Minha conta
    Arábia: Diretores Affonso Uchôa e João Dumans falam sobre a importância de resgatar a figura do trabalhador no cinema brasileiro (Exclusivo)

    Uma história sobre as figuras marginalizadas do sistema.

    Chega aos cinemas nesta quinta-feira o grande vencedor do último festival de Brasília: o drama Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans

    Os cineastas retomam a tradição do cinema brasileiro em retratar a vida dos operários, dos pequenos trabalhadores informais pelas cidades no interior do país. O personagem principal é Cristiano (Aristides de Sousa), trabalhador cujo diário é encontrado por um adolescente. Através das leituras, descobrimos a história de mudanças, trabalhos e amores do silencioso personagem.

    Desde a primeira exibição, Arábia tem sido aclamado em diversos festivais e pelos críticos. De acordo com Lucas Salgado, do AdoroCinema, esta é "uma obra sobre a defesa do homem simples e trabalhador, do brasileiro violado todos os dias por um sistema opressor. Neste sentido, valoriza-se o tom naturalista de muitos dos diálogos do filme. É impossível não se divertir com Cristiano".

    O AdoroCinema aproveitou para conversar com os diretores sobre o projeto:

    Divulgação

    Vocês trabalham com personagens pouco visíveis nas ficções brasileiras recentes, como peões, pedreiros, catadores de frutas. Como criaram este protagonista?

    João Dumans: Estes personagens foram muito retratados nos anos 50, nos anos 60 especialmente, e depois até os anos 70. Na segunda metade do século XX, até os anos 90, o personagem do trabalhador é retratado de diferentes maneiras. Ele aparece no Cinema Marginal e especialmente no Cinema Novo, pela preocupação em construir no cinema aquilo que a literatura tinha feito pelo Brasil: criar uma narrativa de formação da identidade brasileira a partir do povo. Isso era um programa que estava por trás do Cinema Novo, e inspirou a frequência com que os diretores recorreram a personagens ligados à terra, ao trabalho urbano, à indústria.

    A gente fez esta mesma pergunta quando começou o filme. "Por que o cinema brasileiro abandonou, de certa forma, o personagem do trabalhador?". Olhando retrospectivamente, isso tem a ver com o fato de que a realidade realizou o projeto no momento em que Lula, um trabalhador, se tornou presidente do país. Talvez a questão do trabalhador tenha sido resolvida por uma estranha conjunção das coisas. Não só pelo fato de a gente ter um presidente um trabalhador, o que de certa forma realiza uma utopia, pelo menos minha, de ver uma pessoa dos extratos populares chegar à presidência do país.

    Mas ao mesmo tempo pelo boom econômico, pela efervescência econômica que a gente vivia, quando havia trabalho disponível. Essa euforia era uma ilusão de que a questão do trabalhador estaria provisoriamente superada. As pautas e questões políticas mudaram também, a própria questão do trabalho começou a ser colocada de outras maneiras. Mas na verdade isso era uma ilusão mesmo, porque os direitos adquiridos são fáceis de perder - muito mais fácil do que adquirir.

    Hoje isso está no centro do debate político brasileiro, em todos os sentidos. Não só pelo desemprego, mas pelas novas leis de precarização. A gente começou a filmar em 2014, com um roteiro escrito em 2013. Essas questões não estavam claras na época, então houve uma coincidência histórica pelo fato de o filme ficar pronto no momento em que essas questões se tornaram essenciais e pautaram o debate público no Brasil. Para nós foi curioso perceber isso, e ao mesmo tempo muito triste porque isso implicava perceber um retrocesso enorme em relação à questão do trabalho.

    Divulgação

    A vida do personagem principal é vista pelos olhos de um garoto distante desta realidade, através de um diário encontrado. O olhar de fora equivale ao ponto de vista do espectador?

    Affonso Uchôa: Acho que sim. É um convite a quem está vendo o filme, para se colocar no lugar daquele garoto e, de certa maneira, experimentar a sensação do encontro desse jovem garoto com aquela vida tão diferente da dele e, ao mesmo tempo, tão cheias de eventos. É uma situação de se encantar, de ver que uma vida pode esconder segredos, potências muito maiores do que podemos supor. Isso passa pela identificação com o espectador e o personagem do André.

    Essa identificação pode chegar em outros níveis, não necessariamente bons. Na verdade, o que acontece com a nossa estrutura narrativa é o contato entre um jovem de classe média, branco, e esta vida e experiência do pobre trabalhador, com essa memória de mundo. Não podemos negar que grande parte do público do cinema do Brasil vem de camadas sociais mais parecidas com a do André. De certa maneira, teremos outro nível de identificação, com o espectador mais próximo do André do que do Cristiano. Este espectador vai ter uma sensação de descoberta e se inteirar mais sobre a vida de outra classe, de um lugar totalmente diferente do dele, que é o do Cristiano.

    Divulgação

    O protagonista passa por diversas situações, várias cidades, mas a condição de vida dele permanece ligada à precariedade. Isso me pareceu um irônico road movie da imobilidade social.

    João Dumans: Essa é uma percepção interessante. Em geral, este é um road movie com pouquíssimas cenas de trânsito, pois temos uma estrutura de quadros. A essência do road movie é o deslocamento, colocando a mente dos personagens para girar junto com as paisagens.

