Minha conta
    Ícone da comédia americana, Don Rickles morre aos 90 anos

    Ator era famoso por seu estilo cáustico e por tirar sarro de quem quer que fosse. Ele dublou o Sr. Cabeça de Batata na franquia Toy Story.

    O comediante Don Rickles, famoso por seus comentários ácidos sobre celebridades e por seu estilo cáustico de fazer humor, morreu nesta quinta-feira em sua casa, em Los Angeles, Califórnia. De acordo com informações divulgadas por seu representante, o artista faleceu aos 90 anos de idade vitimado por uma falência renal.

    Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Rickles participou de dezenas de filmes e séries de TV, mas foi nos palcos de casas noturnas e teatros que ele fez seu nome, graças a espetáculos de humor aos quais o stand-up comedy moderno muito deve.

    Sua comédia de insultos o alçou ao estrelato quando ele fez piada com o cantor e ator Frank Sinatra, conhecido por não levar desaforo para casa. Rickles e Sinatra foram amigos e o humorista é considerado um membro honorário do supergrupo de atores Rat Pack, clã liderado por Sinatra que contava com nomes como Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joey Bishop.

    Donald Jay Rickles nasceu dia 8 de maio de 1926 em Nova York e cresceu na região do Queens. Após se formar no ensino médio, serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Depois do fim do conflito, estudou atuação e se formou na American Academy of Dramatic Arts.

    Sua estreia na TV se deu 1955, como apresentador da série Stage 7. Nos cinema, seu debute se em uma ponta no filme O Mar é Nosso Túmulo, lançado em 1958 e estrelado por Clark Gable. Dois anos depois, em 1960, Rickles conseguiu um papel em A Taberna das Ilusões Perdidas (1960), que traz Tony Curtis e Debbie Reynolds no elenco.

    Com dificuldades para encontrar papéis mais substanciais nos cinemas, Rickles começou a desenvolver seus shows em auditórios de hotéis de Las Vegas. Além dos palcos, o comediante foi uma presença constante em talk shows como The Tonight Show Starring Johnny Carson, que deu uma grande projeção ao trabalho do humorista, e o Late Show with Dave Letterman.

    Nos cinemas, dois dos trabalhos mais importantes de Rickles tem perfis totalmente distintos. Ele atuou em Cassino (1995), de Martin Scorsese, onde viveu um personagem próximo do protagonista interpretado por Robert De Niro, e deu voz ao Sr. Cabeça de Batata nos três filmes da franquia Toy Story. Outro destaque na sétima arte foi sua atuação na comédia de guerra Os Guerreiros Pilantras (1970), estrelada por Clint Eastwood.

    Nas séries de TV ficcionais, atuou nos sucessos Os Monstros (1964–1966), A Família Addams (1964 - 1966) e A Ilha dos Birutas (1964 - 1967.)

    Don Rickles deixa sua esposa Barbara, com quem foi casado por 52 anos, uma filha, um filho e dois netos.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top