação ou não-vacinação, Tikhomiroff afirmou que este é apenas o ponto de partida da série. "Essa discussão é apenas o fato que leva o trio de médicos para essa população isolada na região do Pantanal. Os médicos querem erradicar o vírus mas acabam se deparando com uma realidade totalmente diferente do que eles esperavam, com leis próprias e que giram em torno desse líder poderoso chamado O Escolhido. A série foi adaptada de uma série mexicana, que foi escrita em 2010, então esse assunto nem era tão quente como é hoje. É uma coincidência."

    O Escolhido estreia na Netflix com seis episódios em 28 de junho.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Top séries
    La Casa de Papel
    1
    Direção: Álex Pina
    Elenco: Álvaro Morte, Úrsula Corberó, Pedro Alonso
    Drama, Suspense
    Vis a Vis
    2
    Direção: Daniel Écija, Álex Pina, Iván Escobar
    Elenco: Maggie Civantos, Najwa Nimri, Luis Callejo
    Drama, Suspense
    Stranger Things
    3
    Direção: Matt Duffer, Ross Duffer
    Elenco: Millie Bobby Brown, Millie Bobby Brown, Winona Ryder
    Drama, Fantasia
    Grey's Anatomy
    4
    Direção: Krista Vernoff, Betsy Beers, Shonda Rhimes
    Elenco: Ellen Pompeo, Ellen Pompeo, Ellen Pompeo
    Drama, Médico
    Séries mais consultadas
    Últimas notícias de séries
    Era uma Vez em... Hollywood: O que sabemos sobre o novo filme de Quentin Tarantino
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    terça-feira, 25 de dezembro de 2018
    Era uma Vez em... Hollywood: O que sabemos sobre o novo filme de Quentin Tarantino
    Patrocinado
    What If: Primeira temporada da série vai focar em histórias da Saga do Infinito
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 23 de julho de 2019
    What If: Primeira temporada da série vai focar em histórias da Saga do Infinito
    The Purge: Série inspirada em Uma Noite de Crime ganha teaser sangrento da 2ª temporada
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 23 de julho de 2019
    The Purge: Série inspirada em Uma Noite de Crime ganha teaser sangrento da 2ª temporada
    Falcão e Soldado Invernal: Daniel Brühl divulga primeira imagem de Barão Zemo na série
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 23 de julho de 2019
    Falcão e Soldado Invernal: Daniel Brühl divulga primeira imagem de Barão Zemo na série
    Homecoming: Janelle Monáe substitui Julia Roberts na 2ª temporada
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 23 de julho de 2019
    Homecoming: Janelle Monáe substitui Julia Roberts na 2ª temporada
    Quem é Você, Alasca?: Série baseada no livro de John Green ganha primeiras imagens
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 23 de julho de 2019
    Quem é Você, Alasca?: Série baseada no livro de John Green ganha primeiras imagens
    Notícias de séries
    Séries novas mais esperadas
    Outra Vida
    1
    Outra Vida
    Elenco: Katee Sackhoff, Selma Blair, Tyler Hoechlin
    Drama, Ficção científica
    Estreia
    25 de julho de 2019 em Netflix
    Batwoman
    2
    Batwoman
    Elenco: Ruby Rose, Meagan Tandy, Camrus Johnson
    Drama, Ação
    Estreia
    6 de outubro de 2019 em CW
    Todos os vídeos
    The Boys
    3
    The Boys
    Ficção científica, Ação
    Estreia
    26 de julho de 2019 em Amazon
    Todos os vídeos
    Carnival Row
    4
    Carnival Row
    Elenco: Orlando Bloom, Cara Delevingne, David Gyasi
    Drama, Fantasia
    Estreia
    30 de agosto de 2019 em Amazon
    Novas séries mais esperadas
    Back to Top