Minha conta
    Oscar 2019: Emissora de TV pressionou Academia a criar a categoria Melhor Filme Popular

    A polêmica nova corrida por uma estatueta dourada foi encomendada pela ABC, subsidiária da Disney.

    Academy of Motion Picture Arts and Sciences

    Quando os índices de audiência caem, cabeças rolam... ou categorias polêmicas são inventadas no Oscar. De acordo com informações da Variety, a criação da controversa disputa pelo troféu de Melhor Filme Popular — que será implementada na próxima edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — foi uma exigência da emissora oficial da cerimônia, a ABC.

    A queda progressiva de audiência do evento motivou o canal — uma subsidiária da maior produtora de blockbusters do mundo, a Disney — a forçar uma mudança nas regras do jogo. Assim, no intuito de atrair mais espectadores, a rede de televisão encontrou uma forma de incluir, de uma maneira ou de outra, os principais blockbusters do ano na noite de gala do cinema estadunidense — historicamente, a premiação esnobou os grandes títulos da máquina hollywoodiana, salvo raras exceções. Outra medida imposta foi a redução da cerimônia para torná-la mais palatável: agora serão apenas três horas de transmissão.

    A ABC não emitiu maiores comentários sobre a mudança no regulamento, mas fontes internas do periódico estadunidense na emissora declararam que os executivos do canal comemoraram a novidade sem reservas. Apesar de uma reação contrária quase instântanea por parte da crítica e dos jornalistas especializados, que criticaram a Academia por criar uma espécie de prêmio de consolação para o "Melhor Blockbuster", a instituição responsável pelo Oscar e sua emissora oficial seguem focadas nas novas normas.

    A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro do ano que vem. Já os indicados à maior premiação do cinema estadunidense serão conhecidos no dia 22 de janeiro de 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Oscar 2019: Academia pretende criar categoria de "melhor filme popular"
    Comentários
    Back to Top