O Festival Ecrã já tem data e pauta para voltar. E a promessa de uma 2ª edição repleta de bons longas, curtas e debates. Entre os dias 17 e 22 de julho, na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, a mostra de cinema experimental propõe a desconstrução de rótulos e demonstrar como a inovação em termos de forma e linguagem pode se dar, por exemplo, com filmes narrativos. A entrada é gratuita.
Os críticos Camila Vieira e Filipe Furtado, da Abraccine, discutirão o realismo e o formalismo que separam o cinema dito experimental do convencional, em debate mediado pelo curador Pedro Tavares. Nas mostras de filmes, o 2º Festival Ecrã estende a discussão para a obra de artistas consagrados, como o diretor brasileiro Luiz Rosemberg Filho, com o curta Landscape; o norte-americano James Benning, com os inéditos Equinócio de Primavera e Equinócio de Outono; e a dupla Ben Rivers e Ben Russe, com o documentário O Raro Evento.
Peter Azen apresentará o longa Cacaya, exibido recentemente no Festival de Montreal. Também integram a mostra de cinema experimental o inédito Mundo Sem Fim (Sem Incidentes Reportados), do realizador Jem Cohen; a polêmica experiência de O Cavaleiro das Ruínas, de Pierre-Luc Vaillancourt; Cump4rsit4, do mestre argentino Raul Perrone; e o vencedor das últimas edições do Indie Lisboa e do Olhar de Cinema, El Mar La Mar, de J.P Sniadecki e Joshua Bonnetta.
Na programação de curtas-metragens, destaque para Catálogo e Catálogo Volume 6, da consagrada videoartista Dana Berman Duff; O Espírito da Noite, que marca o retorno de Manfredo Manfredini após 20 anos; Confidente, codirigido por Miguel Seabra e pela montadora dos documentários de Maria Augusta Ramos, Karen Akerman; Pachinko, de um animador e designer de filmes da Pixar e Dreamworks, Luis Grane; e Um Quarto, obra de Chong Ming que passou por mais de cinquenta festivais pelo mundo.
A 2ª edição do Festival Ecrã também traz para o Rio destaques de festivais nacionais: Imo, de Bruna Schelb Corrêa, exibido na última Mostra de Tiradentes; Sleep Has Her House, do inglês Scott Barley, premiado como melhor filme no Festival Fronteira em 2017; Buraco Negro de Helena Lessa e Petrus de Bairros e Não Me Fale Sobre Recomeços de Arthur Tuoto, destaques da Mostra do Filme Livre.
Confira a lista completa de filmes do 2º Festival Ecrã:
Longas-metragens
1048 Luas (França, 2017), de Charlotte Serrand
Buraco Negro (Brasil, 2018), de Helena Lessa E Petrus De Bairros
Cacaya (EUA, 2017), de Peter Azen
Cump4rsit4 (Argentina, 2017), de Raul Perrone
El Mar La Mar (EUA, 2017), de J.P Sniadecki E Joshua Bonnetta
Equinócio De Outono (EUA, 2016), de James Benning
Equinócio De Primavera (EUA, 2016), de James Benning
Ilhas Fantasmas (Irlanda, 2018), de Rouzbeh Rashidi
Imo (Brasil, 2018), de Bruna Schelb Corrêa
Mundo Sem Fim (Sem Incidentes Reportados) (EUA, 2016), de Jem Cohen
Não Me Fale Sobre Recomeços (Brasil, 2016), de Arthur Tuoto
Por Dentro (Irlanda, 2017), de Vicky Lagan E Maximilian Le Cain
Reino Animal (Irlanda, 2017), de Dean Kavanagh
Sleep Has Her House (Reino Unido, 2017), de Scott Barley
Médias-metragens
O Cavaleiro das Ruínas (Canadá/Montenegro, 2017), de Pierre-Luc Vaillaincourt
O Raro Evento (Suíça/França/Reino Unido, 2018), de Ben Rivers e Ben Russel
Rochas em Forma de Vento (México/Argentina/Islândia, 2017), de Eduardo Makoszay
Curtas-metragens
Catálogo (EUA, 2014), de Dana Berman Duff
Catálogo Vol. 6 (EUA, 2016), de Dana Berman Duff
Confidente (Brasil, 2016), de Karen Akerman e Miguel Seabra
O Dilema do Porco Espinho (Itália, 2016), de Emanuele Dainot e Alessandro G. Capuzzi
Ecstasy (China, 2015), de Di Hu
O Espírito da Noite (Itália, 2018), de Manfredo Manfredi
Esses Dias de Claridade (Brasil, 2018), de Gabriel Papaléo
Fluxorama (Brasil, 2018), de Wilson Oliveira Jr. e José Guindane
Hic (Brasil, 2017), de Alexander dos Santos Buck
Landscape (Brasil,2017), de Luiz Rosemberg Filho
Mvi (Brasil, 2018), de Coletivo Olhares
Pachinko (Estados Unidos/Japão, 2017), de Luis Grane
Pensamento Intenso (Canadá, 2017), de Allan Brown
Um Quarto (Hong Kong, 2016), de Chong Ming
Rock das Galinhas (Brasil, 2017), de Marco Antônio Pereira
Seaworld (Reino Unido, 2015), de Hing Tsang
Solo (Turquia, 2017), de Alican Durbas
Solon (Brasil, 2016), de Clarissa Campolina
A Sombra do seu Sorriso (Rússia, 2014), de Alexei Dmitriev
Vortex (Portugal, 2017), de Alexandre Alagôa
XCTRY (EUA, 2018), de Bill Brown
Serviço
2º Festival Ecrã
De 17 a 22 de julho de 2018
Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita