Minha conta
    A Lenda de Candyman: Qual é a conexão da sequência com o filme original de 1992?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    A Lenda de Candyman é uma continuação espiritual do clássico O Mistério de Candyman (1992), que rendeu duas sequências.

    Um dos filmes de terror que vão arrepiar o público em 2021A Lenda de Candyman está em exibição nos cinemas brasileiros e foi anunciado como uma "continuação espiritual" do clássico cult O Mistério de Candyman (1992) – explorando e se aprofundando na mitologia do original. Para quem não sabe, o filme original foi inspirado no  conto The Forbidden (Candyman) de Clive Barker e rendeu duas sequências: Candyman 2 - A Vingança (1995) e Candyman - Dia dos Mortos (1999). Pensando nisso, qual é a conexão de A Lenda de Candyman com os outros filmes dessa franquia de terror?

    A Lenda de Candyman: Nia DaCosta explica a importância do filme ao AdoroCinema (Exclusivo)

    Em A Lenda de Candyman, em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright (Teyonah Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

    ATENÇÃO, a matéria apresenta spoilers sobre os acontecimentos de A Lenda de Candyman!

    Qual é a conexão de A Lenda de Candyman com os outros filmes da franquia ?

    Uma das maiores mudanças na mitologia original de Candyman é que a nova abordagem confirma que, enquanto Daniel Robitaille de Tony Todd foi o primeiro assassino do espelho que buscou vingança por sua morte injusta, ele foi apenas o começo de um legado que continuou a cada geração. Embora não houvesse um ciclo definido de anos, a cada poucas décadas havia uma pessoa assassinada vítima de violência racial que assumiria a forma de um Candyman. A Lenda de Candyman conta a história de um homem que vivia em Cabrini-Green e foi morto pela polícia sob suspeita de adulteração de doces entregues a crianças.

    Anthony McCoy de Yahya Abdul-Mateen II é o alvo desta versão de Candyman, que é uma continuação de O Mistério de Candyman e ignora as demais sequências. Ao longo do filme, descobrimos que Anthony é na verdade o bebê que foi salvo por Helen Lyle (Virginia Madsen) de ser sacrificado no final do original, o que adiciona ainda mais conexões entre a adaptação e o filme de 1992. Isso também explica o papel de Vanessa Estelle Williams, como a mãe cujo filho foi tirado dela no Candyman nos eventos do original.

    A Lenda de Candyman: Conheça a lenda urbana original do assassino do espelho

    Adicionando ainda mais contexto à mitologia de Candyman, William Burke (Colman Domingo) é um residente do Cabrini-Green – que passou por um processo de gentrificação para renovar o lugar com cidadãos de alta classe – e desenvolve uma conexão com Anthony depois que ele visita o bairro para encontrar inspiração para sua obra de arte. Assim que Candyman começa a agarrar Anthony, William aproveita a oportunidade para ajudar a transformá-lo totalmente em um "assassino", cortando sua mão e substituindo-a por um gancho. As esperanças de William são estabelecer que Anthony foi um assassino imitador, o que irá promover as lendas urbanas sobre o bairro e evitar que a polícia passe muito tempo na área, além de atrapalhar a gentrificação que deslocou os residentes originais do lugar.

    O filme termina com a morte de Anthony pelas mãos da polícia, que até mesmo queria encobrir o caso, e ele assumindo o manto do Candyman, com uma sequência mostrando as muitas faces do personagem ao longo dos anos, que inclui a aparição de Daniel Robitaille de Tony Todd – versão original do personagem e o homem no centro da lenda urbana. Para quem não lembra, ele era um artista e filho de uma escrava que viveu no final do século 19. Ele se apaixona por uma mulher branca e acaba engravidando ela, o que resulta em sua morte por um linchamento racista, onde os assassinos o cobriram de mel para atrair um enxame de abelhas e o deixaram para morrer queimando seu corpo.

    Em A Lenda de Candyman, Anthony McCoy não é o criador do mito, mas seu trabalho como artista e a tragédia que se abate sobre ele no ato final do filme mostram que ele é um forte sucessor e, infelizmente, outro reflexo da opressão racial. 

    A Lenda de Candyman está em exibição nos cinemas brasileiros. O filme conta com produção e roteiro de Jordan Peele ao lado de Nia DaCosta, que assume a direção.

    A Lenda de Candyman
    A Lenda de Candyman
    Data de lançamento 26 de agosto de 2021 | 1h 31min
    Criador(es): Nia DaCosta
    Com Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top