Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Oscar 2018: Jordan Peele se torna o primeiro cineasta negro a ser indicado como diretor, produtor e roteirista
    Por Renato Furtado — 23 de jan. de 2018 às 14:00
    facebook Tweet

    O realizador fez sua estreia na premiação como se fosse um veterano da Academia.

    Corra!, um dos grandes sucessos e uma das mais gratas surpresas de 2017, teve seus méritos reconhecidos pela Academia do Oscar. O "suspense social" de Jordan Peele foi indicado a quatro prêmios, sendo que três destas nomeações dizem respeito ao cineasta responsável pelo aclamado filme. Aliás, por ter sido indicado como diretor, produtor e roteirista, Peele acaba de fazer história: ele se tornou o primeiro realizador negro a alcançar tal feito.

    A temporada de premiações costuma escancarar ainda mais o grave problema da falta de representatividade na indústria cinematográfica. Historicamente falando, Peele é apenas o quinto artista negro a ser indicado ao prêmio de Melhor Direção. Anteriormente, só John Singleton (Os Donos da Rua), Lee Daniels (Preciosa - Uma História de Esperança), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) foram incluídos na lista final de cinco nomeados do Oscar. O diretor de Corra! também é o quarto roteirista negro a receber uma nomeação na categoria Melhor Roteiro Original: Suzanne de Passe (O Ocaso de Uma Estrela); Spike Lee (Faça a Coisa Certa); e o supracitado Singleton são seus "veteranos". Portanto, se derrotar seus concorrentes diretos em alguma das duas ou em ambas disputas, Peele tornará-se o primeiro vencedor negro de cada categoria.

    "Agora só estou pensando nas pessoas que compraram um ingresso e falaram para outras pessoas fazerem o mesmo. Vocês fizeram isso. Obrigado"

    Ainda no quesito direção, parece que o movimento por maior representatividade em Hollywood finalmente fez efeito nos membros da Academia - há dois anos criticados por causa do #Oscarsowhite -, que indicaram tanto Peele quanto Greta Gerwig (Lady Bird - A Hora de Voar) ao troféu de Melhor Direção. Ambos foram deixados de fora das categorias equivalente do Globo de Ouro e do BAFTA, e suas ausências nas listas destas premiações provocou inúmeras críticas nas redes sociais. Se quiserem continuar fazendo história, no entanto, Peele e Gerwig - quinta mulher a ser nomeada ao prêmio em questão - terão que derrotar rivais bastante fortes: Christopher Nolan (Dunkirk), Guillermo del Toro (A Forma da Água) e Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma).

    E aí, quem você acha que leva o caneco de Melhor Direção para a estante de casa? Os vencedores do Oscar serão conhecidos no dia 4 de março - confira aqui a lista completa de indicados.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • The Bad, The Good A.
      Ai meu Jesus
    • The Bad, The Good A.
      Se tivessem feito aquele protesto do ano retrasado, muito tempo atrás...agora todo ano vai ter negro indicado em todas as categorias principais. Agora é a vez dos asiáticos, depois latinos, depois gays e lésbicas e etc...
    • Victor D.
      Ele se tornou a terceira pessoa, e não o terceiro negro.
    • Peter Spielberg
      Parabéns , continue com a qualidade
    • Joao Camilo
      O primeiro diretor negro indicado foi o John Singleton pelo Boyz N the hood in 1991. Além dele, o Lee Daniels, Barry Jenkins e Steve McQueen foram indicados.
    • Alan Ramos Fernandes
      Eu ja sabia por ser admirador do diretor ,mas e sempre um choque ler que Spike Lee nunca concorreu a melhor diretor .
    Mostrar comentários
    Back to Top