Minha conta
    Como Stanley Kubrick filmou a sangrenta cena do elevador em O Iluminado

    Na icônica cena do elevador do filme O Iluminado (1980) de Kubrick, um rio de sangue corre pelos corredores do Hotel Overlook.

    O Iluminado (1980) é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos, adaptação de Stanley Kubrick para o livro de Stephen King. O filme está repleto de cenas memoráveis e assustadoras, especialmente pela atuação de Jack Nicholson como o protagonista, e uma das mais marcantes é a sangrenta cena do elevador – que explicamos aqui como ela foi filmada para a produção de terror.

    Na história de O Iluminado, Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado durante o inverno e vai para lá com sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso para sua família, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões assustadoras de acontecimentos ocorridos no passado.

    Criador de casa temática de O Iluminado no 'Halloween Horror Nights' revela que reproduzir cena do elevador foi o maior desafio (Reportagem exclusiva)

    Entenda como a cena do elevador em O Iluminado foi filmada 

    Na cena do elevador em O Iluminado, que se tornou uma das mais famosas da história do cinema, um rio de sangue corre pelos corredores do Hotel Overlook passando pelas frestas das portas do elevador enquanto Wendy olha horrorizada. Mas como ela foi filmada por Stanley Kubrick?

    Em entrevista ao Yahoo! em 2018, o assistente de Kubrick, Leon Vitali, falou sobre como essa icônica cena do elevador foi filmada e todo o processo pelo qual a equipe de produção passou para acertar. Vitali explicou que eles passaram semanas trabalhando na qualidade, cor e consistência do sangue falso, pois precisavam que ele fosse o mais natural possível e precisavam de centenas de galões.

    A mecânica não foi nada fácil, afinal, muita pressão dentro de um elevador seria arriscado. Por isso, no dia da filmagem, a equipe de produção completou o compartimento do elevador e montou quatro câmeras com diferentes lentes e velocidades de filme. Segundo Vitali, os operadores de câmera subiram dentro de grandes baús de madeira para evitar todo o sangue e toda a produção teve que trabalhar contra o relógio para realizar essa cena do elevador, já que o elevador não conseguia segurar todo aquele sangue falso por muito tempo – que inclusive começou a vazar antes que as portas pudessem abrir.

    Para a sorte da equipe, a cena saiu conforme o planejado, mas a onda de sangue falso ainda carregou alguns dos móveis com ela, dando à cena um aspecto ainda mais caótico e varrendo o set. “Eu lhe digo, funcionou de uma maneira que nunca pensamos que funcionaria. Aquele dilúvio de sangue estava pegando coisas como os sofás. Foi um volume tão violento desse líquido vermelho vindo em sua direção; aqueles de nós que estavam lá pensaram: 'Meu Deus, estamos fazendo para nos afogar!' Quando Stanley viu a filmagem, ficou muito feliz. Mas no momento em que estava acontecendo, ele não podia assistir".

    Essa cena acabou se tornando a favorita de Stanley Kubrick, famoso pelo seu perfeccionismo durante as filmagens, e a Warner até usou o momento como um dos trailers de O Iluminado. Confira abaixo:

    O Iluminado está disponível no catálogo da HBO Max.

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top