Minha conta
    Curta Cinema 2018: Festival com 200 filmes começa e vai ajudar a selecionar pré-indicado ao Oscar

    Mostra é realizada no Rio de Janeiro entre os dias 24 a 31 de outubro.

    Com curtas de realizadores consagrados, obras exibidas em Cannes e mais de 200 filmes na programação, começa nesta quarta-feira (24) o Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

    A abertura do festival será realizada às 20h no Estação Net Botafogo com a sessão de The Unchanging Sea (2018), do veterano e premiado curta-metragista Bill Morrison. O realizador, especializado em dar novos significados a materiais raros de arquivo e pelo casamento de cinema e música, dirigiu o filme com base em uma cópia danificada do curta O Mar Imutável (1910), do D.W. Griffith, armazenada na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O filme reúne imagens de outros trabalhos para construir uma narrativa sobre o contato da humanidade com o mar.

    A programação divide os 200 filmes em 13 mostras que abarcam 33 programas. Além do Estação NET Botafogo, o Curta Cinema conta com sessões na Cinemateca do MAM, no Cinemaison e no Cine Arte UFF. Entre as principais mostras regionais e locais estão a Panorama Carioca e o Panorama Latino Americano. Os filmes selecionados para as mostras competitivas tem a chance de se qualificar para disputa por uma indicação ao Oscar de melhor curta-metragem em 2019.

    Entre os destaques da seleção estão Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, presente na mostra competitiva internacional, curta dirigido por Eugène Green e produzido pelos Irmãos Dardenne. O filme se passa em Portugal na década de 1920 e mostra o poeta Fernando Pessoa trabalhando para desenvolver um slogan para a Coca-Cola, o que acende um sinal de alerta no governo autoritário da época. O curta brasileiro O Órfão é um dos principais trabalhos da competição nacional. Inspirado em fatos reais, a história sobre um menino rejeitado pelos pais adotivos por ser "diferente" conta com a direção de Carolina Markowic. A obra foi exibida na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes deste ano.

    Outro destaque nacional é a tocante animação Guaxuma, de Nara Normande, premiada no Festival de Gramado e exibida no Festival de Toronto.

    Em sua 28ª edição, o Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro acontece na capital fluminense até o dia 31 de outubro. Confira a programação completa no site do festival.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top