Minha conta
    Multishow pede desculpas após cortar piada de Chapolin por considerá-la homofóbica

    O episódio em questão fazia uma brincadeira com o relacionamento de Batman e Robin.

    Desde o dia 21 de maio, o Multishow está exibindo ChavesChapolin na TV por assinatura, porém nem tudo está sendo um mar de flores. O problema começou quando a emissora decidiu cortar uma piada, por considerá-la de cunho homofóbico.

    Isso aconteceu na nova dublagem de um episódio de Chapolin, intitulado "O Descobrimento da Tribo Perdida", quando a personagem vivida por Maria Antonieta de Las Nieves declara que "era melhor ter chamado Batman" no lugar do Polegar Vermelho. Originalmente, o protagonista respondia "Em primeiro lugar, o Batman saiu em lua de mel com Robin", indicando que ambos os heróis são gays. Na recente montagem, o Multishow decidiu trocar a fala por "Batman não pôde vir porque furou o pneu do Batmóvel."

    Tal episódio está presente num DVD lançado em 2005, enquanto uma versão diferente da trama já foi exibida pelo SBT - ambos mantendo tal piada. Percebendo tal mudança, muitos fãs reclamaram da decisão da emissora, através das redes sociais, afirmando que estavam censurando a amada atração.

    Em entrevista para o portal UOL, a diretora de programação digital do Multishow, Tatiana Costa, pediu desculpas por tal ação, mas justificou a decisão. "Erramos nesse caso, mas ainda erraremos muito. E que bom, porque é vivo, é uma troca, não é uma decisão única, unilateral, enfiada goela abaixo. Estamos aqui para ouvir, discutir juntos e ajustar. Somos fãs também e sabemos que ainda teremos muitas batalhas pela frente. Existe, por trás, obviamente, um cunho homofóbico, uma coisa mais machista. Entendemos que era uma piada preconceituosa. Lá nos anos 70 e 80, era considerada normal, mas felizmente hoje não é mais aceitável. Tentamos suavizar isso. Não foi fácil. Temos um poder muito grande nas mãos. Somos um canal democrático, que tem a Pabllo Vittar no ar num programa incível com um propósito de combater tudo isso. Mas, ao mesmo tempo, entendemos que os fãs reagiram. Vamos acertar e errar, mas sempre com a tentativa de fazer o melhor."

    Chaves e Chapolin são exibidos de segunda a sexta, às 23 horas no canal Multishow. Na TV aberta, a comédia focada no pessoal da vila ainda faz parte da programação do SBT.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top