Minha conta
    Como a Toei Animation se tornou um dos mais lendários estúdios de anime (e ganha milhões ao se concentrar em apenas algumas séries)
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Graças às suas séries de maior sucesso, a Toei Animation é uma das maiores produtoras de anime do mundo, tendo encontrado uma verdadeira mina de ouro nos anos 1980.

    Se pensarmos em estúdios de anime hoje em dia, é cada vez mais fácil conhecer um bom punhado deles, como o Wit Studio, o MAPPA, o Studio Trigger ou o Science Saru... mas aquele que conseguiu abrir caminho para todos eles foi a Toei Animation.

    Junto com a Sunrise, é provavelmente um dos estúdios de anime mais famosos no Ocidente e um dos pioneiros a quem devemos grande parte da história da animação japonesa.

    A Disney como um exemplo a ser seguido

    Chegar à altura da Disney não é fácil, mas é certamente o que os fundadores do estúdio estavam buscando. O estúdio foi originalmente fundado em 1948 como Japan Animated Films pelos animadores Kenzō Masaoka e Zenjirō Yamamoto, embora, com o período pós-guerra, eles só tenham conseguido lançar seu primeiro filme em 1958. E se a Walt Disney tinha um camundongo como mascote, eles tinham Pero, sua versão do Gato de Botas, que foi lançada em 1969.

    Nem Goku, nem Freeza: Akira Toriyama apresentou o personagem mais poderoso de Dragon Ball anos atrás, mas nem todos perceberam

    Foi na década de 60 que a Toei começou a avançar a todo vapor e, se a Disney adaptava histórias infantis, o estúdio encontrou outra inspiração diretamente em casa: o mangá. Foi assim que o estúdio começou a criar várias séries de televisão, como Esquadrão Arco-Íris, Sally the Witch ou Tiger Mask, embora também tenha se atrevido a criar algumas histórias originais.

    Os anos 70 viram a chegada de grandes títulos como Mazinger Z, Devilman, Candy Candy e tantos outros animes que colocaram o estúdio para sempre no mapa... e foi também onde lendas do anime como Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Yasuji Mori começaram a dar seus primeiros passos. Foi graças às séries que a Toei Animation se tornou uma das maiores produtoras de anime e, na década de 1980, encontrou a verdadeira mina de ouro.

    Toei Animation

    Piratas e Dragon Ball

    Em 1986 a Toei lançou a série que mudaria tudo: Dragon Ball, e a verdade é que o sucesso do anime foi algo que com certeza nem o próprio Akira Toriyama previu. A franquia é a mais bem sucedida de toda a história dos animes, com séries, filmes, especiais em vídeo, todo tipo de merchandising... Uma brincadeira que fez com que o estúdio praticamente conseguisse viver apenas de Dragon Ball.

    Talvez não seja o caso, mas a Toei tem um bom gosto de sobra. Nos anos 80 e 90, ela continuou a assinar animes com enorme potencial, como Saint Seiya, Sailor Moon, Digimon e Yu-Gi-Oh, mas seu segundo grande sucesso veio com One Piece, que mudou completamente o rumo do estúdio.

    Toei Animation

    Apesar de ser um estúdio lendário, parece que ouvimos cada vez menos falar da Toei e ela não soa tanto quanto outras produtoras de anime. Isso não significa que eles diminuíram o ritmo, pois continuam a lançar séries todos os anos, mas na última década eles têm se concentrado cada vez mais em nutrir e aproveitar suas maiores franquias e se concentrar novamente na tela grande.

    Em 2022, a Toei quebrou recordes de bilheteria com o filme One Piece Film: Red, de 32 bilhões de ienes, e isso apenas se estivermos falando de um filme sem levar em conta as outras receitas do estúdio. Porque a Toei é responsável pelo anime One Piece desde 1999, mas também tem as franquias Dragon Ball e Sailor Moon em seu bolso, três das maiores séries de anime de todos os tempos.

    Só isso já é suficiente para que a Toei possa viver com a renda delas, e é fácil entender por que a Toei diminuiu o ritmo de suas novas séries desde 2020. Hoje em dia, eles se dedicam quase que exclusivamente à produção de Pretty Cure e Digimon e a ganhar mais dinheiro com suas grandes franquias com filmes como The First Slam Dunk (que já acumulou uma enorme bilheteria e ainda está esperando para ser lançado no Ocidente).

    Toei Animation

    A Toei não precisa mais se arriscar com novas séries porque já tem os grandes e nunca os deixará de lado, e esse olhar atento no passado para saber qual mangá adaptar garantiu o sucesso do estúdio para a posteridade. Porque eles podem não ser a Disney (nem precisam ser), mas a Toei Animation conseguiu garantir que Goku, Luffy, Usagi e o restante de seus personagens sejam lembrados como lendas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top