Minha conta
    A Bússola de Ouro na Sessão da Tarde (10/03): Entenda como o filme e a série His Dark Materials estão conectados
    Kalel Adolfo
    Kalel Adolfo
    -Redator | crítico
    Redator e crítico do AdoroCinema, Kalel possui três grandes passatempos: maratonar filmes slasher, enaltecer o trabalho de Lady Gaga e rezar para que Quentin Tarantino lance Kill Bill 3.
    Co-escrito com:
    Rafael Felizardo

    A programação da Sessão da Tarde de hoje faz parte da série literária “Fronteiras do Universo”.

    O filme de hoje da Sessão da Tarde é A Bússola de Ouro, que venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2008. E não é para menos: a produção é exuberante e captura toda a magia da série literária “Fronteiras do Universo”.

    Na trama, uma jovem viaja até o extremo norte para salvar a amiga e outras crianças que foram sequestradas por uma misteriosa organização. A direção é assinada por Chris Weitz (A Saga Crepúsculo - Lua Nova) e o elenco conta com nossa querida Nicole Kidman (O Escândalo).

    Confira a seguir, algumas curiosidades sobre o longa, que vai ao ar às 15h30, logo após a novela Chocolate com Pimenta:

    A Bússola de Ouro e His Dark Materials estão conectados

    His Dark Materials é o nome original da saga literária “Fronteiras do Universo”. Ela é composta por três volumes: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000). A série da HBO é uma adaptação dos três livros.

    A única adaptação cinematográfica aconteceu em 2007, com o lançamento de A Bússola de Ouro.

    O desenvolvimento do projeto foi conturbado

    Em 2003, o estúdio contratou Tom Stoppard para escrever o roteiro do longa. Um ano depois, Chris Weitz (Rogue One) foi chamado para dirigir o filme. Porém, ele descartou a narrativa de Tom, e começou a escrever a sua própria adaptação.

    Em dezembro de 2004, Chris desistiu do projeto, argumentando que o mesmo era tecnicamente muito difícil. Por isso, Anand Tucker (Moça com Brinco de Pérola) assumiu o controle da obra, explicando que a trama principal iria girar em torno de Lyra e sua busca por autoconhecimento.

    Não demorou muito para Anand também abandonar o filme, alegando diferenças criativas com o estúdio. Logo em seguida, Chris foi recontratado e, desta vez, tudo deu certo.

    O autor dos livros queria outro elenco

    Philip Pullman, autor da série "Fronteiras do Universo", queria Samuel L. Jackson como Lee Scoresby, e Jason Isaacs interpretando Lorde Asriel. Entretanto, o estúdio escolheu Daniel Craig e Sam Elliott para esses papéis, respectivamente.

    Dakota Blue Richards conquistou o papel com muito esforço

    Mais de dez mil garotas participaram dos testes para interpretar Lyra. Contudo, Dakota Blue Richards se destacou, e conseguiu o papel depois de uma enorme competição.

    A equipe de figurino teve que trabalhar horrores

    Mais de 600 figurinos foram criados para o filme. Eles foram assinados por Ruth Myers, que já foi indicada ao Oscar duas vezes: Uma por A Família Addams (1991) e outra com Emma (1996).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top