Minha conta
    Por que hoje é o Dia do Cinema Brasileiro?

    Saiba a história por trás dessa data importante!

    19 de junho é uma data muito importante na nossa terrinha, pois é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Ou seja, momento de lembrar os talentos nacionais e apreciar como a sétima arte se instala no país. Mas você sabe por que essa celebração acontece no dia de hoje?

    Preparados para mais uma breve aula de história com o AdoroCinema?

    Tudo começa lá em 1896, quando ocorreu a primeira projeção de cinema no Brasil — meses após os irmãos Lumière inventarem a sétima parte em Paris. O sucesso foi tanto que o empresário italiano Pascoal Segreto decidiu inaugurar a primeira sala de cinema aqui no país.

    Mas a escolha da data aconteceu mesmo por causa do dia 19 de junho de 1898. Na ocasião, seu irmão, Afonso Segreto, estava a bordo de um país francês, com um dos aparelhos de seu curso de operação de cinematógrafos. Antes de embarcar, ele registrou imagens da Baía de Guanabara — sendo as primeiras a serem gravadas em território nacional. Desde então, os irmãos fizeram registros de outros acontecimentos do país, desenvolvendo os primeiros documentários do cinema brasileiro.

    O que acontece depois, você já sabe. O cinema nacional ganha dimensões cada vez maiores, se tornando o cenário diverso e cultural que encontramos hoje. Algo que não vai parar de crescer, apesar das dificuldades que surgirem no caminho.

    E, para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, o AdoroCinema vai fazer uma maratona de lives na sua conta oficial no Instagram.

    Melhores filmes brasileiros que você precisa assistir, segundo a redação do AdoroCinema
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top