Minha conta
    Game of Thrones dá seu primeiro grande passo para longe dos livros

    Produção da HBO comandada por D.B. Weiss e David Benioff começa a se distanciar de verdade da obra original de George R.R. Martin.

    Para a alegria de uns e o desapontamento de outros, Game of Thrones está cumprindo o que prometeu. A série baseada na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, desde o início precisou fazer cortes de personagens e resumir histórias, a fim de encaixar cada livro – que varia de 590 a 870 páginas entre o primeiro e o quinto volumes – em uma temporada com dez horas de duração. Até então, nenhum destes cortes foi realmente significativo, mas a partir desta temporada, isso está mudando.

    Atenção: Contém spoilers do episódio 3 da 5ª temporada, High Sparrow, e dos livros 4 e 5, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.

    No episódio 3, vemos os destinos de alguns dos personagens cruciais serem traçados: Margaery Tyrell (Natalie Dormer) e o Rei Tommen (Dean-Charles Chapman) se casam, como acontece nos livros, e Lorde Petyr Baelish (Aidan Gillen), o Mindinho, revela a Sansa Stark (Sophie Turner) que arranjou seu casamento com Ramsay Bolton - ou Snow (Iwan Rheon), a fim de que ela tome posse de Winterfell.

    A grande questão é que, nos livros, isso não acontece. Durante este tempo, Sansa sequer deixou o Vale de Arryn, e seu arco é pouco explorado em O Festim dos Corvos (há apenas 3 capítulos sob o seu ponto de vista). Existem sim planos para um futuro casamento que a faça retornar para Winterfell. Porém, nesta altura da cronologia, ela ainda está casada com Tyrion Lannister (Peter Dinklage), refugiada no Vale fingindo ser Alayne Stone – uma filha bastarda que Mindinho inventou. E, o mais importante: ela é uma fugitiva procurada pela coroa, já que foi acusada de ser cúmplice do assassinato de Joffrey (Jack Gleeson).

    O ‘Bastardo Bolton’, por sua vez, de fato se casa com uma ‘Stark’, mas nada tão simples como possa parecer. A fim de reafirmar a posse dos Bolton sobre Winterfell, Roose Bolton (Michael McElhatton) arranja um casamento de seu filho com Arya Stark, que na verdade é Jeyne Poole fingindo ser a filha de Ned (Sean Bean). Jeyne é uma personagem presente na história desde o livro 1, viveu em Winterfell e era melhor amiga e aia de Sansa. Nas mãos do cruel bastardo, ela sofre isolada no castelo após o casamento, passa por diversas humilhações e é até mesmo estuprada. (Cuidado, Sansa)

    A mudança da história sugere que não basta Sansa ter sofrido as crueldades de Joffrey durante as três primeiras temporadas, mais lágrimas e sofrimento estão no caminho da personagem. Para justificar a alteração, os produtores da série, D.B. Weiss e David Benioff, afirmaram em entrevista que “não queriam deixar a personagem passar uma temporada inteira definhando no Vale, sem muito o que fazer.”

    "Você tem esse arco com Ramsay. Você coloca uma das suas personagens principais - que é uma atriz incrivelmente talentosa que acompanhamos por cinco anos e o público adora - para executá-lo? Ou traz uma nova atriz para dar vida ao papel? Para mim, a pergunta responde por si só. Você usa a personagem que o público adora," afirmou o roteirista Brian Cogman.

    A mudança não foi muito bem recebida pela audiência, já que todos conhecem o nível de psicose de Ramsay – basta lembrar o que ele fez com Theon Fedor (Alfie Allen) na 4ª temporada. Por isso, vale a pergunta: será que o pior ainda está por vir para Sansa?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top