    No nosso caso, esse ar, digamos, "romântico" associado à questão da trajetória e do existencialismo não era o foco principal. Não sei se esses lugares são iguais. Há mudanças, transformações, mas são camadas se sedimentando. É um tipo de deslocamento diferente, em que cada lugar traz uma nova informação ou nova percepção. Talvez seja um road movie da sobreposição de coisas, como a escada que o personagem sobe para conseguir ver as coisas de cima. As coisas não ficam para trás, pelo contrário: elas vão se depositando mesmo, até permitirem uma visão da situação de cima.

    Uma coisa que percebemos no filme é a estrutura cíclica de conquistas e retrocessos. Hoje, talvez o elemento mais assustador em relação ao nosso presente político e social seja esse caráter cíclico, a percepção de caminhar mas, na verdade, se ver no mesmo lugar de antes. A imobilidade se encontra nisso também.

    Affonso Uchôa: Eu não diria imobilidade, pelo menos a minha relação com o filme não tem muito a ver com essa palavra. Os lugares são diferentes, mas a opressão é sempre a mesma. A gente pode inverter a frase e dizer: "A opressão é sempre a mesma, mas a vida é diferente em cada um desses lugares". A narrativa deixa um campo aberto para o espectador se colocar e mover as peças.

    Inclusive, vivenciamos algumas situações engraçadas apresentando o filme. Algumas pessoas consideraram otimista, enquanto outros acharam super triste. Esse personagem tem um otimismo em sua base. Por que o Cristiano sempre continua? Por que não desiste? É porque, para ele, sempre valeu a pena continuar. Achar que vale a pena continuar, mesmo depois de tantos problemas, é algo de certa forma otimista mesmo. É a crença do poder da vida, da transformação, do caminho. É acreditar que o próximo passo pode ser melhor.

    Nesse aspecto a gente se conecta com o road movie, no qual a estrada traz a ideia de que a próxima cidade pode ser interessante, pode valer a pena. Ao mesmo tempo, não dá pra negar que existe alguma coisa ali, no fim das contas, que reflete a paralisia que o João chamou de opressão. Aí se encontra um pouco do sentido político do filme. Nossa estrutura narrativa é fundada no movimento, mas o ponto de vista político visa marcar a imobilidade da História do Brasil em dois pontos centrais no filme.

    Em primeiro lugar, quando a gente se conecta com Ouro Preto, a extração do ouro, a indústria poluidora e a construção da cidade industrial. É a vocação extrativista do Brasil: a gente continua fazendo a mesma coisa desde 1500, quando era colônia. Tiramos as coisas de debaixo da terra pra entregar aos gringos e fazer coisas mais caras. Ainda somos esse tipo de país, o que representa uma imobilidade, uma permanência que vem de muito tempo atrás e se torna uma essência negativa do Brasil. 

    A outra imobilidade é de situação social mesmo. Esses Cristianos sempre se ferraram, sempre foram a parcela excluída da sociedade, sempre foram aqueles que, seja qual for o ciclo no Brasil, na bonança ou na tempestade, ficam de fora. Par a gente, criar esse personagem para falar dos últimos 15 anos do Brasil é importante do ponto de vista político.

    Divulgação

    Esteticamente, vocês trabalham com planos fixos, contemplativos, ao invés do realismo bruto que acompanha personagens com a câmera na mão, por exemplo. A narração está muito mais presente que o diálogo.

    João Dumans: Existe uma questão literária, em certo sentido, porque a gente não queria apresentar essa realidade de uma maneira crua. Isso implicava mudar a forma, o dispositivo e o jeito de filmar para tentar trazer a gravidade dos diálogos e situações. A ideia era tirar a crueza desse caráter mais direto, mais documental, e privilegiar uma abordagem com certa solenidade.

    Isso tinha a ver também com os enquadramentos para a gente. Pensamos a realidade e a locação como  se fosse um palco. Isso traz um caráter importante, meio teatral, com personagens encenando a si mesmos. Essas pessoas jogam com identidades e dramas próprios a eles. Existe um caráter lúdico no jeito de contar essa história. O filme é uma espécie de ruínas de um teatro do trabalho, ao invés de um filme realista ou neorrealista sobre a sociedade brasileira. Então tem música, diálogo solene, performance, piada.

    É quase um show de variedades do trabalho à moda antiga, um teatro de revistas do trabalho. Poder jogar com esses elementos nos dá mais autonomia porque você não fica preso a certo retrato, representação ou lugar. A intenção é fazer dos atores e personagens os sujeitos da sua própria história, a ponto de poderem encená-la, torná-la viva no trabalho de representação dessas vidas. 

    Affonso Uchôa: Tem a questão do silêncio. Penso o silêncio como trabalho das ausências. O maior exemplo do nosso aprendizado com esse projeto foi a relação entre som e imagem. Aprendemos mesmo, errando bastante, reescrevendo e refazendo, pensando o som em off para tornar presente algumas ausências e não ser reiterativo em relação ao que a imagem está dizendo, ou apenas completando, e sim tornar essa relação entre texto e imagem criativa e potente. Na verdade, trabalhar com as ausências tem a ver com inventar um espaço para o espectador; criar no filme um momento com alguma coisa incompleta, que precisa necessariamente ser completada por quem está assistindo o filme.

    João Dumans: Isso tem a ver com as diferentes interpretações do filme, seja otimista ou pessimista. Em certo sentido o filme ressoa muito do próprio estado de espírito da pessoa que está assistindo. Dependendo do que você está sentindo, pode considerar mais pessimista ou otimista.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top