Minha conta
    Oscar 2018: Jordan Peele é o primeiro negro a vencer o prêmio de melhor roteiro

    Diretor e roteirista de Corra! levou o prêmio de melhor roteiro original

    Frazer Harrison/Getty Images

    Jordan Peele quase não acreditou no que estava acontecendo enquanto estava no palco do Dolby Theatre na noite deste domingo para receber o seu prêmio de melhor roteiro original por Corra! O roteirista e diretor — que já havia sido o primeiro negro indicado ao mesmo tempo como roteirista, diretor e produtor (este último pela categoria de melhor filme) — agora também é o primeiro a vencer por roteiro.

    "Eu parei de escrever este filme umas 20 vezes porque pensei que era impossível. Pensei que não iria funcionar. Que ninguém jamais faria este filme. Mas eu continuei porque eu sabia que, se alguém deixasse-me fazê-lo, as pessoas iriam ouvi-lo e assisti-lo", disse, emocionado, no palco.Nos bastidores, Peele exaltou o momento:

    "É uma renascença. Eu quase não me tornei diretor porque há tão poucos exemplos. Tínhamos [Spike Lee]. Tínhamos John Singleton. Tínhamos os [pai e filho Melvin Van e Mario Van] Peebles. Os irmãos [Albert e Allen] Hughes. Mas eles pareciam ser as exceções à regra. Estou muito orgulhoso de fazer parte deste momento, em que eu sinto que os melhores filmes de cada gênero estão sendo feitos por meus colegas diretores negros."

    Oscar 2018: A Forma da Água é o grande vencedor!

    Já sobre a importância da exaltação e do reconhecimento por instituições importantes como a Academia, Peele abriu o jogo:

    "Eu não sabia o quão importante isso era. Eu sempre quis, mas as campanhas estão crescendo, e há momentos que eu cheguei a questionar isso tudo [...]

    Quando as indicações foram anunciadas, eu tive essa sensação incrível de olhar para o garoto de 12 anos que precisava desse tipo de validação, e percebi imediatamente que um prêmio como este é muito maior do que eu. É sobre reconhecer e incentivar os mais jovens que podem não acreditar em si mesmos, e fazê-los enxergar que podem alcançar a maior honra em qualquer área se eles se dedicarem.

    Você não está fracassando se não conseguir, mas eu quase não cheguei aqui porque não acreditava que havia um lugar para mim. Whoopi Goldberg e seu discurso de melhor atriz coadjuvante por Ghost - Do Outro Lado da Vida foram grandes inspirações para mim. Quando fui indicado, uma das primeiras coisas que fiz foi ligar para ela e agradecê-la por dizer aos jovens a nunca duvidarem de si mesmos. Então eu espero que este prêmio faça o mesmo e inspire mais pessoas a usarem suas vozes."

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top